Amazon Prime Video - Música (Musik)

4/05/2024 01:09:00 AM |

Confesso que estava com muito medo do que me seria entregue com o longa da Amazon Prime Video, "Música", pois inicialmente achava que seria um outro filme que tem quase o mesmo nome, depois vi que era baseado na vida real do protagonista que também é o diretor e roteirista da trama, aí vi que tinha uma cantora na trama, e para me deixar com mais medo ainda quando saiu a classificação foi colocado que era uma comédia romântica, ou seja, será que dava para assustar ainda mais? A resposta era sim, os personagens são de origem brasileira vivendo em Newark, Nova Jersey, e falam misturando inglês e português tudo no mesmo diálogo! Mas eu tinha conferido o trailer outro dia antes de um filme e tinha me chamado muita atenção, então resolvi dar a chance para o longa, afinal só podemos falar mal (ou bem) de algo depois de conferir, e peguei todos os meus receios e joguei no lixo, pois o longa é simplesmente genial, daqueles tão gostosos de assistir, que embora envolva músicas é mais colocado para sonoridades e ritmos, ou seja, não vira um longa com pessoas cantando para falar suas frases, e mais do que isso, tudo acaba sendo leve e interessante para falar de um tema muito sério que é o fazer o que gosta e não o que é forçado a fazer, de tal maneira que brilha na tela, diverte na medida certa e não força a barra para que você goste dele. Olha se não tivesse tanta certeza de ouvir português e inglês nas vozes, eu certamente apostaria que essa era uma comédia francesa, pois tem bem a pegada e o estilo deles, mas usando algo novo na tela que agrada bastante.

O longa retrata a vida de Rudy, um jovem que mora em Newark, Nova Jersey, e além de apaixonado, é atormentado por uma música que toca em looping na sua cabeça. Por ter sinestesia, fenômeno neurológico que provoca a percepção de vários sentidos ao mesmo tempo, este artista de rua interpreta os sons do seu cotidiano como ritmos complexos. Enquanto enfrenta um futuro incerto com sua namorada de longa data Haley, sua vida ganha novos ritmos quando conhece Isabella, agora ele tenta conciliar seus interesses pessoais, a relação com sua família e a cultura brasileira e as descobertas do amor.

Olhando a filmografia de Rudy Mancuso já tinha visto alguns filmes em que atuou, mas nenhum que eu tivesse destacado suas atuações, e falando nas direções e roteiros aqui é sua estreia em longas, ou seja, quis arriscar logo de cara em contar a sua vida atuando e se dirigindo, o que dá muito trabalho e a chance de erro é enorme, ainda mais com um dos gêneros que costumo dizer ser o mais difícil de se trabalhar em uma estreia que é a comédia, pois cada um gosta de rir de uma maneira diferente. Porém, diria que ele acertou demais no estilo que escolheu, não precisando forçar e usando sacadas simples e bem desenvolvidas, usando muito do estilo musicalizado, mas sem precisar virar um musical, além de sempre brincar com elementos que já vimos em muitos filmes do estilo e que funcionam, ou seja, já está pronto para criar muito mais e ir ainda mais além. Um ponto que talvez eu criticaria mais forte seria as quebras capitulares que não costumo gostar, mas aqui funcionaram bem para exemplificar o desenvolvimento de uma música completa, e no caso o desenvolvimento de sua obra também: MUSICA, RITMO, MELODIA, DINAMICAS, TEMPO, DISSONANCIA, HARMONIA.

Quanto das atuações, o protagonista foi bem em cena, afinal ele estava contando a sua própria vida, ou melhor o seu começo da carreira de animador de fantoches, sua doença musical (sinestesia), e assim se entregou fazendo a famosa piada de si mesmo, o que sempre funciona bem em tramas do estilo, mas o mais bacana é que ele não se entrega como um personagem carismático e cheio de energia, mas sim alguém confuso e até meio que depressivo em alguns atos, que acaba se jogando e indo bem além, mas sem dúvida o melhor é a cena no restaurante de rodízio com as várias caipirinhas na cabeça, e sendo filho de pai italiano e mãe brasileira, fala português fluentemente, conseguindo misturar bem as frases no longa. Outra que é americana que tem pais brasileiros é Camila Mendes e conseguiu se jogar bem como par romântico do protagonista com sua Isabella, brincando com olhares, nuances e desenvolturas sem ficar forçando, não sendo tão expressiva quanto poderia, mas agradando bem na tela. Já Francesca Reale acabou fazendo trejeitos meio que clichês de riquinha com sua Haley, o que acaba incomodando um pouco, mas como isso fez parte das piadas acabou não sendo algo ruim de ver. E dentre os demais é claro que vale o destaque para a verdadeira mãe de Rudy, Maria Mancuso, fazendo uma mãe protetora divertida, com aquele ar casamenteiro em nível máximo que acaba sendo bem engraçado de ver, mas sem dúvida o grande destaque ficou ainda para J.B. Smoove com seu Anwar divertidíssimo, cheio de traquejos, e que brincou demais em cena com seu personagem, e claro com o protagonista.

Visualmente o longa é cheio de nuances, desde as frases das músicas escritas no teto do metrô, dando todo um contexto marcante para a produção, as conversas com o boneco Diego sempre bem trabalhadas, os vários restaurantes brasileiros da cidade sendo destacados na tela, mas sem dúvida o grande show cênico ficou em dois momentos, no primeiro quando o jovem começa a fazer um múltiplo encontro com as duas garotas, com sua faculdade, trabalho e mãe, no melhor estilo de um palco e vários cenários e figurinos mudando ao mesmo tempo, e depois quando finalmente cria seu show de fantoches contando sua vida de uma forma expressiva tão bem colocada que praticamente vemos os protagonistas ali nos bonecos, ou seja, a equipe de arte deu show.

Enfim, é um filme que me surpreendeu, me divertiu e entregou a simplicidade bem feita sem precisar forçar a barra, de modo que acabamos conhecendo o diretor/ator pelo seu personagem, e torcemos pela história pelas mãos do ator/diretor, e assim valendo demais a conferida. Claro que dava para ir ainda mais além, mas é achar pelo em ovo, reclamar de um ou outro clichê, mas não vou brigar com isso, pois me satisfez com o estilo de filme que eu desejava ver hoje. E é isso meus amigos, fico por aqui agora, mas volto amanhã com mais dicas, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...