Netflix - Shaun, O Carneiro: O Filme - A Fazenda Contra-Ataca (A Shaun the Sheep Movie: Farmageddon)

3/22/2021 01:35:00 AM |

O bacana das animações bobinhas e infantis é que elas funcionam bem sem precisar grandes apelos de falas ou a necessidade de algo expressivo para representar o que desejam mostrar, e se tem uma empresa que sabe trabalhar isso como ninguém é a Aardman, que usando sempre de sua técnica de stop-motion (as famosas massinhas), e agora incrementando tudo com muita computação gráfica, acaba entregando longas que não tem nenhum diálogo, mas cheios de significados, com momentos envolventes e tudo muito bem simbólico ao ponto de entendermos cada momento e nos envolvermos com tudo. Ou seja, assistir "Shaun, O Carneiro - O Filme - A Fazenda Contra-Ataca" na Netflix, é ver uma trama simples porém muito bonitinha, com uma pegada clara em cima de uma história de alienígenas e todo o frisson que acaba rolando quando algum objeto não identificado aparece em uma cidade, com o famoso carneirinho astuto se metendo em uma confusão completa para tentar levar o bebê alien de volta para sua família, e com o governo atrás também do extra-terrestre, ou seja, muitas confusões, muita bagunça e tudo com muitas cores para divertir desde os mais pequeninos, até os grandões que ficarão emocionados com algumas atitudes bem feitas.

A sinopse nos conta que algo estranho está acontecendo na pacata cidade de Mossingham, logo após a fantástica missão de resgate em "Shaun, o Carneiro: O Filme"(2015). Enquanto o travesso Shaun pede pizza para o rebanho peludo sob o nariz do Fazendeiro, e Bitzer, o cão pastor sempre vigilante, um OVNI misterioso e veloz entra na atmosfera da Terra e aterrissa perto da verdejante Mossy Bottom Farm. Agora, Lu-La, a extraordinária criatura amigável das profundezas da galáxia, está em grave perigo, a anos-luz de casa. Será que Shaun, e o resto dos cordeiros, podem ajudar e proteger seu novo companheiro extraterrestre do Ministério de Detecção de Alienígenas e sua líder imparável, a Agente Red?

O mais bacana de tudo é termos diretores novos no projeto, que apenas fizeram parte dos departamentos de arte do longa de 2015, e continuarem com a mesma pegada do original, ao ponto que vemos todas as sacadas bem colocadas em cada ato, vemos os personagens bem dinâmicos e divertidos, e a cada detalhe pensamos nas mesmas coisas, mostrando que Will Becher e Richard Phelan estudaram muito tudo para não jogar fora um trabalho de anos, e ainda manter toda a boa essência da Aardman com uma desenvoltura própria e legal de curtir, pois sabemos bem que todo o lance dos carneiros é se rebelar, é conseguir comer algo diferente do que lhe é dado, e claro se divertir enquanto o cachorro bloqueia as ideias malucas deles, e isso foi mantido mesmo com a introdução de um novo personagem, o qual ainda brincou demais, arrotou, e fez todas as loucuras possíveis com agora o famoso carneiro sendo o inverso tentando não deixar Lu-La sair fazendo mais. Ou seja, é um grande jogo bem divertido que foi muito bem pensado para não cansar ninguém e ainda ser bem desenvolvido, tanto que a surpresa veio em ponto máximo, que sendo lançado lá no comecinho de 2020, acabou sendo lembrado agora nas indicações do Oscar 2021, e só não diria que tem mais chance pois o ganhador da categoria já é carta marcada.

Quanto dos personagens, já que não dá para falar de atuações, afinal não temos falas, nem trejeitos, todos são muito bacanas de ver, e cada um da sua forma dá o tom na trama, desde o protagonista Shaun sempre se metendo nas maiores confusões e agora quase como uma babá da alienígena Lu-La que é graciosa, curiosa e faminta, fazendo as maiores loucuras possíveis, ou seja, é uma dupla com uma química imensa que agrada demais em cada movimento. Temos o Fazendeiro todo maluco por sua nova colheitadeira, pensando em fazer todo um festival alien imenso cheio de detalhes insanos e bem criativos, que faz rir demais. Temos claro o cão pastor Bitzer com sua marra tradicional, e que caiu muito bem na forma de um pseudo-alien com o que acabou fazendo e divertindo demais em todas as cenas pós o acontecimento. Tivemos a Agente Red com sua busca insana pela alienígena e depois ficamos sabendo do motivo de sua obsessão, e que agrada bastante, além claro dos seus funcionários amarelos completamente malucos (e que como foi feito antes da pandemia acho que nem imaginavam que veríamos tanto aqueles figurinos!). E claro tivemos os demais carneiros e ovelhas, que praticamente constroem todo o festival Farmageddon sozinhos, e dão um show de bagunça, ou seja, tudo muito bem feito, divertido e gracioso demais.

Visualmente o longa tem uma boa textura dos personagens, dando um formato tridimensional muito bom para todas as cenas, com boas sombras e modelagens, e mesmo nos momentos 2D tudo foi muito bem pensado, com muitas cores para chamar a atenção dos pequenos, e muita desenvoltura para todo o ambiente ser funcional e chamativo do começo ao fim, ou seja, a equipe de arte bateu um bolão, afinal como os diretores vieram dessas funções, certamente pediram mais cuidado em tudo.

O filme tem uma trilha sonora divertidíssima muito bem encaixada em todos os momentos, dando as nuances necessárias para criar o ritmo, e agradando demais, afinal como bem sabemos o longa é quase uma ode ao cinema mudo, sem falas, sem narrações, sem nada, então a música faz as vezes, e aqui claro que deixo o link para todos curtirem.

Enfim, é uma animação muito gostosa, que não sei como não me foi indicada na época que foi lançada na plataforma de streaming, então tive a oportunidade de achar agora com a indicação ao Oscar e recomendo demais para todos, pois é bonitinha e vale muito a conferida, e principalmente, entrega uma história nova, não sendo um derivado do original, o que é bacana de ver, e assim sendo darei a mesma nota que dei para o original de 2015. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...