AppleTV+ - Greyhound - Na Mira do Inimigo (Greyhound)

3/31/2021 01:24:00 AM |

Filmes de guerra sempre são imponentes e causam uma tensão incrível no público, mas e quando nos contam a preparação para a guerra, como toda a munição e os soldados chegaram pros embates? Se você gosta do estilo e consegue prender bem o fôlego para algo completamente envolvente, daqueles filmes que trabalham todo o psicológico de guerra e mostram toda a astúcia das pessoas envolvidas nos cargos principais, certamente irá gostar muito do longa "Greyhound - Na Mira do Inimigo", que está disponível para ser conferido na plataforma da AppleTV+, que foi indicado no Oscar na categoria de Melhor Som e realmente faz o mérito para a categoria técnica, pois impressiona demais toda a sonoridade da trama, com tiros, assobios, captações do inimigo e tudo mais, porém é muito mais do que apenas um filme com uma qualidade sonora impressionante, e merecia ter sido lembrado em mais categorias com um texto impressionante do próprio Hanks (vindo claro de uma adaptação literária!), com uma direção precisa e ainda por cima toda uma cenografia trabalhada em detalhes. Ou seja, é um filmaço completo daqueles que surpreendem do começo ao fim, e mostram que se uma travessia no oceano ainda é algo complexo na atualidade, imagina como era na época da guerra em que os inimigos estavam preparados para afundar todo apoio dos Aliados indo para o front.

O longa conta a emocionante história de um comboio aliado cruzando o Atlântico Norte em 1942, enquanto enfrenta o ataque implacável de uma matilha de lobos submarinos alemães. O líder do contratorpedeiro do comboio é um comandante da Marinha dos EUA fazendo sua primeira travessia do Atlântico. A história se concentra em sua responsabilidade de comando enquanto ele luta contra o frio, a noite implacável, o mar brutal e sua profunda fadiga enquanto persegue os submarinos de ataque num jogo mortal de gato e rato. 

Sei que esse estilo de filme é feito quase que na totalidade com muita computação, mas o trabalho que o diretor Aaron Schneider teve em cima do roteiro de Tom Hanks foi algo que certamente ficará muito marcado, afinal tem estilo, tem personalidade e principalmente tem uma empatia tão forte que consegue chamar atenção, ao ponto que o livro do escritor C.S. Forester, "The Good Sheperd" tem tantos detalhes sobre os elementos de comando da batalha que foi usado por um longo período como texto na Academia Naval dos Estados Unidos, ou seja, Hanks estudou muito o livro e foi capaz de retratar em detalhes as cenas para que o roteiro ficasse bem imponente, e claro o diretor conseguisse lhe passar as instruções para tudo ficar ainda mais incrível, valendo cada detalhe mostrado na tela, afligindo o público com muita interação, muita ação, explosões e com uma precisão cênica forte e clara de ver, que mesmo não entendendo nada dos comandos de guerra acabamos torcendo para que eles sobrevivam à guerra.

Agora após falar de Tom Hanks roteirista (juro que não sabia desses dotes dele), temos de falar dele como o tremendo ator que é, mas como costumeiramente virou já piada de memes na internet, se ele estiver em um avião, num navio, ou em qualquer outro lugar, fuja, pois será atacado, explodirá, e tudo mais, e aqui seu navio é praticamente uma mira dos submarinos nazistas, ou seja, brincadeiras à parte, vemos o seu personagem Capitão Krause sem pausa um segundo para respirar, nem tendo tempo para comer o que os cozinheiros dedicados tentavam fazer para ele tinha, e o ator dá um show de trejeitos desesperados, faz jogadas incríveis com os dados que lhe eram fornecidos, e consegue prender tanto nossa atenção no que estava fazendo, que praticamente não sabemos nem mais que outros atores estavam no navio, quase sendo um filme com uma tonelada de figurantes, e o capitão tendo só ele texto, o que é impressionante de observar. Mas dentre os demais vale claro o destaque do oficial do navio abaixo dele muito bem interpretado por Stephen Graham, que deu boas nuances em algumas cenas chaves, e estava sempre pronto para ter a conexão certeira com o protagonista, agora quanto aos demais, nem sei dizer se teve algum ator famoso ou personagem importante, pois não existiu na prática em cena.

Visualmente sei que a maior parte do longa foi gravada em estúdio, sem os atores precisarem ir para combate em alto-mar, ter o navio virando quase que 90° a todo momento, tiros sendo disparados e tudo mais, mas é tão impressionante o quanto conseguiram desenvolver tudo e criar o ambiente claustrofóbico da cabine de comando do navio, as várias passadas do protagonista entre as duas varandas (não sei o nome técnico, mas vamos ficar assim da parte de fora da cabine) opostas olhando para os demais navios da esquadra, caçando com seu binóculo os inimigos, além de todos os elementos usados, dos papeis, das mensagens, dos códigos pelos holofotes, das ligações e tudo mais que vamos entrando completamente no clima e surtando com tudo, além de um emocionante funeral em plena batalha, as horas passando, e claro o som entrando como parte alegórica e dando o clima para o filme, com tiros, motores, torpedos, assovios, radares, sonares, explosões e tudo mais que com certeza fizeram o longa ser indicado na categoria, ou seja, uma técnica realmente de impressionar, que infelizmente vimos numa tela pequena e sem um som expansivo, pois certamente numa sala Imax seria de sair desorientado da sessão.

Enfim, é um filme impressionante, que envolve demais, que passa toda a tensão que o protagonista está sentindo em sua primeira viagem para o público, trabalha demais toda a responsabilidade do capitão do começo ao fim, e que claro como sempre o protagonista assume totalmente o comando e entrega o que desejávamos ver do começo ao fim, ou seja, recomendo demais ele para todos. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.

PS: Só não irei dar nota máxima pôr as cenas do começo do protagonista com a namorada/esposa ou sei lá o quê dele não irem muito além em nada no filme tirando o chinelo que ganha dela, pois poderiam ter usado um pouco mais isso ou ter eliminado de vez a cena.


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