Netflix - O Mediador (Black Beach)

2/06/2021 10:24:00 PM |

Costumo dizer que o cinema espanhol tem sempre boas obras em diversos gêneros, e se tem algo que sabem fazer bem é segurar uma tensão com personalidade, porém em muitos casos eles acabam enrolando demais para atingir um objetivo e com isso vemos alguns exageros totalmente improváveis de acontecer, e aqui no longa da Netflix, "O Mediador", acabaram indo por uma linha tão direta que certamente com uns 15-20 minutos a menos a trama seria daquelas que surpreenderia e encaixaria muito bem tudo, pois por mais honesto que qualquer pessoa fosse, o nível de exagero que o protagonista aqui acaba colocando amigos, familiares, e tudo mais em risco para "salvar" uma etnia/grupo de pessoas ficou levemente forçado, porém ainda dá para se divertir e torcer pelo personagem. Ou seja, é um filme que até tinha um bom teor de aventura/ação, e uma proposta interessante, mas dramatizou tanto na proposta que o resultado acabou não empolgando como poderia, e mesmo não resultando em um filme ruim, o filme não decolou.

A sinopse nos conta que Carlos, um executivo sênior prestes a se tornar sócio de uma grande empresa, é contratado para mediar o sequestro de um engenheiro de uma empresa petrolífera americana na África. O fato está comprometendo a assinatura de um contrato milionário. Nesta viagem, ele deve enfrentar as consequências de suas ações no passado quando vivia no país e escolher entre seus interesses pessoais e profissionais.

A proposta do diretor e roteirista Esteban Crespo até foi bem colocada em prática, trabalhando algo com uma certa imponência para com a ideia de conflitos entre países e petrolíferas que é algo que sempre gera muita discussão diplomática, porém ele quis entrar numa base meio fora de eixo com seu filme, e até o envolvimento com seu passado o resultado iria funcionar, mas ao colocar discussões étnicas o longa acabou se tornando uma guerra completamente insana que não tinha como funcionar direito. Ou seja, vemos atos heroicos e coerentes de serem seguidos, porém não foram tão bem trabalhados ao ponto de acreditarmos em toda a loucura desenvolvida, e o resultado final acaba sendo ainda mais surpreendente da forma que o protagonista acaba fluindo, pois mesmo a pessoa mais centrada e honesta do mundo, acabaria desistindo de tudo ao primeiro risco para seus amigos e familiares, e aqui o cara bota todo mundo na mira e insiste ainda, ou seja, ficou levemente falso nesse quesito, mas nada que seja um grande problema para a trama.

Sobre as atuações, basicamente a trama deixa tudo nas mãos e interpretações de Raúl Arévalo, e o ator tem uma personalidade e trejeitos fortes demais, não sendo um galã ou alguém que chama o filme para si com um carisma marcado, ao ponto que seu Carlos acaba sendo direto demais em tudo, e até parece um imã de azar para as pessoas ao seu redor, mas ao menos fez boas cenas imponentes e acabou agradando de certa forma dentro da proposta total. Além dele o filme usou bastante Candela Peña com sua Ale, que já mais solta do que o protagonista fez muitos trejeitos de todos os tipos possíveis e quase como uma guia intrometida acabou chamando bastante atenção com suas conversas com o protagonista, além claro de ser uma amiga para todas as horas. Dentre os demais, cada um apareceu um pouco e fez suas devidas conexões com os protagonistas, mas nada que fosse extremamente chamativo, tendo um pouco de destaque nas cenas finais de Paulina García com sua Elena, mas sem funcionar muito para o ato geral da trama. 

Visualmente o longa foi bem imponente, com muitas cenas em bairros/cidades africanas extremamente populosas, mostrou festas de políticos regadas as bebidas, música, drogas e dinheiro, carrões, grandes perseguições em telhados, muito tiroteio, e ambientes de todos os tipos (com destaque para a prisão lotada e com situações bem desumanas que vemos muito por aqui também), ao ponto que certamente a equipe de arte teve muito trabalho, e entregou um filme dinâmico de estilos, com boas representações, e que foram bem usadas, apesar de a pasta com documentos ser algo quase que foi colado no corpo do protagonista, pois voava pelos telhados, e a pasta intacta até em meio a tiros.

Enfim, é um filme que até tem bons momentos, mas que não empolga como poderia, nem funciona dentro da proposta, parecendo ser daqueles que foram pensados de uma forma, e depois resolveram expandir a ideia e não reformularam ela completamente para que funcionasse dentro do ideal, e assim o resultado não agrada muito. Não digo que não recomendo a trama, mas também acredito que será bem poucos os que irão se empolgar com tudo do filme. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...