Netflix - Ponto Vermelho (Red Dot)

2/13/2021 01:23:00 AM |

Revoltado com cada momento, esse será o sentimento que a maioria das pessoas irá passar vendo o longa "Ponto Vermelho" que estreou na Netflix, pois ao começar já de alguma parte que imaginamos ser algo mais para o fim, já ficamos sabendo que vai ficar tenso com tudo, então voltamos para o ponto de início na formatura do protagonista, e sequencialmente com uma passagem de tempo já vemos o casal junto e com as tradicionais brigas, mas o conflito todo tenso começa a tomar forma quando já vemos eles chegando numa região mais remota, e aí meus amigos, é só ladeira abaixo, num filme que você praticamente não respira, e que a cada virada incorpora sempre algo a mais para nos revoltarmos, desde mortes indesejadas, até situações imponentes que nos são reveladas do passado dos protagonistas, ou seja, é virada em cima de virada até um final fortíssimo e muito bem feito, que quem já assistiu algum filme sueco sabe bem: nunca é algo bonitinho. Ou seja, se você gosta de filmes com um bom suspense, com muitas reviravoltas, e que ainda entregue algo forte, com toda certeza irá se impressionar com essa nova trama, mas não diga que não avisei que ia ficar bravo com tudo o que acontece.

A sinopse nos conta que quando um ponto de laser vermelho aparece na tenda de Nadja e David, a viagem antes romântica se torna uma luta por suas vidas. E durante esta caça sádica, o passado do casal volta para assombrá-los.

O diretor e roteirista Alain Darborg foi bem direto no que desejava desenvolver, pois em momento algum vemos o filme com uma perspectiva de emoções agradáveis, e ao começar já com o protagonista praticamente destroçado e a protagonista correndo, já ficamos cientes de que algo vai dar muito errado lá pra frente. Porém a grande sacada dele foi não revelar a ideia do passado, pois o filme todo parece ter uma ideia muito idiota para tudo o que está acontecendo, e ficamos nos perguntando quem acabaria fazendo tudo isso, e por quais motivos, mas a virada de passado foi bem jogada, e o resultado mesmo sendo talvez um spoiler que mude completamente o jeito de ver o filme acaba funcionando bem. Agora algo que ocorre que de cara já imaginava e já fiquei bem mal é algo que com certeza muitos até irão parar de ver o filme, pois já falamos isso em outros momentos, e se quer estragar um filme, maltrate um animal, e aqui fica de praxe que vai dar merda. Ou seja, dei alguns spoilers infelizmente, mas o longa não se prende a isso, e o diretor foi muito sucinto em querer nos surpreender a todo momento, e por incrível que pareça ele consegue muitas vezes, mostrando ser um bom conhecedor do estilo, e principalmente sabendo como virar as chaves para tudo funcionar bem.

Sobre as atuações, diria que a escolha dos protagonistas foi levemente falha, pois mesmo usando a ideia em cima deles, faltou química como casal, e mesmo depois sabendo de tudo, ainda não vemos eles como alguém que tem qualquer paixão, ou seja, poderiam ter trabalhado melhor isso, ou arrumado alguém melhor para os papeis. Nanna Blondell até tem uma certa personalidade e passou bem isso para sua Nadja, mas a todo momento vemos a atriz exageradamente cabisbaixa, sem muito envolvimento com a trama, e isso acaba sendo um pouco cansativo de ver, mas nos momentos certos ela deu um bom tom, e chamou a atenção pelo menos quando precisou. Já Anastasios Soulis trouxe para seu David alguém com certas premissas meio que desgarradas, parecendo que a todo momento vai surtar, e isso ocorre bem nos atos finais, porém seu momento de surto/dor/loucura foi bem marcado logo após o lago, e funcionou bem para que ele se destacasse na trama, e fizesse boas expressões de dor no final, agradando bastante. Quanto dos demais, alguns apareceram mais, outros apenas de relance, e todos fizeram trejeitos de todas as formas possíveis, agradando bem com o resultado proposto, mas não vou falar especificamente de nenhum, afinal já dei spoilers demais no texto.

Visualmente escolheram muito bem o ambiente debaixo de muita neve, aproveitaram rapidamente uma ceninha de aurora boreal, montaram um acampamento bacana no meio de tudo, e com muita neblina, lagos congelados, florestas em meio a neve, algumas pequenas casas isoladas, o resultado funciona bem, com muitas armas, sangue escorrendo para todo lado contrastando bem o vermelho com o branco, e procurando dar motivo em todas as cenas para que algum elemento cênico encaixasse com tudo, e além disso vemos bem rapidamente o apartamento bem simples dos protagonistas, uma cena rápida numa lavanderia comunitária, uma formatura quase nem usada, mas tudo sendo bem simbólico para com cada momento do filme, ou seja, prestem atenção em tudo, pois será usado depois.

Enfim, é um filme bacana, intenso e tenso até demais, fazendo com que ficássemos até bravos com a produção em diversos momentos, mas que acaba funcionando bastante, e se talvez alguns detalhes não fossem tão jogados nas interpretações, o resultado seria ainda melhor, e claro, como já disse outras vezes, começar o filme com alguma cena do miolo ou final é dar spoiler para pensarmos em todo o restante, então isso considero como um erro bem ruim de acontecer. Sendo assim recomendo bastante o filme para todos, e quem gosta de um bom suspense/terror vai ficar feliz com tudo. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...