Netflix - Nova Ordem Espacial (승리호) (Seungliho) (Space Sweepers)

2/06/2021 01:53:00 AM |

Confesso que quando vi a chamada do longa sul-coreano, "Nova Ordem Espacial", na plataforma da Netflix já coloquei ele na lista tendo quase a certeza de que gostaria do que veria, e não teve jeito, hoje no lançamento já dei play nele mesmo sendo um filme com uma duração longa, mas posso dizer facilmente que os 136 minutos são muito bem usados para mostrar como tudo acabou acontecendo para as pessoas mais ricas estarem saindo da terra (numa clara lembrança a "Elysium", aliás com até o mesmo visual do ambiente aonde as pessoas vão morar!), mostra como o protagonista acabou perdendo sua filha, mostra quem é a garotinha de uma forma bem explicada, e claro sobra muito tempo para todas as batalhas, fugas, e desenvolvimentos, ao ponto que já no final estava pensando claramente que o filme ia para um lado e a reviravolta foi incrível, com direito a uma nova inversão ainda por cima, ou seja, é daqueles recheados de queixos caindo, que agrada na medida certa, emociona, faz com que o público se envolva, e principalmente, não falha na questão dos efeitos visuais, com tudo explodindo, muitos tiros, muita percepção tridimensional, e claro uma produção gigantesca com muitos bons personagens, que funcionam bastante, mesmo alguns soando estranhos. Ou seja, é daqueles filmes para se apaixonar pela essência, e que quem gostar de longas espaciais vai vibrar muito, pois bate bem de frente com as grandes loucuras das grandes franquias do estilo.

A trama se passa no ano de 2092, quando o espaço está cheio de lixo flutuante perigoso, como satélites descartados e espaçonaves desertas. A tripulação do The Victory viaja pelo espaço procurando no lixo o que pode ganhar dinheiro, enquanto também compete com outros navios coletores de lixo de outros países e usa a rapidez de suas embarcações para derrotar seus rivais. Porém quando eles descobrem um robô humanoide chamado Dorothy que é conhecido por ser uma arma de destruição em massa, eles se envolvem em uma grande negociação arriscada.

Diria que o trabalho do diretor Sung-hee Jo foi algo que passou por várias fases, pois no começo vemos um filme dinâmico cheio de ações, conhecemos um pouco os personagens, e logo na sequência somos envolvidos com o carisma da garotinha e todo o mistério em cima de sua personagem, para aí começar novamente toda uma loucura com a negociação e o aparecimento de vilões fortes, para aí voltarmos para toda uma ação desenfreada, e ainda sobrando tempo para nesse miolo todo ser explicado um pouco mais dos protagonistas, ou seja, o diretor não deu nem tempo para respiros e saiu atacando tudo, fazendo com que sua gigantesca produção virasse algo ainda mais imponente por ter uma boa trama e não depender apenas de efeitos. Ou seja, certamente o longa é daqueles filmes que se fosse visto numa sala imensa com toda tecnologia saltaria os olhos para tudo ao redor, mas como caiu dentro de uma pandemia, acertaram também a mão com um tema imponente que é a restauração da natureza e dos valores menosprezados atualmente, e com isso mesmo na tela menor, o resultado acaba funcionando de todas as formas, mostrando que o investimento foi bem gasto, e agrada bastante.

Sobre as atuações, digo que foi o ponto mais crucial para o longa não ser perfeito, pois mesmo todos os protagonistas tendo suas devidas divisões cênicas, praticamente nenhum se entregou de uma forma imponente, ficando quase aberto quem deveria chamar atenção na trama, e assim sendo, Song Joong-Ki até deu um tom bem interessante para seu Tae-ho, mas o personagem oscila de humor demais durante todo o filme, e até mesmo sua história de como chegou naquele ponto da trama é meio jogada e estranha, ou seja, o ator precisava ter passado um pouco mais de emoção nas suas atitudes para parecer desesperado pela filha, para mostrar sua gana por dinheiro, e tudo mais, mas não foi de todo ruim. Já Kim Tae-ri trabalhou com sua Capitã Jang de uma forma bem secundária, sempre pensando e bebendo demais, não dando muito foco em tudo, ou seja, apareceu bem quando precisaram dela, mas para uma protagonista talvez seria melhor chamar mais atenção. Já Seon-kiu Jin se jogou completamente no papel de seu Tiger Park, com cenas fortes, partindo sempre pra pancadaria, e sendo até engraçado ver alguém explosivo com um carisma tão grande pela garotinha, e assim foi um grande acerto na trama, e talvez um pouco mais dele no filme agradaria mais. Agora poderiam ter trabalhado toda a desenvoltura e loucura que vemos no final com o vilão vivido por Richard Armitage em mais partes do filme, pois ele demora demais para explodir, sendo alguém meio que inicialmente calmo demais, depois começa a ir lentamente se voltando, até chegar nos atos finais que já está completamente insano, mas não foi de todo ruim. Ou seja, tivemos bons atores, e bons momentos, mas sem nenhum chamando tanta atenção efetivamente, claro tirando a garotinha que tem um estilo incrível, foi dócil e envolvente com todos, mas que não dá para saber seu nome, afinal os créditos sobem com letras coreanas.

Visualmente a equipe de arte entregou algo digno de Hollywood ficar com uma tremenda inveja, pois são muitas cenas cheias de detalhes, muita computação gráfica de primeiríssima linha, efeitos para todos os gostos e estilos, e ainda contou com boas profundidades, ou seja, com efeitos 3D bem colocados mesmo sem estar passando na tecnologia, ou seja, num bom cinema ficaria incrível de ver também, mas o que mais vale ressaltar, é que conseguiram criar naves de diversos estilos possíveis, colocaram personagens com simbolismos, e claro criaram um paraíso flutuante cheio das nuances, que nem chegou a ser muito trabalhado, mas se mostrou belo e bem criativo, embora lembre bem outros filmes com a mesma temática.

Enfim, é um tremendo filme que como falei só não foi perfeito por alguns erros de explosão e expressão dos protagonistas, mas que não chega a atrapalhar em nada, e que recomendo com toda certeza, pois é daqueles longas que certamente lembraremos muitas vezes quando falarmos de algo do gênero, e que volto a frisar, bate facilmente as principais franquias americanas do estilo. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.


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