A Viúva das Sombras (Vdova) (The Widow)

2/27/2021 01:47:00 AM |

Sempre que vou conferir um longa russo já vou preparado para muitas loucuras, afinal o pessoal de lá não tem medo de um exagero, e não foi diferente com "A Viúva das Sombras", pois a trama que se diz baseada em fatos reais, mostra um grupo de resgate que ao entrar em uma floresta acaba encontrando uma mulher estranha que diz que nenhum deles sairá vivo de lá, e com cenas de muita correria com câmeras (afinal tem uma jornalista no meio do grupo fazendo uma matéria e resolve filmar tudo), muitas formações estranhas com fenos, sustos aparecendo do nada, e personagens estranhamente enfeitiçados, o resultado acaba sendo encerrado de uma maneira meio que jogada, que talvez tente mostrar que descobriram as filmagens e tal, ou que talvez coloquem uma continuação, mas uma coisa é certa, o estilo deles não recaiu nem para o famoso found-footage (de fitas contando algo que encontraram), nem para os longas de espíritos, misturando um pouco de tudo, um pouco de bruxaria, e que até causa uma certa tensão no público, mas talvez um pouco mais de intensidade chamaria ainda mais atenção.

O terror conta a história de um grupo de voluntários que entra em uma densa floresta para resgatar um adolescente desaparecido. Nesse mesmo lugar, diversas pessoas sumiram nas últimas três décadas, e apenas alguns corpos foram encontrados, todos nus. A comunicação com a base fora da mata é interrompida misteriosamente. Sem sucesso na busca pelo jovem, eventos sobrenaturais acontecem e a equipe começa a acreditar na lenda local que diz existir espíritos sombrios que levam as pessoas.

Diria que a estreia do diretor Ivan Minin foi algo que muitos diretores que estouraram no gênero já brincaram, de misturar gêneros e colocar um terror de encontrar histórias gravadas, porém faltou para ele escolher um pouco melhor o jeito de trabalhar isso, pois a bagunça acabou saindo um pouco do eixo não ficando muito claro nem um estilo nem outro, e assim o resultado até chega a dar alguns sustos, mas não cresce na intensidade e se perde no final. Ou seja, esse até foi bem melhor do que alguns longas de terror russos que apareceram por aqui ultimamente, mas certamente com uma finalização melhor o resultado chamaria ainda mais atenção, afinal faltou aquele arrepio clássico do gênero.

Sobre as atuações, chega a ser engraçado os atores tentando parecer pessoas reais, que vivem de salvamentos, mas fizeram tantas caras estranhas que se entregaram, mas não consigo enxergar nenhum destaque entre eles (talvez o cachorro??), mas a repórter fez atos extremamente jogados e sem noção nenhuma (no caso se o caso real aconteceu assim teria de socar a mulher atrapalhando tudo), de forma que Anastasyia Gribova foi a que mais chamou atenção pelo menos, já que era quem comandava as câmeras, e diria que se tivessem trabalhado mais o momento que parece que a caverna vai desmoronar com eles lá dentro, a atriz chamaria mais atenção, e o filme teria mais intensidade. A mulher resgatada chamou um pouco da atenção nos momentos dentro da van, mas quando saiu para fora ficou repetitiva e chata demais, de forma que não iremos sonhar com Margarita Bychkova. Quanto dos homens, nenhum apareceu muito para as câmeras, e assim ficaram meio que apenas com funções secundárias mesmo.

Visualmente o longa foi bem trabalhado, mas sem gastar muito com muita correria no meio de uma floresta bem densa, tendo muitas luzes pequenas das câmeras, algumas lanternas, várias mini-câmeras, alguns celulares e tablets, e vários equipamentos de socorristas dentro de uma van bem antiga, e claro alguns elementos pendurados em árvores, fenos com alguns formatos bizarros, e uma casa abandonada no meio do nada, ou seja, nem gastaram praticamente nada com o projeto visual, deixando tudo rolar no escuro em meio a floresta, e o resultado fluiu bem.

Enfim, é um filme que diria ser bem básico, que funciona como um terror de sustos grátis e alguns momentos de tensão, mas que certamente poderia ser bem melhor em tudo com poucos ajustes, e talvez um final melhorzinho, porém como já disse foi bem melhor que outros longas do gênero provenientes do país que surgiram por aqui, então quem curtir a ideia vale a conferida. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...