Amazon Prime Video - O Cofre (The Vault)

2/18/2021 12:05:00 AM |

Se pararmos para pensar e olharmos bem a fundo nos filmes que já vimos, podemos considerar os longas de assalto a banco como uma categoria a parte, pois geralmente ela tem seu funcionamento bem definido, esperamos as negociações da polícia com os assaltantes, vemos os reféns desesperados, entendemos toda a loucura dos assaltantes, e vez ou outra ainda saímos um pouco do banco para entender um pouco mais como anda rolando na vida de alguns personagens dali, ou seja, dá pra considerar como uma categoria que tem seus moldes, aí vem um roteirista maluco e resolve colocar no meio de tudo espíritos assassinos, e pasmem, funciona! Pois bem, essa é a premissa doida do filme "O Cofre", que talvez quem baixe filmes já tenha visto ele há muito tempo, pois foi lançado em alguns festivais em 2017, e até hoje não havia sido lançado oficialmente por aqui, até cair na Amazon no mês passado, e hoje a plataforma colocou como sugestão para os meus gostos (ainda vou descobrir como eles analisam isso para enganar eles!), e olha a ideia é bem interessante, consegue dar alguns sustos repentinos, e até agrada de certa forma, porém faltou um pouco mais de força para parecer realmente um longa de assalto com imponência e ritmo, e também faltou um pouco mais de terror para que os espíritos causassem algo a mais na trama, mas ainda assim é algo interessante, e com um final bem bacana, que merecia algo a mais.

A sinopse nos conta que querendo salvar seu irmão, as irmãs Leah Dillon e Vee Dillon decidiram tomar uma decisão ousada: roubar um banco e retirar de lá o máximo de dinheiro possível. O que elas não esperavam era que, pare o seu azar, a agência escolhida não se trata de um banco comum. Agora, elas que precisarão ser salvas.

Diria que o diretor e roteirista Dan Bush teve duas boas ideias e resolveu que iria ser uma ideia melhor ainda juntar elas, porém faltou ir um pouco além em tudo para que o filme criasse mais tensão no assalto, e também assustasse um pouco mais no porão, pois ao colocar um pouco de tudo o seu filme acabou ficando frouxo nas duas pontas, e não que tenha ficado algo ruim de ver, muito pelo contrário, até entramos no clima com toda a ideia, e sendo algo bem rápido não cansa também, mas a todo momento esperamos algo mais explosivo, ou alguma ideia melhor da dramaticidade dos personagens, mas como não rola, apenas o final dá aquele lance que não havíamos pensado, e assim o filme fecha bem pelo menos.

E já que falei dos personagens, acredito que faltou também um pouco de vontade dos atores de se entregar mais ao projeto, pois James Franco que sabemos que é um tremendo ator, fez caras tão fracas e desanimadas para seu Ed, que cheguei a pensar até que o ator não queria estar na produção, mas ao final o resultado dele até foi bem colocado se pensarmos de uma forma maior. Não conhecia a filha mais nova de Clint Eastwood, mas também Francesca não puxou tanto para a imponência do pai, pois sua Leah é meio insossa, faz trejeitos forçados, e nos momentos que mais precisava se entregar para a trama ficou meio que jogada sem reações, ou seja, é apenas uma jovem bonita meio que perdida em um filme que necessitava de uma líder de assalto mais durona. E ao tentar jogar o lado durona para Taryn Manning com sua Vee, ela ficou parecendo uma maluca que só sabia gritar em cena, e isso não é algo que agrade tanto de ver, faltando algum nexo maior para sua personalidade, e assim não causando o tanto que deveria. Quanto aos demais, a trama deveria se desenrolar completa em cima de Scott Haze, afinal aparentemente as garotas entraram no meio do assalto para ajudar o irmão que estaria com dívidas, mas seu Michael é meio bobo demais, e quase sem atitudes que dessem algo a mais para ele, porém suas cenas finais foram ao menos bem agitadas, e os outros melhor nem usar, pois apenas apareceram e fizeram seus atos, sem nada a incrementar na trama, de forma que mesmo a supervisora dos caixas sendo usada para contar a história do passado do banco, acabou não sendo algo muito forte de expressões.

Visualmente o longa tem bons momentos por parte do que fez a direção de arte, encontrando momentos clássicos com o banco sendo assaltado, com caixas tradicionais, assaltantes com armas imponentes, todo um conflito de policiais do lado de fora, e ao mesmo tempo toda a tensão clássica de um filme de terror no porão do banco, com pouca iluminação, personagens mascarados, e objetos perfurantes fortes, e tudo mais bem desenvolvido, que até funciona bem dentro do que foi proposto, com bons objetos cênicos do estilo, bons atos de sustos e situações encaixadas para remeter bem ao que um bom filme do gênero necessita.

Enfim, é um filme com uma proposta diferente que talvez funcionasse bem demais se melhor desenvolvido, mas que acabou nem ficando um longa imponente de assalto a banco, nem uma trama de terror forte, resultando em algo bem em cima do muro que não é ruim de ver, por ser rápido e bem arrumadinho, mas que falta aquela explosão realmente. Sendo assim, não digo que recomendo, mas também não digo que é uma bomba tremenda. E fico por aqui hoje, mas volto amanhã com mais um texto, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...