Looke - Desafio de um Campeão (Il Campione) (The Champion)

9/01/2020 12:26:00 AM |

Se temos de ter algo positivo com a pandemia, é que o Festival Italiano que tinha sumido do interior, agora online está disponível para todos conferirem no Looke, e agora com o título de 8 1/2 Festa do Cinema Italiano temos 20 filmes disponíveis por duas semanas gratuitamente, ou seja, aproveitem. Dito isso, escolhi começar com algo que os italianos tanto gostam que é o futebol, e fui com o longa "Desafio de um Campeão", que possui uma proposta fictícia em cima de um jogador problemático do Roma, aonde o presidente resolve contratar um professor para ensinar o jovem para que ele consiga um diploma, e claro fazer com que ele tenha menos problemas extracampo, e embora seja uma ficção, sabemos que muitos jogadores não tem nem escolaridade básica, pois acabam indo para fora jogar ainda novinhos, e adeus aulas, ou seja, a ideia até é bem válida. Porém, faltou um pouco mais de dramaticidade para que o filme envolvesse, tanto que alguns problemas acabam sendo apenas jogados na tela, e nem são usados, ou seja, é um filme bem feito, com ares de super-produção por todo o espaço cedido pelo time do Roma para a equipe utilizar, porém não empolga, nem causa comoção como poderia, sendo apenas um filme que passa.

A sinopse nos conta que Christian é um jogador de futebol muito talentoso e bem-sucedido que, após causar alguns problemas em campo, é aconselhado a procurar ajuda por parte do presidente de seu time. Quando Valerio, um professor tímido e solitário, é designado como tutor pessoal do atleta, encarregado de controlar seu temperamento, os dois precisam encontrar forças um no outro se quiserem que a improvável amizade entre eles floresça.

Diria que o maior problema do filme é a falta de um desenvolvimento melhor em cima dos temas secundários, pois até que entendemos a proposta de mostrar o ensino e tudo mais, mas então não jogasse com elementos na tela para serem inúteis, e isso mostrou um pouco o despreparo do diretor Leonardo D'Agostini em sua estreia na função, pois sabiamente ele já fez vários roteiros para séries, e lá puderam desenvolver mais seus temas, enquanto aqui ele precisou apelar para cortes para que seu filme ficasse dentro do tamanho exigido pelos produtores, então precisaria de um pouco mais de concisão para o resultado funcionar melhor. Claro que o filme tem uma boa dinâmica, conseguimos enxergar o personagem em muitos jogadores conhecidos, vemos a história bonita que acaba sendo desenvolvida com o professor, e claro mostrar que educação muda uma pessoa, porém faltou um pouco de tudo, faltou explorar mais os problemas do pai, o porco acaba sendo um mero enfeite cênico, o casamento do professor é meio que jogado, e tudo não vai além, mesmo com o fechamento bem encontrado. Ou seja, é um filme que vemos, gostamos do que vimos (afinal não é nenhum pouco ruim), mas não vai ficar marcado, e poderia, pois tem estilo.

Sobre as atuações, o jovem Andrea Carpenzano trabalhou muito bem como Christian, inicialmente fazendo malabares com sua bola, trabalhando olhares bem usuais de boleiros, criando dinâmicas infantis tradicionais, e principalmente se deixando fluir nos momentos necessários, claro que em momento algum ele fez algo que olhássemos para ele e víssemos um novo astro das telonas, mas o jovem ao menos foi bem usado, e não errou. Stefano Acorsi foi bem carismático com seu Valerio, passou uma boa imagem do educador, e foi usado dentro do que a proposta pedia, porém ficou meio jogado em alguns atos, não indo muito além, e isso fez com que seu personagem não fosse aproveitado suficientemente, e com isso acabamos vendo bem pouco do ator com algo a mais em seus olhares para a esposa, e claro para com as dinâmicas fora de aulas. Quanto aos demais personagens, a maioria foi usada de enfeite e de conexão com a trama, desde a RH do time vivida por Camilla Semino Favro, passando pelo agente do jogador que Mario Sgueglia tentou fazer bem, até chegarmos na garota que tenta fazer o jovem mudar o estilo, e que chama a atenção vivida por Ludovica Martino, mas nada que destacasse de forma interpretativa ao ponto de ficarmos impressionados.

Visualmente o longa é um luxo só, com mansões, festas riquíssimas, carrões, e claro toda a estrutura do centro de treinamentos do Roma, além de seu gigantesco estádio para as filmagens, de modo que o filme ficou com cara de blockbuster, mas basicamente os elementos mais importantes foram a lousa e os livros, ao ponto que mostrou que para se aprender não tem importância do estilo, mas sim a adequação que pode ser feita para o aluno entender o mestre.

Enfim, é um filme com uma mensagem bacana em cima da valorização da educação, mas que poderia ter ido muito além, pois estrutura, atores, e até dinâmicas já estavam prontas dentro do roteiro, era só melhorar o aproveitamento do tempo e encaixar tudo, mas isso já dependeria de um diretor mais experiente. Ou seja, é um filme bacana, que quem conferir até vai se divertir, mas logo mais esquecerá até de ter visto ele. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...