Netflix - O Sol de Riccione (Sotto il Sole di Riccione) (Under the Riccione Sun)

7/05/2020 01:24:00 AM |


Pois bem, filmes de verão geralmente costumam ser apaixonantes, com um fervor acima da média, muita pegação e claro pessoas bonitas, e se estamos falando de um filme italiano então tinha tudo para "O Sol de Riccione" ser daqueles filmes intensos e bem interessantes não é mesmo? Pois é, tinha, mas não rolou, de forma que o longa ficou com cara de um episódio de verão de uma série qualquer adolescente, aonde diversos personagens interagem entre si, alguns que já se conhecem de anos tentando se arranjar, outros tendo alguma novidade, mas nada que entregue realmente uma história para nos envolver. Ou seja, é daqueles filmes que vemos tantas coisas bobinhas acontecerem, e nenhuma ser o protagonista de nada, de forma que basicamente só podemos dizer que a ideia era mostrar o amor adolescente de diversas formas numa temporada de praia, sem pensar em nada, sem querer que nada vá além, e assim sendo, o resultado é o mesmo que o filme quis passar: um tremendo nada de 101 minutos.

A sinopse nos conta que o que parecia um verão como qualquer outro qualquer, acaba mudando tudo para este grupo de amigos que compartilham a coragem de arriscar e de aproveitar a vida.

Nem precisava clicar na ficha do diretor para imaginar ser o primeiro longa dele, e aqui Younuts (nem se dar um nome para identificar deu o trabalho) fez de sua trama quase um clipe de verão de um grupo que talvez pudéssemos ver em alguma novela italiana, e aqui teve seu episódio na praia, de forma que nada acaba empolgando, tendo um ou outro encaixe gostosinho de romance, mas com sacadas teen demais ao ponto de desanimar logo de cara. Digo isso, pois fui ver o filme até esperando algo fraco sim, mas esperava ver ao menos uma história mais desenhada, ou pelo menos alguma paixonite mais aflorada pelo calor das praias italianas, mas não, o diretor entrega várias subtramas, vários personagens, que só se encaixam por um jogo de vôlei de praia e algumas festas, e claro seus romances frustrados. Ou seja, uma bagunça completa, com uma música só tocada quase que o filme inteiro sua introdução chata, que no final vemos ela inteira com a banda em um show de praia, mostrando que o diretor também teve um belo contrato musical por trás da produção.

Sobre as atuações, chega a ser até difícil falar de alguém em específico, pois são tantos jovens, fazendo papeis mais diversos possíveis, todos com um carisma bem fraco, não sendo rostos bonitos ou galanteadores que vamos lembrar deles algum dia em outra produção, ou seja, um grupo bem mal escolhido. Mas se tenho de dar destaque para alguma história colocaria a do jovem cego Vincenzo com Camila vividos por Lorenzo Zurzolo e Ludovica Martino, que soa bonitinha de ver a emoção do jovem sem precisar de olhares. A amizade dele com Davide Calgaro com seu Furio. E um ou outro momento do jovem que vai para cantar, mas acaba virando salva-vidas (e não salva nenhuma vida!) Ciro, vivido por Cristiano Caccamo. E só, pois o restante acaba sendo bem forçado.

Visualmente o longa é bonito de ver pela grandiosa praia de Riccione, com seus diversos guarda-sóis enfileirados dos hotéis, as diversas festas, os jogos e competições, e claro um show no final, tudo cheio de figurantes para todos os lados, todos felizes, e nada além disso, tendo até mesmo uma casa de aluguel com um personagem garanhão das antigas, mas sem efeito forte nenhum para a trama, ou seja, a equipe de arte apenas foi para a locação e pegou qualquer lugar bonito para filmar sem se preocupar muito com o que fosse resultar.

Enfim, é um filme bem fraco, daqueles que quem conferir certamente depois de algumas horas não vai lembrar de nada do filme, ou melhor, talvez se pegue cantarolando a música tema "Riccione" da banda Thegiornalisti que gruda por tocar o longa inteiro. Ou seja, não recomendo ele de forma alguma, e vou torcer para amanhã acertar melhor na escolha da lista, pois o sábado foi péssimo nas escolhas. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...