Netflix - Adú (Un Mundo Prohibido)

7/01/2020 12:01:00 AM |


O novo longa espanhol da Netflix, "Adú", é o típico filme que poderia fazer todos lavarem as salas de casa caso o diretor e/ou o roteirista tivessem simplesmente pensado melhor na obra como uma ficção só, e juntado as três histórias paralelas em algo maior, que certamente comoveria, entregaria toda a ideia, e principalmente seria reforçado com o fechamento escrito representativo, pois da forma que acabou ocorrendo, não nos comovemos com a história de elefantes mortos, não nos conectamos com o drama familiar envolvendo drogas, não ficamos bravos com a justiça em prol de um abuso policial ignorado, e principalmente não choramos com o pobre garotinho que não consegue chegar até o pai em outro país passando pelos diversos perrengues, e nem com seu amigo doente. Ou seja, é um filme com tantos vértices que ficamos pensando do começo ao fim como poderiam conectar tudo, qual o sentimento que vão tentar passar, mas não, apenas tudo soa relevante como uma mostra do que ocorre na divisa da Europa com a África no momento atual, e para refletirmos apenas, sem muitas preocupações ficcionais ou biográficas, e isso é ruim, pois mesmo sendo um filmaço, daqueles que já estava até preparando para anotar como um possível candidato da Espanha para as premiações, mas que ao final desanima por encerrar sem ter um encerramento decente. Ou seja, é um tremendo filme, com cenas lindíssimas e incrivelmente fortes pela dura realidade de tudo, mas que não alcança o ápice como ficção, e isso acaba sendo bem triste de acontecer.

A sinopse nos conta que em uma tentativa desesperada de chegar à Europa, agachado diante de uma pista de pouso nos Camarões, um garoto de seis anos e sua irmã mais velha esperam para entrar furtivamente nos porões de um avião. Não muito longe, um ativista ambiental olha para a terrível imagem de um elefante, morto e sem presas. Não apenas precisando lutar contra a caça furtiva, mas também reencontrar os problemas de sua filha que acaba de chegar da Espanha. Milhares de quilômetros ao norte, em Melilla, um grupo de guardas civis se prepara para enfrentar a multidão furiosa de pessoas subsaarianas que iniciaram o ataque à cerca. Três histórias unidas por um tema central, em que nenhum de seus protagonistas sabe que seus destinos estão condenados a cruzar e que suas vidas nunca mais serão as mesmas.

Depois de olhar um pouco da carreira do diretor Salvador Calvo chegamos até a entender o problema do filme, pois acostumado muito mais com a direção de episódios espaçados de séries, sem pegar nenhuma completa, ele fez aqui algo comum desse estilo, que é criar e desenvolver as diversas histórias que o roteiro continha, e não ir a fundo em algo que conectasse tanto tudo. Claro que se olharmos também a sinopse, veremos que a ideia principal é ver as mudanças nas vidas das pessoas envolvidas na trama, e isso o longa também entrega. E dito isso, já havia falado também que o trabalho do diretor não foi algo ruim, pois o filme é bem envolvente e cheio de histórias e momentos bem fortes, porém ele poderia ter se destacado muito mais, se tivesse ido além no cruzamento dos personagens, nos fechamentos, e em tudo mais, para que seu filme ficasse redondinho e perfeito, mas nem sempre é o que esperamos, então apenas tenho que dizer que o resultado é um filme forte, porém frouxo, que precisou de um escrito no final para tentar comover, mas que não precisaria, pois facilmente como uma ficção (já que não estamos falando dos refugiados, nem dos drogados, nem dos caçadores, nem dos policiais em específico) daria para conectar todas as histórias e formar um final digno de lavar a sala.

Sobre as atuações, mais do que tudo temos de parabenizar também o diretor pela condução que deu ao jovem Moustapha Oumarou, pois o garotinho foi sensacional com seu Adú, entregando emoção, desespero, envolvimento e tudo mais durante toda a projeção, então foi um ótimo achado, e torcerei para que o jovem tenha futuro nas artes. Da mesma forma também tivemos bons momentos com os demais jovens Adam Nourou como Massar e Zayiddiya Dissou como Alika, ambos tendo seus momentos fortes, e claro com destaque para Adam que foi até o final com situações nada simples de passar, e fez bem. Luis Tosar entregou um Gonzalo bem imponente, duro com a filha, duro com os companheiros de trabalho, e até tem alguns atos bem colocados, mas seu personagem atingiu somente um ápice na cena final fazendo as malas, pois de resto não chama muita atenção. Da mesma forma Álvaro Cervantes trabalhou seu Mateo como um policial que mostraria algo diferente, que tem um envolvimento mais simbólico fronte aos demais, mas acabou indo para o mesmo lado, só mudando de atitude também ao final com um boa sorte, ou seja, faltou um pouco mais de desenvoltura. E para finalizar das atuações, Anna Castillo até entregou uma Sandra dinâmica, jovem, cheia de problemas, e com atitudes comuns de jovens problemáticos, mas é praticamente um elemento a mais na trama que não teve tanto uso, e assim sendo apenas fez bem o que precisava fazer, e mostrou atitude emocionada na cena final.

Visualmente o longa foi muito bem trabalhado, passando por diversas cidades africanas, mostrando a realidade do povo, crianças sendo molestadas a troco de comida, diversos refugiados acampados esperando o momento certo para tentar pular a cerca ou nadar para a Europa, caçadores matando elefantes em reservas, jovens no meio do tráfico, ou seja, tudo de pior, e sem precisar usar de simbolismos a equipe foi para o lado mais cru, mostrando com cenas fortes todo o envolvimento, a dor, e tudo mais, com grande imponência de atos, o que mostrou tanto uma boa pesquisa de campo, quanto um envolvimento com pessoas que passaram realmente por todas as etapas.

Enfim, volto a frisar que não é um filme ruim, que vai emocionar alguns pelos atos fortes, mas que poderia ser muito melhor, então vale a conferida para conhecer um pouco mais dessa vida que muitos andam sofrendo de fugas de seus países, e ver todo o sofrimento/envolvimento do garotinho, mas não espere muito do final do longa, pois senão a decepção será grande. Sendo assim fica a dica, e eu fico por aqui, então abraços e volto em breve com mais textos.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...