Netflix - Fúria Feminina (Hai Phuong) (Furie)

7/21/2020 12:47:00 AM |


É interessante como tem uma onda de filmes de ação protagonizados por mulheres não é mesmo? E o melhor é que não ficam no básico, partem para a ignorância sem dó nem piedade, ao ponto que poderia colocar o filme vietnamita da Netflix, "Fúria Feminina" como sendo um filme do Liam Neeson protagonizado por Van Veronica Ngo, pois a ideia é mais ou menos a mesma, com ela sendo uma cobradora de dívidas, sua filha é sequestrada, e ela enfrenta quem tiver que bater usando a arte marcial vovinam. Ou seja, um filme que tem uma boa pegada, que a protagonista luta sem medo, e que principalmente tem uma história funcional, mas que claro como é de praxe do estilo tem tanta coisa que não dá para acreditar que só abstraindo mesmo para não reclamar do primeiro ao último minuto, mas se fazemos isso com os filmes do Liam, não vamos fazer também com os da moça aqui, e sendo assim, curta a trama, torça por ela, e descubra um pouco mais do Vietnã, pois o filme é forçado, mas a é bacana.

A sinopse nos conta que quando uma garotinha é sequestrada por uma quadrilha de tráfico, logo descobrem que mexeram com a criança errada. Pois sua mãe, uma notória ex-líder de gangue, está perto de seguir o seu caminho e fará todo o possível para levar sua filha para casa.

Não posso falar nada sobre o estilo dos diretores e roteiristas, pois confesso que vi bem poucos filmes vietnamitas, e a maioria foram de dramas bem lentos, então não conheço absolutamente nada sobre o estilo de luta do país ou até mesmo sobre o seu cinema de ação, mas posso dizer que o que foi feito aqui lembra muito bem vários exemplares hollywoodianos que temos de abstrair qualquer ideia real para aceitar o que acontece, pois saindo de uma cidadezinha do interior do país e indo para a capital financeira do país, e ir de encontro com a possibilidade de achar sua filha é algo bem falso, mas se usarmos com base no que diz a sinopse, e que passa bem rapidamente no filme como sendo algo importante que deveríamos nos atentar melhor, a protagonista já foi líder de uma gangue, e assim soube bem onde procurar, ou seja, a trama tem algo a mais. Claro que vemos lutas impactantes, vemos pouco uso de armas de fogo, e tudo cria uma boa dinâmica de batalha e ação que muitos gostam, então é um gênero que já foi muito explorado no passado, e que quem sabe volte a aparecer mais com o espaço agora no streaming, pois o filme acaba sendo exagerado, mas bacana de conferir.

Sobre as atuações, basicamente o filme é dela, Van Veronica Ngo, que tem aparecido bastante em diversos grandes filmes da Netflix ("The Old Guard", "Destacamento Blood", "Bright") e aqui sua Hai Phuong é determinada, tem técnica de luta, bate sem pensar, e atua bem nas dinâmicas todas, mas talvez pudesse ter trabalhado um pouco mais as dinâmicas de diálogos, pois por ser a protagonista, alguns atos precisavam um pouco mais de expressão, e ela optou mais por bater do que se envolver, mas não chega a atrapalhar. Quanto aos demais, a maioria aparece pouco e luta muito, então nem vale ficar colocando nomes aqui, pois sei que a maioria nem vai conhecer eles, então só vale o destaque bem de leve para o policial que do nada está na estação e na sequência já está brigando no trem também, e para a chefe da gangue que luta bem também e dá um bom coro na protagonista, mas nada que impressione por parte das atuações, mas quanto das lutas, aí a conversa é outra, pois todos foram muito bem.

Outro ponto bem positivo da trama ficou a cargo da equipe de arte, pois como o filme não usa efeitos especiais, já que há somente uma cena de tiro (e digamos que deveriam ter deixado sem ela, pois foi extremamente falsa!), o restante do cenário foi bem usado para quebrar, arremessar nos personagens, usar de arma, e claro ambientar também os locais por onde a protagonista passa, mostrando desde a cidade de Can Tho até chegar em Saigon (ou Ho Chi Minh), mostrando bem as diferenças entre a área mais rural com a urbana e financeira grande cidade, aonde as motos dominam o ambiente, além de trens de carga e bons momentos nas casas de muitos andares, ou seja, uma produção simples, porém bem considerável, cheia de cores (iluminação vindo sabe-se lá de onde, mas dando um tom forte para o filme pelo menos).

Enfim, é um filme bem bacana, que sai completamente do eixo tradicional, mas que tem pegadas de filmes que já vimos em diversos outros países, ou seja, não chega a ser nada original, mas com boas cenas de lutas, quem for fã do estilo certamente irá gostar bastante, mas quem quiser uma trama mais dialogada pode procurar outro filme, que não é aqui que irá encontrar. Além disso, muitos irão reclamar dos exageros em nível máximo, e isso é até um defeito do estilo, mas não é o primeiro, nem o último filme que teremos que relevar isso, então, segue valendo. Sendo assim recomendo ele única e exclusivamente para o pessoal que gosta de longas de artes marciais, e para aqueles que gostam dos filmes do Neeson, talvez vá curtir a mesma pegada aqui, então fica a dica. Bem é isso pessoal, eu fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...