Netflix - Oh, Ramona!

7/09/2019 01:28:00 AM |

É engraçado como algumas propostas podem ser vistas de diversas maneiras, e que as vezes algo que pode parecer monstruoso para alguns, para outros pode soar comum. Resolvi começar o texto do novo longa da Netflix, "Oh, Ramona!", pois vi diversos comentários de pessoas chocadas com o excesso de cenas sexuais, mas para quem já viu os longas derivados de "American Pie", aonde o protagonista era o Stifler, isso aqui é completamente light, aliás, consigo enxergar essa trama como a mistura desses longas com o famoso "Diário de Um Banana", claro que uma versão mais adulta da trama, que acaba sendo até divertida em alguns momentos pelas boas sacadas, mas que em outras acaba sendo apenas abuso e jogada de montagem. Ou seja, não posso falar que é um bom filme, mas também passa bem longe de ser algo monstruoso, que diverte e é bem desenvolvido dentro da proposta, mas que poderia ter escolhido o vértice que iria seguir (infantil ou sexual de vez) para aí sim entregar um longa mais coeso.

O longa nos coloca Andrei, o personagem principal, contando a história de sua adolescência vista através de seus olhos, com as partes boas e ruins, incluindo uma saudável dose de humor e auto-ironia. O filme retrata Andrei dividido entre as duas garotas que ele ama e como ele é forçado a se tornar um homem. Com quem ele vai acabar? É como escolher entre sorvete e panquecas ...

Chega até ser engraçado ver que o longa é embasado em uma história real, ainda mais sabendo depois quem é o verdadeiro Andrei que aparece rapidamente em duas cenas do filme (nada semelhante ao protagonista!), pois a trama possui diversos absurdos até que razoáveis, mas que sempre moldado pela diretora para um tom acima para tentar adentrar ao universo masculino, Cristina Jacob acaba fluindo sua trama com sacadas por meio de abstrações, afinal a história em si não foi jogada só para maiores, e assim tiveram de não trabalhar tanto a trama de uma maneira mais forte, e esse ao mesmo tempo que é um acerto, também acaba sendo um erro, já que o longa fica sempre no meio do caminho. Ou seja, o livro de Andrei Ciobanu pode até ter sido um best-seller na Romênia, e o filme também ter estourado por lá, mas não acredito que muitos irão conferir e gostar 100% do resultado da trama, e assim sendo, diria que Cristina poderia ter optado melhor pelo estilo para pegar um público mais abrangente.

Quanto das atuações, diria que o elenco foi bem interessante, e escolhido na medida para cada momento, desde o protagonista Bogdan Iancu cheio de desenvolturas, com um carisma bem trabalhado, fazendo de seu Andrei um jovem nerd comum, mas que está disposto a mudar, passando pelas duas belas garotas, Aggy K, Adams com sua Ramona imponente e despojada, até chegar em Holly Horne como Anemona bela e serena, ou seja, um trio bem preparado para cada ato, que acaba sendo sutil nos momentos certos para que o filme fluísse bem. Quanto aos demais, diria que todos foram bem exagerados, desde a mãe berrante com suas loucuras, até chegar nos amigos malucos que acabam sendo elos bem encaixados para os momentos malucos também, ou seja, fluíram bem, mas podiam ter sido menos estranhos.

A parte visual da trama foi a mais bacana possível, brincando muito com referências sexuais a partir de doces, frutas e objetos, criando interações cheias de efeitos para brincar com virtudes e essências, e principalmente trabalhando bem as cenografias simples para que o filme tivesse uma composição maior, ou seja, a equipe de arte brincou bastante com as mudanças de temperamentos, ambientando cada ato de acordo com a situação do filme, não criando apenas cenários, mas ampliando para algo até maior pelo molde, que acaba sendo bem usado para representar tudo.

Enfim, é um filme bem bacana, mas que falha muito por não saber que rumo tomar, ficando sempre em cima do muro entre algo leve e algo mais pesado, que se talvez tivesse optado por esse segundo lado, seria muito melhor. Ou seja, um filme que não é nada impressionante, mas que acaba sendo divertido para passar um tempo, valendo como uma dica mais simples, e que poderia ter tido outros rumos. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...