Titanic 3D

4/07/2012 04:06:00 AM |

Alguns filmes marcam época, e "Titanic"com certeza marcou não só por ser um dos primeiros filme a levar 11 estatuetas do Oscar(Ben-Hur levou em 1960, mas naquela época nem quase era uma concorrência o Oscar), mas por levar multidões ao cinema, lembro como se fosse hoje as imensas filas que se formavam para ver uma ou duas ou mais vezes em todos os cinemas da cidade. Realmente foi um fenômeno. Dai passados 15 anos do lançamento para celebrar os 100 anos que o navio mais glamuroso que existiu afundou, me vem James Cameron que deu imensas declarações de que filmes 3D não deveriam ser convertidos e sim sempre filmados com a tecnologia, e aparece com seu filme convertido. E pasmem, esse homem sabe o que diz e sabe o que fazer, pois depois de mostrar um dos melhores, senão o melhor filme de 3D chamado "Avatar", ele consegue fazer uma das melhores conversões de filme com uma profundidade que muitos dos filmes que estão sendo filmados com a tecnologia não conseguem nem passar perto.

O filme conta a história sobre dois jovens apaixonados, Jack e Rose, separados por suas classes sociais mas unidos pelo destino na viagem inaugural do `inafundável´ R.M.S. Titanic. Mas, quando o malfadado navio colide com um iceberg nas águas geladas do Atlântico Norte, o romance se transforma numa corrida pela sobrevivência.

A sinopse nem precisaria ser posta aqui, pois como disse, praticamente desconheço uma pessoa que não tenha visto pelo menos o clipe da música cantada por Celine Dion que tocou incansavelmente no ano de 97, 98 e ainda é vista infinitas vezes em videos de casamentos e com isso tenha pesquisado de onde veio tudo, mas é bacana recordar, pois marcou uma época e foi algo como escrito em diversos trailers hoje: visionário, tanto para época como ainda é hoje.

Como não sou fã de refilmagens, também não sou o mais adepto de conversões para 3D, para lançar filmes novamente nos cinemas e "segurar"salas que poderiam ser usadas para filmes novos, mas tenho de admitir que o 3D que o "pai"do 3D moderno, James Cameron, conseguiu mostrar faz jus a novamente lotar salas para assistí-lo. Fora que novamente são feitas imensas campanhas de divulgação do lançamento do filme e com isso deve lotar mesmo.

Enfim, se você é uma das poucas pessoas que não assistiu o longa nos cinemas em 97, vá conferir para ver a grandeza do filme com um bom 3D de profundidade, lembrando que o filme não foi concebido na época nem sonhando em ser convertido para 3D, e se você viu e reviu muitas vezes já o filme, gaste mais um pouco de dinheiro com essa versão 3D para relembrar e ver como James Cameron ainda vai ensinar muito para todos esses diretores que querem fazer seus filmes usando da tecnologia seja ela filmada ou agora convertida. Encerro por aqui, mas nesse sábado temos mais críticas dos filmes do Festival Sesc Melhores Filmes. Abraços e até mais pessoal.


16 comentários:

jakson souza disse...

eu nao entendo como as criticas sao tao opostas, tipo vc e outro review que li falaram muito bem do 3d, ja outros falaram muito mal, nao sei se é o cinema que interfere na qualidade do 3d ou se sao as proprias pessoas, mas confio nas suas criticas que sempre sao bem condizentes, valeu

Anônimo disse...

o 3D é legal? vale a pena pagar o 3D

Fernando Coelho disse...

Olá Jakson, é realmente complicado isso, porque baseando apenas aqui em Ribeirão temos 2 sistemas de 3D, o comum e o 4K além de salas que usam o óculos desses que parece óculos de sol e também temos daqueles antigos. Só por isso apenas aqui na cidade já são 3 possibilidades diferentes de se ver o filme o que vai dar diferença no olhar da tecnologia.
Muita gente fala mal de 3Ds por um único motivo, o pessoal espera que além da imersão tenha o arremesso de objetos, acho que muitos estavam esperando até lamber o iceberg quando ele vem em direção, e não é isso que ocorre, temos diversas profundidades de campo, e analisando principalmente que o filme nem sequer foi cogitado pelo Cameron quando o fez a 15 anos que seria usado 3D um dia, o filme está excelente.
Vai ter gente que vai reclamar, com toda certeza, mas como falei no texto, comparando com muitos filmes 3D que tem sido lançados e nem sequer tem nada de 3D, o filme é excelente e vale muito ser revisto agora usando da tecnologia.
Abraços.

Fernando Coelho disse...

Amigo, infelizmente não vai ser possível ver sem ser com a tecnologia, como falei está bem bacana, mas muitos irão reclamar por esperar outra coisa. O filme em si, vale muito rever no cinema, e o 3D colocado agrada bastante comparado à outros 3D que tem sido lançados. Abraços e vamos colocar nome, não sou fã de responder pra alguém sem nome.

jakson souza disse...

fernando vc poderia fazer criticas de filmes classicos em bluray que vc assistiu quando nao tiver nenhum filme em cartas para fazer critica, fica aqui uma sugestao, valeu

Anônimo disse...

Primeiro com 11 oscars? e Ben-Hur onde fica nessa história?

Fernando Coelho disse...

Ok, temos o Ben-Hur antes, mas com certeza naquela época a concorrência via Oscar era quase ínfima então ganhar todos os Oscar que era indicado era praticamente uma obrigação. Mas irei atualizar a critica ao seu pedido caro anonimo.

Fernando Coelho disse...

Olá Jakson, valeu pela idéia, mas raramente vejo filmes em casa, vejo sim os que não saíram no cinema como vi por exemplo essa semana o "Hanna", mas vai ser um espaço no site novo esse tipo de comentários. Mais uma vez obrigado. Abraços.

Anônimo disse...

vem coisas em direção da tela lança alguma coisa fora da tela?

Jakson souza disse...

fernando eu li a sua critica do kung fu panda 2, onde vc fala que o 3d esta legal mas nada extraordinario, cara nao sei qual cinema vc viu esse filme, pois eu assisti ele essa semana na minha tv sony 3d em casa e é o melhor desenho em 3d disparado que eu assisti, e olha que eu assisti todos lançados.

Fernando Coelho disse...

Olá Jakson, que bom que na TV funcionou melhor que no cinema, eu vi numa sala 4K ele que teoricamente fica bem melhor que os 3D comuns, mas reparando que os bluray normais já tem ficado melhores que algumas sessões de cinema, eu acredito em você que esteja bem feito pra TV... pena que ainda não adquiri uma TV dessa pra testar em casa(sonho de consumo)... Assim que tiver uma criarei um tópico aqui no blog só pra discutir blurays... Abraços.

Fernando Coelho disse...

Maior parte profundidade de campo, mas na cena que já mostra no trailer da água, é lançado pra fora sim.

Néverton Félix disse...

Olha gente, eu fui ver no cinema, não esperando um 3D de verdade. Fui ver só pq era Titanic e mesmo q fosse em 2D outra vez eu iria do mesmo jeito.

Agora falando do 3D...

Bem pelo menos aqui na Itália o 3D não serviu de pohha nenhuma. Com óculos era praticamente a mesma coisa como se tivesse sem óculos... Desculpe, mas aqui o 3D num funcionou DE JEITO NENHUM!

Fernando Coelho disse...

Que triste Néverton, aqui ficou bem interessante, pelo menos achei, claro que não são todas as cenas, mas tiveram bastantes em 3D... mas pelo menos como filme vale por rever, pena ter de pagar mais caro se não saiu bom ai... Abraços.

Unknown disse...

É irmão! tem que tirar chapéu pro homi rsrsrs! O cara é fera! outra conversão tbm que me deixou de queixo caído foi o santuário. Esse vc parece estar dentro da caverna, dentro da água o filme inteiro!!! São conversões que dão um show em muitos filmados na tecnologia. Estou revendo sua critica novamente porque, hoje, em casa, revimos esse filme e o 3D tá fino demais mesmo. Grande Fernando! "Abraços parcero!

Fernando Coelho disse...

Outro dia tava conversando com um amigo... esse cara é o único que sabe o que é 3D realmente... aliás quero só ver o que virá com os 50mil avatares que diz a lenda que ele inventou uma nova tecnologia sem óculos (será mesmooo!!!) Veremos... abraços!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...