Espelho, Espelho Meu

4/05/2012 06:09:00 PM |

Poucas adaptações de desenho para live-action foram bem feitas, pois sempre pecam em alguma coisa, seja em ofender a história original que conhecemos quando criança, ou seja em criar coisas sem sentido mesmo. A primeira versão desse ano, afinal teremos mais uma daqui uns meses, da fábula da Branca de Neve e Os Sete Anões, chamada aqui no Brasil de "Espelho, Espelho Meu", pode ser considerada um aparte desses erros, pois embora seja algo bem diferente do que vimos no original em desenho da Disney, essa versão embora tenha tentado partir para o lado cômico consegue transmitir uma boa aventura e utilizando de um primor artístico de cenários e figurinos, o diretor consegue conduzir uma excelente história pecando apenas pela distribuidora em optar por distribuir o filme em 99% das salas com cópias dubladas. Não que a dublagem esteja ruim, pelo contrário, a adaptação das piadas para as do nosso idioma estão bem interessantes, mas sempre prezo por ver o filme na sua linguagem original.

Era uma vez uma bela princesa chamada Branca de Neve. Tudo ia bem até sua madrasta, a Rainha Má, assumir o controle do Reino Encantado. A Rainha Má precisa casar com o rico Príncipe para salvar seu reino que está indo à falência. Mas o Príncipe está apaixonado por Branca de Neve, e para conquistá-lo a Rainha expulsa Branca de Neve para floresta. Na floresta Branca de Neve encontra e recebe a ajuda dos divertidos anões para lutar e reconquistar seu trono, além de recuperar o amor de sua vida. Nessa releitura do clássico conto dos irmãos Grimm, você descobrirá um mundo cheio de magia e comédia para toda a família.

Como a sinopse diz bem, é um filme feito para toda a família, então toda a violência e pudor que poderia haver em algumas cenas são levemente tratadas, e com isso o filme fica com um bem infantil. O diretor Tarsem Singh, dos belíssimos "The Fall" e "Imortais"(falando sobre a concepção artística ok) consegue conduzir tudo de uma forma nova, agradável e sem deplorar o original, pois ficamos com uma versão bem interessante em live-action.

No quesito atuação dessa vez nem posso julgar muito, pois como disse a distribuidora pecou mandando para cá nos 3 cinemas apenas cópias dubladas, então apenas vou falar como no gestual todos parecem estar bem dirigidos com boas coreografias de lutas e claro com trejeitos característicos de cada personagem, sem que um sobreponha o outro. Quanto da dublagem, a voz de Julia Roberts é sempre a mesma que vemos na TV então já estamos acostumados com a entonação da dubladora, que faz bem o papel. As piadas estão bem adaptadas e ficou bacana de ver sem deplorar muito a história acredito.

Um dos pontos alto da história, está na animação de bonecos do início do filme e que depois é mostrada novamente para contar a história e descobrimos que vem de um tipo de zootrópio(projetor de cinema antigo, ou seja mais um filme fazendo homenagem à moda antiga de cinema) com magia negra. Muito linda a animação que explica tudo que aconteceu antes de onde começa a história. Um show.

Como já falei o conceito visual do filme é belíssimo e salta os olhos com os figurinos e locações por onde passa o longa, desde o vilarejo que é pouco explorado, até os belos salões do castelo, passando pela floresta onde vivem os anões, tudo tem sua sutileza como em um quadro bem pintado que casa com os personagens. O único senão que achei meio mal-feito é "A Fera"da floresta que achei meio inacabada, mas mesmo assim tem o seu charme.

Com boas trilhas acompanhando todo o longa, o ritmo é bem dinâmico e passa bem mais rápido do que a duração, e claro como um bom filme "para crianças", tem que acabar com uma música e dança final, então após o The End espere um pouquinho para ver os personagens dançando a música interpretada por Lilly Collins, I Believe (In Love).

Enfim, o filme vale a pena ser conferido sim, claro que uma pena por ser dublado, mas deve levar um bom público durante o final de semana prolongado às salas de cinema. Recomendo para ver principalmente pela beleza estética do longa mais do que pelo conceito cômico que queriam para o filme, pois com certeza irá agradar mais e agora é esperar a próxima adaptação do conto. Encerro por aqui, mas essa semana teremos bastante atualizações com o festival que está rolando por aqui, então até breve pessoal. Abraços.


1 comentários:

Anônimo disse...

esse filme é d+

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...