Filhos de João, O Admirável Mundo Novo Baiano

4/20/2012 12:17:00 AM |

Documentários musicais geralmente agrada os espectadores, principalmente porque o público alvo é o que irá assistir, então usando dessa premissa "Filhos de João, O Admirável Mundo Novo Baiano" consegue agradar, pois os fãs da banda Novos Baianos e de João Gilberto enxergam como uma homenagem e se divertem cantando, sim eu ouvi diversas pessoas ao meu redor cantando baixinho as músicas que eram passadas na tela, e praqueles que desconhecem a história de como foi a formação e o desmanche da banda, no meu caso, também é bem interessante pois mostra que embora tenha sido um período de represálias pela ditadura, o modo de vida "hippie" dos integrantes lhes davam uma condição de vida interessante para a época.

O documentário Filhos de João, O Admirável Mundo Novo Baiano conta a história do grupo musical Novos Baianos. O filme se concentra em um dos períodos mais férteis e efervescentes da produção musical brasileira – final da década de 1960 – época em que o grupo eclodiu. Foi neste período que João Gilberto, recém chegado dos Estados Unidos, começou a conviver com os Novos Baianos, tornando-se uma espécie de guru.. Com extrema sensibilidade, e absoluta despretenção, transformou a mentalidade daqueles jovens irreverentes e mudou o rumo da MPB.

A utilização de muito material de arquivo de filmes antigos e filmagens de amigos da banda deixa o documentário bem saudosista, pois mostra a realidade deles acontecendo na época só que usando os depoimentos atuais dos integrantes, claro tirando Baby do Brasil que proibiu de usar seus depoimentos, e essa mistura de antigo com novo fica bem bacana, pois se na época já fumavam erva a rodo, nos depoimentos principalmente de Tom Zé fica evidente que a maluquice dele é nata.

O documentário funciona por ser dinâmico e bem curto, 76 minutos apenas, pois não alongando consegue passar a mensagem, do todo que só funciona junto e separado morre, sem cansar o espectador e com isso agradará os fãs e também os que apenas quiserem conhecer mais da banda, além de claro aqueles que quiserem apenas ver um documentário sem precisar ser de algo que conheça.

Enfim, vale a pena assistir, tem toda a cara que passará nos canais especializados tipo Canal Brasil em breve, então assista ou alugue para conhecer mais. É isso, fico por aqui hoje, mas amanhã tem estréias já por aqui, então abraços e até amanhã pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...