A Perseguição

4/21/2012 05:51:00 PM |

Filmes que se incrustam na neve costumam deixar o espectador com frio, e aliado a uma boa dose de estar sendo seguido por lobos então, não podia ter clima melhor para manter um filme senão esse que "A Perseguição" propõe. O interessante do filme, o qual vou tentar não colocar spoilers, é que o filme consegue terminar de forma bem digna com a proposta, usando inclusive de coisas que aparecem nos flashbacks, então preste bastante atenção, mesmo que o personagem fale a frase do poster várias vezes.

O filme mostra um grupo de petroleiros que está voltando para casa após uma longa temporada de trabalho no Alasca. Uma falha mecânica acaba derrubando o avião que os transportava. Os sobreviventes, lutarão contra ferimentos mortais, o intenso frio e a fome voraz. Mas o grupo não poderia nem desconfiar que a principal ameaça ainda está por vir.

O roteiro embora não muito elaborado, consegue prender a atenção durante toda a jornada dos sobreviventes e com isso a tenção é mantida devido o frio e os problemas que ocorrem. Alguns diálogos poderiam ser mais elaborados para termos mais dignidade e estar no nível dos atores que estão em cena, mas não atrapalha tanto a história e a tenção que o diretor e roteirista Joe Carnahan(do razoável "Esquadrão Classe A") quis para seu filme.

No quesito atuação, temos bons atores, que até tentam esmiuçar os poucos diálogos bons do filme com toda a paranóia que o abismo da morte iminente pode trazer, e com isso eles fazem o filme ficar bom. Liam Neeson consegue manter o foco para si, afinal é o grande nome da produção e se mantém frio da mesma forma que seu personagem pede. Outro destaque está em Joe Anderson na forma irônica que consegue passar de seu personagem e com isso até deixar o espectador um pouco nervoso com suas atitudes.

A fotografia de neve é interessante, gosto bastante dela, mas sempre recai no mesmo problema que as distribuidoras colocam legendas brancas, daí quem não domina o inglês com toda certeza irá reclamar de perder falas dos atores. Mas tirando isso, a quantidade de neve e o local que escolheram para filmar foram perfeitos para o longa e deixaram um ótimo clima que o filme pedia de tensão aliado ao fator neve. A equipe de arte até teve um bom momento para mostrar várias fotos e com isso acrescentar a dramaticidade dos seus elementos que já haviam sido bem destroçados no acidente, e com isso mostram que fizeram muito bem o serviço. Vou considerar um bom brado para a equipe que cuidou dos animais, pois os lobos não pareciam ser computadorizados, e dessa forma merecem um bom destaque, pois a quantidade de animais no set foi alta e bem variada.

Com uma trilha bem dolorosa aliada aos assovios da nevasca, o filme mantém o necessário para o que propõe, que é a tensão iminente de perigo, e se manteve durante todo o filme com a mesma eloquência sem precisar colocar alivio cômico para agradar.

Enfim, é um bom filme, que mostra o que promete, poderia ser melhor, sim, mas não pestanejou por manter a história que queria e com o final que queria, e com isso recomendo para todos que gostem de ficar um pouco tensos com filmes. Fico por aqui hoje, mas ainda tem muito mais nessa semana, abraços e até mais pessoal.


5 comentários:

Ulisses disse...

Gosto de filmes que retratam o sofrimento de alguma jornada que o personagem passa, mais como uma auto análise de seus pensamentos, assim como foi na vida real do desastre nos Andes.

Fernando Coelho disse...

Olá Ulisses, a idéia do filme fica toda nessa da auto análise, gostei bastante disso, só fiquei penoso com os diálogos que faltou serem mais encaixados, ai seria perfeito. Valeu o comentário. Abraços.

Maria Teresa disse...

Olá, Fernando. Encontrei seu endereço no Cineclick para este filme e resolvi te visitar. Não gostei muito do filme, contudo soube que após o final dos créditos finais (+ ou - dez minutos) o filme tem um final conclusivo. Devo ter ficado muito obtusa, porque, voltei a assisti-lo e não entendi. Abraços

Fernando Coelho disse...

Olá Maria, aqui o pessoal tá com uma mania de cortar crédito ou tocar a gente após começar os letreiros, que nem ando ficando tanto na sala... mas que pena que tem final conclusivo... tinha gostado de acabar daquele jeito... Acabei de ver a cena extra de 3 segundos no youtube... só mostra o óbvio... nada necessário, mas preferia ainda o final anterior... Mas valeu a dica pra pelo menos saber que tinha algo, muito tempo pra esperar 3 segundos... quem sabe no Blu-ray venha algo a mais. Abraços.

Fernando Coelho disse...

Não costumo fazer isso, mas praqueles que forem no cinema e não tiverem a paciência de esperar 12 minutos de crédito para ver uma cena de 3 segundos, aqui está o link com a cena final + o extra no youtube só não está legendado mas não precisa pro extra: http://www.youtube.com/watch?v=xIuvYPw0Xpo

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...