Netflix - A Batalha Esquecida (De Slag Om De Schelde) (The Forgotten Battle)

10/18/2021 12:31:00 AM |

Sempre que vejo um filme de guerra fico pensando que não tem mais para onde irem nas ideias do estilo, mas sempre sou surpreendido com alguma versão diferente da mesma história maior, que geralmente consegue intrigar, criar novas perspectivas, e claro ver o desespero das pessoas em qualquer uma das vertentes que estejam colocadas na situação total. E sendo assim o longa holandês da Netflix, "A Batalha Esquecida", nos mostra agora a versão de uma Holanda completamente tomada por alemães, e as desenvolturas que ocorreram por lá sob os olhos de três jovens que pela trama tiveram conexões entre si, mas que certamente se impuseram e foram desesperados durante todo o processo, seja o holandês que estava no exército nazista mas sofrendo com sua opção ao ter de matar os seus compatriotas, ou da garota que tem o irmão morto por tentar se juntar à resistência para ajudar o combate, ou até mesmo o piloto britânico que deveria pousar em terras aliadas, mas que cai no meio de todo o conflito entrando na guerra de chão com muita força e dificuldade. Ou seja, é daquelas tramas que acaba indo além pela situação geral, que quem gosta do estilo ficará grudado na tela da TV, e que principalmente passa a mensagem que a guerra é ruim e tensa para todos os lados, que não tem ganhador, nem felicidade enquanto estiver durando.

O longa nos situa em Setembro de 1944. Os aliados capturaram o porto de Antuérpia, mas os alemães ainda controlam o estuário do Escalda, evitando que os suprimentos cheguem a Antuérpia e às forças aliadas. A Ilha Walcheren é a chave para a defesa alemã. A Operação Market Garden é lançada, na esperança de penetrar diretamente na Alemanha via Arnhem na Holanda. Um planador desta operação é forçado a pousar em Walcheren, deixando um punhado de soldados britânicos presos atrás das linhas inimigas. Enquanto isso, um adolescente holandês acidentalmente mata três alemães, causando uma trágica cadeia de eventos. No estado-maior alemão está um soldado holandês que agora começa a questionar onde reside sua lealdade.

Diria que a estreia do diretor Matthijs van Heijningen Jr. foi bem intensa, conhecendo bem cada momento de seu filme para chamar atenção, e principalmente sendo extremamente ousado de criar um épico de guerra de cara, pois é uma das produções mais grandiosas que qualquer um pode querer ter em seu currículo, e aqui ele não só colocou as desenvolturas do fronte como trabalhou as nuances investigativas, os trabalhos de escritórios, e muita ambientação em todos os meios, sejam eles na terra com muita lama e mortos caindo nas trincheiras, com tanques e metralhadores de todos os tipos, no ar com vários aviões e planadores sendo atingidos e fazendo manobras, e até mesmo na água com personagens tendo de nada e se esconder, além claro de cidades abandonadas e muita interação entre todos os personagens, ao ponto que acabou sendo um trabalho de primeiro nível, com pouquíssimos erros e excessos, e que acabou mostrando mais uma desenvoltura de desespero dos personagens, do que algo emotivo realmente, o que acaba sendo um reflexo real de uma guerra.

E já que falei sobre os personagens, vale destacar claro a atuação do trio principal que se doou bastante em cenas bem intensas com olhares fortes e marcantes, mas não só eles foram bem em cena, ao ponto que praticamente todos os atores foram bem dirigidos (e não são poucos!), conseguindo entregar todas as desenvolturas que o filme precisava, ou seja, um filme realmente gigantesco. Gijs Blom entregou com muita personalidade seu Van Staveren, ao ponto que inicialmente o jovem com todo o pensamento revolucionário, acreditando que estava abalando como um soldado alemão mesmo sem ter nascido no país, mas quando cai volta para a Holanda passa a sentir a dureza de ter de matar e denunciar seus compatriotas, e o ator fez olhares tão fortes nas cenas de maior impacto que sentimos exatamente tudo o que o verdadeiro soldado que teve esse fim sentiu. Jamie Flatters trabalhou bem seu Will, sendo praticamente alguém da nobreza britânica que acabou indo para a guerra, e que com muito envolvimento não ficou atrás de uma mesa se jogando literalmente no ar para encarar tudo de frente e fazendo muito bem tudo, ao ponto que o ator deu um ar meio galanteador, mas foi bem demais rolando no barro, entrando em ação a todo momento e se destacando bem demais. Susan Radder deu muita personalidade para sua Teun, sendo uma secretária do prefeito e misturada demais com pessoas que estavam ajudando os alemães na Holanda, mas que acaba mudando tudo quando seu irmão acaba fazendo algo errado e caindo nas mãos do exército, também muito bem interpretado por Ronald Kalter, e a atriz se jogou em cenas bem dramatizadas, envolvendo muito e sendo certeira nas nuances que precisava. Quanto aos demais vale ainda o destaque para alguns momentos de Tom Felton completamente diferente do que vimos na sua infância, agora já bem adulto entregando um comandante Tony bem intrigante, mas que foi abatido rápido demais, entre outros bons atores.

Visualmente o longa entregou uma produção grandiosa de parecer até de estúdios imponentes, com muitas cenas de guerra, muitas armas, tiros, locações imponentes, figurinos, aviões, e tudo mais que qualquer diretor de grande porte consegue somente após muita negociação, mas aqui o estreante teve tudo ao seu dispor e o resultado foi algo que vemos desde casas abandonadas lotadas de elementos cênicos representativos, uma prefeitura cheia de arquivos sendo desmontada às pressas, tanques, metralhadoras, todo o ambiente do fronte muito bem representado, todas cenas com barro e na água muito simbólicas, e claro muito sangue cenográfico também com amputações, membros voando e tudo mais, ou seja, algo muito bem feito que mostrou uma equipe de arte de primeiríssima linha.

Enfim, é um tremendo filmão de guerra, que expõe muitos sentimentos e toda a desenvoltura do que rolou na Holanda durante o período da Segunda Guerra, em que esteve tomada pelos alemães, e claro os momentos finais desse conflito por lá, que quem gostar de filmes do estilo certamente irá vibrar com cada ato e irá curtir bastante todas as nuances criadas de uma forma bem representativa, e assim sendo fica a indicação para conferir ele na plataforma. Bem é isso meus amigos, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...