Espíritos Obscuros (Antlers)

10/28/2021 07:48:00 PM |


O que foi esse filme meus amigos!!! "Espíritos Obscuros" é toda a potência dos bichos estranhos de Guillermo del Toro incrementando mitologia indígena norte americana e ainda abusos domésticos, tudo isso em um filme de terror bem forte pelas cenas mostradas ao ponto de ser daqueles que arrepia só de pensar em tudo o que foi colocado na tela. Olha sei que não é uma trama que muitos vão gostar, tem alguns exageros tradicionais de terror que a pessoa entra aonde não deve, mas o impacto e a tensão criada é tão bem feita que acaba agradando demais quem curtir o estilo, e mesmo sendo um filme da Fox/Disney não cortaram nada, deixando o impacto acontecer e causar. Ou seja, pode colocar na listinha de filmes fortes de terror, bem fechado, e ainda deixando uma brecha para uma continuação.

A sinopse nos conta que 'uma jovem professora descobre que o pai e irmão mais novo do seu aluno problemático escondem um segredo sobre-humano mortal. Tendo decidido tomar conta do menino, ela deve lutar pela sobrevivência dos dois contra horrores além da imaginação.

O diretor Scott Cooper já havia feito bons filmes de drama, mas o que fez aqui com um terror pesado foi algo que poucas vezes vi acontecer, de não pensar em segurar uma cena forte de um cadáver inteiramente quebrado ou colocar o bichão estranho atacando com todo impacto nas cenas finais, e além disso soube segurar toda a tensão que a história pedia de uma forma crível e forte, afinal sendo baseado no livro "The Quiet Boy" de Nick Antosca, nem poderiam ir inventando muita coisa, mas a produção caiu nas mãos certeiras de Guillermo del Toro e ele como nenhum outro sabe explorar bichões estranhos, desenhos monstruosos rabiscados, e principalmente dar liberdade para que seu filme fosse impactante o suficiente para causar, assustar e envolver. E sendo assim o resultado de tudo acaba indo bem além de um simples filme tenso, mas sim há diversos empregos de técnicas, foram colocadas intenções marcantes, e principalmente teve um sentido ao colocar o ar mitológico indígena na trama, que mesmo sendo exagerada a cena final, tudo funciona e agrada quem gostar desse estilo.

Agora falando das atuações, posso dizer facilmente que o garotinho Jeremy T. Thomas encontrou olhares e trejeitos que muitos atores de renome conseguiriam exprimir, e assim sendo seu Lucas é perfeito demais, tem estilo e dinâmicas perfeitas, e mesmo fazendo o papel retraído que o personagem pedia conseguiu dar show e chamar não só a atenção como a responsabilidade do filme para si, e isso mostra que certamente vai chamar muita atenção futuramente. Keri Russel entregou também muita personalidade para sua professora Júlia, mas também muita burrice de ir nos lugares, querer cuidar de uma criança de família estranha e tudo mais, ao ponto que acabamos brigando com ela na maioria do tempo, mas foi bem e acertou na maior parte também, sendo condizente no que fez. Jesse Plemons costuma sempre entregar personagens de impacto, porém aqui o seu Paul é um xerife meio frouxo demais de atitudes, ao ponto que mais serve para dar sustos na protagonista do que como alguém que chamasse atenção, e assim sendo ficou ruim de uma certa forma. Quanto aos demais diria que nenhum foi muito além em cena, trabalhando as dinâmicas sem muita desenvoltura, mas acertando em alguns bons momentos, dando destaque para o pai do garotinho vivido por Scott Haze e para o xerife indígena vivido por Graham Greene por explicar um pouco o mito todo.

No conceito visual, como todo filme de Del Toro, a técnica predominou com muito estilo e foi simbólico demais com cenas bem escuras, personagens bem feios, tudo com muito impacto cênico ao mostrar os corpos destroçados, o ambiente da casa intensificado por névoas no meio de uma floresta com bichos mortos e pedaços de gente ao ponto que acaba sendo algo até bem chocante de ver, e assim o resultado funciona muito bem, mostrando que o famoso diretor sabe o que quer em cena, e acertou demais.

Enfim, é daqueles filmes que fui conferir esperando bem pouco, mas que conseguiu impactar demais, funcionando na medida certa e que recomendo com toda certeza para os amantes de um bom terror fantasioso e intenso, que até demora um pouco para acontecer, mas que agrada demais. Bem é isso meus amigos, fico por aqui agora, mas vou ver algo mais leve agora na sequência, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...