As Aventuras de Peabody e Sherman em 3D

3/02/2014 08:26:00 PM |

É divertido assistir à animações que se preocupam em agradar os pais que vão levar os filhos ao cinema, pois mesmo que tenha uma versão bem abobalhada de alguns fatos históricos, o resultado que "As Aventuras de Peabody e Sherman" consegue colocar é mais do que satisfatório para rever esses fatos de uma forma irreverente e bem animada num filme onde as crianças prendem a atenção pela grande quantidade de cores, mas podem sair do cinema sem ter entendido nada do que foi mostrado assim como alguns personagens insistem em dizer a frase. Sendo assim o resultado pode ser mais satisfatório para adolescentes e para os pais, que para o público inicial que eram os menorzinhos, mas ainda assim estes irão se divertir com toda a trapalhada dos protagonistas.

O filme nos mostra que Sr. Peabody é um magnata de negócios, inventor, cientista, ganhador do prêmio Nobel, chef, duas vezes medalhista olímpico e gênio... Que também é um cachorro. Usando a sua engenhosa invenção, a máquina WABAC, o Sr. Peabody e seu filho adotivo, Sherman, viajam no tempo para vivenciar eventos que mudaram o mundo em primeira mão e interagir com as maiores personalidades da história. Mas quando Sherman quebra as regras da viagem no tempo, nossos dois heróis entrarão em uma corrida para reparar a história e salvar o futuro, enquanto Sr. Peabody enfrenta o maior desafio de sua vida - ser pai.

A proposta da história é muito boa, pois vivenciar momentos históricos de forma animada e divertida é algo que muitos irão preferir ver, porém esqueceram de definir qual o público alvo da história e com isso alguns pequeninos podem ficar extremamente perdidos com o que verão na tela, enquanto alguns grandes poderão se sentir infantilizados. Mas se eliminarmos o fator de que são fatos históricos e embarcarmos apenas numa aventura divertida com palavras complicadas, a chance de diversão é bem grande para todos, então essa fica sendo a minha recomendação e acredito que tenha sido a ideia final da equipe de edição. E dessa forma o diretor Rob Mikoff, que pra quem não sabe é o gênio por trás de "O Rei Leão", faz um filme coerente e muito agradável de assistir, com personagens bacanas e que divertem contando suas histórias. Uma sugestão, se é que já não fizeram isso, é transformar o longa em algum desenho animado com capítulos a parte de cada época que os protagonistas viajariam, e com isso teríamos algo bem bacana de acompanhar e colocar os pequeninos para aprenderem História.

O trio principal de personagens é bem carismático, mas os nomes não são tão envolventes, afinal que criança sabe pronunciar Peabody, Sherman e Penny facilmente? Com isso vira apenas cachorro, garotinho e garotinha, mas tirando esse detalhe, somos bem agraciados com uma modelagem suave onde a animação não ficou nem caricata demais nem perfeccionista demais, diferenciando que é realmente um desenho e não pessoas reais em cidades realistas. Os personagens históricos também agradam bastante por serem mais divertidos do que rudes como vimos nos livros de História e com isso a experiência acaba ficando gostosa de ver. A dublagem nacional foi bem correta em não colocar muitas gírias e com isso deixar o longa mais trabalhado do que um desenho produzido pela Globo, mesmo que tenha sido feita na maioria por atores globais, porém com o efeito que botaram na voz de Peabody em momento algum me remeteu a Alexandre Borges.

Um ponto forte do filme está no visual, que como a trama passa por diversos locais acabamos vendo países diferentes e sempre com bons elementos cênicos a equipe de arte soube dimensionar onde eles estão e funcionaria mesmo sem mostrar a legenda do local e ano. Diferente de desenhos mais realistas que andam aparecendo, a textura dos objetos não é algo tão forte e com isso nos remetemos realmente aos filmes mais antigos animados, que sempre nos agradaram muito. Quando do 3D, o filme utiliza bastante da profundidade de campo para que os cenários ficassem mais grandiosos e com isso pudesse colocar mais elementos em cena, e também nos coloca em diversos momentos viajando junto com os personagens, porém criançada gosta de ver coisa saindo da tela, e nesse quesito o filme pecou um pouquinho na tecnologia.

Mas enfim, é uma animação que diverte a todos que forem ver, e dependendo da idade de cada um irá ver o filme de maneira diferente. Então recomendo que levem as crianças e se divirtam junto dos personagens e da proposta de mostrar uma História de forma diferenciada. Outro detalhe que poderiam ter trabalhado um pouco mais é o quesito musical, que deixaram de lado e agradaria ter alguma música melódica para ficar em nossa mente, mas isso é um mero detalhe apenas. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas ainda nessa semana falarei de mais algumas animações que apareceram por aqui, então abraços e até breve.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...