João e Maria: Caçadores de Bruxas em 3D

1/20/2013 12:14:00 PM |

É engraçado como as coisas funcionam, você ir ver um filme com a certeza de que não vai gostar, a chance de sair muito feliz com o que viu acaba sendo alta. O longa "João e Maria: Caçadores de Bruxas", já assustou muito ao ver no trailer que o nome em inglês nada se parecia com João e Maria que no original se chamam Hansel e Gretel, então já se prepare para ouvir diversas vezes um nome sendo chamado e ler na legenda outro(os amantes da dublagem irão se manifestar falando que aí vale, polêmicas a vista), não que isso vá atrapalhar, apenas é estranho. O bacana do longa é que é ação do começo ao fim num ritmo frenético que faz com que seus 88 minutos sejam ainda menores. E novamente temos um 3D profissional que faz com que quem goste de coisas sendo arremessadas para fora da tela aliada à uma ótima profundidade fazendo o ingresso mais caro valer cada centavo pago a mais.

A história nos mostra que depois de pegarem um gostinho por sangue quando crianças, João  e Maria se tornaram vigilantes extremos, determinados a defender seu povo. Agora, sem que eles saibam, João e Maria passam a ser a caça e têm de enfrentar um mal muito maior do que as bruxas: seu passado.

O fato do filme ser bem curto tem seus prós e contras, o principal pró é que não temos tempo para enrolações, vamos atirando pra tudo quanto é lado e seja o que acontecer, porém temos o contra que quem quiser uma história mais elaborada vai sair do cinema decepcionado com o que vê e principalmente pelo fato de que descobrimos muito rapidamente toda a trama por trás de tudo, o que não é legal de se descobrir tão rápido, já que ficamos esperando por todo o resto sabendo tudo.  O diretor e roteirista Tommy Wirkola, embora desconhecido(pelo menos por mim) faz um bom trabalho com as câmeras 3D e abusa de planos que coloquem profundidade e dê para que tudo voe no espectador, e isso acaba tornando o longa prazeroso e divertido para um longa de ação.

As atuações estão razoáveis, não diria melhores, pois a equipe de figuração e alguns coadjuvantes conseguiram matar muitas cenas com diálogos jogados ou em alguns momentos até olharem diretamente para a câmera sem que fosse necessário naquele momento. Mas tirando esses contras, o elenco principal faz bonito principalmente por estarem sempre correndo a todo momento, e pelos planos estarem sempre colados com eles, acredito que usaram pouquíssimos dublês ou de forma a quase nem dar para reparar. Jeremy Renner está bem inteirado das ações e sempre procura estar em primeiro plano, claro que algumas cenas não necessitariam de tanta enfase para mostrar que possui diabetes(o que não é mencionado dessa forma mas dá a entender), mas no geral ficou bem bacana no personagem. Gemma Arterton não me faz lembrar muito de seus personagens anteriores, mas aqui faz bem, embora o problema do roteiro acabe mostrando rapidamente demais seus dilemas, tenta mostrar-se bastante para a câmera e faz bem, tendo até alguns diálogos condizentes e alguns bem bonitos de se ver(por exemplo dela com o troll). Os demais nem compensa falar muito, mas destacar algumas cenas boas de Famke Janssen, principalmente as sem maquiagem, pois quando vira bruxona feia sai debaixo que é só pancadaria, e Thomas Mann que vem crescendo em seus papéis, mas ainda tem muito chão para poder pegar um cargo de responsa.

O visual do longa está bem trabalhado, colocando uma floresta até que simples para correrem por dentro e saírem quebrando troncos nas perseguições, uma vila antiga bem trabalhada, mas que não é tão mostrada, poderiam ter valorizado mais cenas dentro dela, e algumas casas no meio da floresta que também não foram muito exploradas. A maquiagem das bruxas achei meio estranha e até um pouco fake, mas no geral está bacana. A fotografia soube trabalhar muito bem com as sombras e dando uma tonalidade meio puxada para o cinza amarelado em algumas cenas deixou o longa com um ar bem bacana. Os efeitos especiais estão bem exagerados, tanto que o que se escutava na sessão era o velho bordão do Mortal Kombat: "Fatality", que nem preciso falar mais nada para que entendam.

O 3D é um caso a parte, pois conseguiu fazer o que "Jogos Mortais: O Final" e os últimos "Premonição" não conseguiram, que é ter mortes e sangue voando para todo lado aliado a uma boa profundidade que se mantém no longa todo, isso é um bom mérito para o filme, que não vai decepcionar quem pagar o ingresso mais caro.

Enfim, é um longa bacana para se divertir sem esperar muita coisa, afinal é mais uma dessa moda de novas adaptações dos contos infantis colocando uma base de suspense com ação que já vimos não estar dando muito certo. No geral vai agradar os jovens que forem ao cinema ver coisas voando para todo lado e algumas mortes violentas, tirando esse público, não dou garantias de que gostem muito, pois o roteiro é bem fraco. Então é isso recomendo como diversão apenas para todos que curtam o estilo. Fico por aqui agora, mas hoje ainda tem mais um filme para conferir. Abraços e até breve.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...