A Vida de Outra Mulher

1/11/2013 01:07:00 AM |

Uma coisa que acho muito engraçado era o quanto eu era preconceituoso com filmes franceses, antigamente achava todos diferentes e chatos, hoje já me divirto e fico bem feliz com o que vejo. Em "A Vida de Outra Mulher", o que vemos na tela é uma comédia dramática muito bem bolada e com a atuação perfeita de Juliette Binoche, porém temos um enorme problema para a maioria dos espectadores: praticamente não temos nem início nem final para o filme, restando apenas o recheio do bolo, claro que um recheio delicioso, mas a grande impressão que quiseram deixar coisas demais em aberto e acabou faltando explicar coisas que seriam extremamente importantes.

O filme nos conta a história de Marie, uma mulher de 40 anos que acorda pensando ter 25. Esqueceu de 15 anos de sua vida e ainda vive uma história de amor que já terminou. Agora, ela tem uma segunda chance de reconquistar o amor de sua vida.

A história em si é muito bacana e gostosa, mas não sei se para a estréia como diretora e roteirista da atriz Sylvie Testud a opção de não querer mostrar como a protagonista perdeu a memória desses 15 anos acho que foi arriscado demais, pois ficou um vazio nesse quesito, tudo que ocorre com ela é cabível de quem tenha perdido a memória, porém o público quer saber como aconteceu aquilo. Vai que seja o alto nível de estresse devido a sua profissão, de ter feito um grande pronunciamento, que seja, mas ficou vago demais, e novamente ao final nos deixa aberto sem saber se deu tudo certo ou não. É inteligente terminar filmes dessa maneira, sim, mas deixar buracos no início e no final na minha pequena opinião é não saber o que quer da história, deixando um filme sem uma norma padrão que seja, pelo menos cabível para que qualquer pessoa assista e saia feliz da sala. Só o miolo que tivemos já foi excelente para agradar os corações mais apaixonados e deixar muitos suspirando, mas se tivéssemos qualquer uma das duas partes faltantes, ou o início ou o fim, não necessitando ter as duas obrigatoriamente, com toda certeza seria um filme magnífico digno de uma nota 10, mas a falta pecou muito.

A atuação de Juliette Binoche é algo impecável em qualquer filme que esteja, pode ser o pior lixo do planeta que ela consegue fazer os momentos que está enquadrada brilhar a tela com boa interpretação e chamar a responsabilidade para si, e aqui não é diferente, seu personagem tem carisma, tem dinâmica, tem tudo que precisa para agradar qualquer um. Mathieu Kassovitz faz um bom papel, principalmente no início que tem quase nenhuma fala, somente o olhar bastou para já ligarmos tudo o que é necessário e foi explicado sem precisar, porém a cada momento ele vai melhorando de uma forma sua atuação que só não é melhor devido à algumas cenas que ele está na livraria e as cenas soam vazias, mas tirando isso também perfeito. Ývi Dachary-Le Béon também tem poucas cenas, mas suas iniciais já valem por tudo, que maravilha a doçura que se dedica a protagonista, chega a emocionar realmente. Os demais personagens, poderiam ter dado links para as partes que faltaram, mas não, são mais vazios ainda e não incrementam nada para com a história.

O visual do longa estava estranhando um pouco, não que eu já tenha visitado a França, mas por ter visto tantos filmes estava achando meio falso alguns lugares, e ao subirem os créditos com tantas equipes de cidades diferentes vi que minha atenção ao país está valendo. Não que isso tenha atrapalhado o filme, que tem visuais lindíssimos e muito bem colocados, apenas achei estranho, tanto que a arte se preocupou em caracterizar tudo como sendo um local só, mas quem for mais atento vai pegar. A fotografia soube valorizar alguns ângulos de câmera para pegar a iluminação interessante de Paris, e isso fica agradável de ver e aliado à cores calmas certas deixou o longa bem docinho.

Enfim, é um filme muito bacana que poderia ser extremamente melhor. Claro isso é uma reclamação minha e pode ser que muitos vão amar não ter esses detalhes que falei, mas cada um é cada um. Com certeza vale a pena ser visto, mas como estreou em Agosto do ano passado no Brasil e só veio pro interior agora como Cinecult, então acredito que muitos verão em DVD logo nas locadoras, o que não deixa de ser uma boa opção. Fico por aqui, mas nessa sexta a noite já temos estréia por aqui, então abraços e até breve pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...