Netflix - Número 24 (Nr. 24) (No. 24)

1/01/2025 09:51:00 PM |

Diz a lenda que o que faz no primeiro dia do ano se repete ao longo dele, então é claro que já fui dar play num filme que parecia bem interessante e felizmente não errei o faro, de modo que ainda seguimos com a onda de filmes da ocupação nazista mundo afora, aonde agora nos é mostrado como foi o processo da Resistência na Noruega, com uma entrega bem forte e cheia de nuances, aonde o protagonista já bem velho está dando uma de suas muitas palestras sobre a época que virou líder dos processos de sabotagem no país. Ou seja, o filme da Netflix, "Número 24", traz com muita personalidade a vida de Gunnar Sønsteby que seguindo princípios bem determinados por ele na época conseguiu sobreviver e ajudar que a Noruega não fosse mais ocupada do que foi pelos alemães, tendo impacto com seus amigos, parentes e conhecidos. Claro que talvez com cenas mais impactantes o resultado chamaria mais atenção, mas ainda assim o que acaba sendo mostrado funciona bem, principalmente pelo conteúdo de época em toda a cenografia dramática.

A sinopse nos conta que o jovem aprendiz Gunnar Sønsteby de Rjukan decide resistir à Alemanha nazista no dia da invasão para mais tarde se tornar o líder da "gangue de Oslo", realizando inúmeros atos ousados de sabotagem, tornando-se o maior herói de guerra da Noruega.

Por incrível que pareça já conferi outros filmes do diretor norueguês John Andreas Andersen, ao ponto que posso dizer que conheço seu estilo de grandiosas produções aonde consiga fazer com que o público se conecte bem com o personagem principal e a história se desenvolva bem ao redor dele, e dessa forma aqui ele começou o longa com uma forma ousada de palestra com a tela menor que a princípio até imaginei que fosse o verdadeiro Gunnar contando sua história ali, mas ao final nos é contado que morreu em 2012, ou seja, o ator que fez o velho palestrando fez uma entrega tão precisa da história que convence como se aquilo que fala fosse algo que realmente vivenciou, e que claro o diretor nos mostra com as imagens acontecendo. Ou seja, é um filme forte e com um ar sentimental próprio para mostrar princípios, mesmo dentro de um grupo que alguns talvez até chamem de terroristas, mas que fizeram pelo país muito mais que outros que aceitaram a ocupação nazista e até apoiavam o regime.

E já que comecei falando do velho Gunnar que foi muito bem nos seus atos, vamos dar o mérito para Erik Hivju, que palestrando foi imponente, desenvolvendo trejeitos marcantes enquanto contava a  história do seu personagem, fora toda as dinâmicas com olhares nos momentos das perguntas mais capciosas, aonde com muita desenvoltura foi direto, mas com um fechamento perfeito também. Sjur Vatne Brean trabalhou o protagonista com classe e porte de alguém não tão comum como uma jovem fala em determinado momento, tendo quase um perfil de espião mesmo e articulador, com boas sacadas e desenvolturas que acabam agradando bastante com a entrega na tela. Tivemos outros bons atores e personagens com destaques para Magnus Dugdale com seu Andreas e Philip Helgar com seu Tallaksen.

Visualmente a trama tem uma pegada de época perfeita, muita intensidade nos atos na neve, nos diversos apartamentos e claro com atentados com bombas bem trabalhados e desenvolvidos na tela, de modo que a produção acabou ficando grandiosa tanto pelos figurinos, quanto pelos ambientes e reuniões, aonde cada detalhe foi bem pensado para amplificar a trama e dar a devida desenvoltura na tela, ou seja, a equipe de arte trabalhou bastante e fez com que o longa ficasse bem chamativo.

Enfim, é um filme interessante e com um bom estilo, aonde o protagonista se destaca bem e consegue entregar na tela tudo o que o público precisava saber e ver sobre o homem mais condecorado da Noruega, não sendo um filme de apenas qualidades, mas que bem formatado acabou entregando bem isso para o público sem desmerecer o personagem principal. Então fica a dica, e posso dizer que comecei bem meu ano de 2025, e volto amanhã com mais textos, então abraços e até lá.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...