Jornada Para Belém (Journey To Bethlehem)

12/09/2023 09:53:00 PM |

Já vi muitos filmes que mostraram o nascimento de Jesus de diferentes formas contadas, inclusive como animação, dramatizada, e até com pegadas mais cômicas, mas nunca imaginei que veria uma versão musical cheia de canções e danças, mostrando desde o casamento arranjado de Maria e José, passando pela anunciação do anjo Gabriel até a busca de Herodes pela criança que seria rei em suas terras, isso claro com os reis magos também nessa busca, e com "Jornada Para Belém" eis que tudo isso acabou parecendo algo meio indiano, mas não, a trama americana foi bem desenvolvida na tela, mas como ocorre com todo longa religioso que chega na cidade, só veio com cópias dubladas, mas ao menos dessa vez dublaram até as canções com uma voz que sigo e conheço já há tempos de outros filmes, o que acabou ficando bem interessante de ver. Não digo que muitos irão se apaixonar pela versão, mas o resultado ficou bem bacana e inusitado!

A sinopse nos conta que uma jovem carregando uma responsabilidade inimaginável. Um jovem dividido entre o amor e a honra. Um rei ciumento que não se deterá diante de nada para manter sua coroa. Esta aventura musical de Natal em live-action para toda a família mescla melodias clássicas de Natal com humor, fé e novas canções pop em uma releitura da maior história já contada, a história de Maria e José e o nascimento de Jesus.

O diretor e roteirista Adam Sanders que é bem conhecido no mundo dos musicais por ter entre "Rock of Ages - O Filme" e "Glee" trouxe para a tela algo bem diferente do usual, afinal tramas religiosas costumam ser mais sérias e dramáticas, e aqui ele trabalhou as dúvidas e dinâmicas com muita festa e alegria, com personagens cheios de vida e muito bem coreografados para que a história tivesse uma interação nova e chamativa. Claro que com isso ele será muito criticado tanto pelo lado dos religiosos que vão falar que não tem cabimento uma blasfêmia desse tipo em cima da história do nascimento de Jesus, quanto das pessoas que gostam de musicais e acharão tudo meio estranho na tela, mas como crítico que sou diria que o resultado funcionou bastante, sendo algo que chama atenção para a época, e dá uma vertente festiva para o nascimento como deve ocorrer, e assim sendo vale a conferida.

Quanto das atuações, vou falar mais sobre os trejeitos e danças, já que não vi o longa nas vozes originais, mas antes de tudo, como a trama veio dublada tenho de dar os parabéns para a equipe que recriou todas as canções no ritmo original, ficando até gostosas de ouvir, embora algumas rimas ficassem estranhas, e claro dou o destaque para Maria Clara Osiris que quando precisam de vozes femininas cantando agrada bastante na tela, de modo que sua Maria ficou muito bem leve e interessante, combinando com a personalidade da atriz Fiona Palomo e também Lucas Godoy que deu voz à José com muita imponência nos atos cantados bem encaixados. Agora acho que Antonio Bandeiras acabou exagerando um pouco no estilo de seu Herodes, pois ficou muito inseguro e maluco, algo que não combinou nem com o ator nem com o personagem, mas ao menos fez atos imponentes bem chamativos. Diria que Milo Manheim entregou um José bem jovial, cheio de trejeitos chamativos, e que trabalhou bem nos atos de dúvida com semblantes marcantes e bem empostados. E claro Fiona Palomo fez sua Maria cheia de personalidade, com olhares intensos bem amplos e uma vontade cênica tão bem colocada que mostrou uma mulher grande na tela. Quanto dos reis magos, vou usar a forma que Herodes os nomeia como personagens de circo, pois Geno Seghers com seu Baltazar, Omid Djalili com seu Melchior e Rizwan Manji com seu Gaspar ficaram excêntricos demais na tela, não sendo algo tão normal de se ver. E por fim Lecrae como Gabriel ficou um pouco forçado demais para um anjo.

Visualmente diria que a equipe de arte arrumou locações bem interessantes, trabalhando bem uma vila aonde acontece o noivado de José e Maria em Nazaré, vemos algumas passagens por Hebron na casa de Isabel, prima de Maria, aonde ocorre uma bela cena de casamento, e temos todo o nascimento num celeiro em Belém, tudo como o figurino mandava nas histórias, além de um trono em formato de leão para o rei Herodes, e claro muita dança com os soldados sendo bem imponentes, mas bem ritmados dentro da ideia.

Enfim, é um longa bem diferente do comum, pois não é sempre que vemos uma trama religiosa musicalizada, e menos ainda um musical religioso, então vale a conferida tanto pela data, já que no Natal comemoramos o nascimento de Jesus, e também para ver algo incomum na telona, que mesmo vindo apenas dublado acabou sendo bacana de ver. Diria que vou tentar depois ver ele legendado em algumas partes quando chegar nos meios digitais, pois no final enquanto subia os créditos gostei do tom de algumas canções, então fica a dica para quem sabe logo mais aparecer a trama na forma que foi concebida. E é isso meus amigos, deixo essa recomendação para todos, mas claro principalmente para os religiosos que gostem de musicais, e fico por aqui agora, indo para mais um filme hoje, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...