O Dia Que Durou 21 Anos

3/18/2015 12:44:00 AM |

Um gênero que poucas vezes acompanhamos no interior, principalmente que só vê filmes em cinemas e mostras como eu, é o dos documentários, e existem alguns que deveriam ser obrigatórios ficar passando nas salas de cinema a cada semana para que alguns que se dizem estudados vissem para não ficar falando besteira em manifestações e principalmente nas redes sociais como andamos vendo ultimamente. E um exemplo perfeito desses obrigatórios é "O Dia Que Durou 21 Anos", que foi feito em 2012, passou em alguns cinemas em 2013 quando estreou comercialmente e agora somente apareceu no interior na Mostra Golpe Sulamericano do SESC Ribeirão, e o que é mostrado na tela grande é praticamente a mesma coisa que assistimos nos noticiários nos últimos dias, com a única diferença de que no longa as imagens são em preto e branco com uma coloração colocada, enquanto atualmente temos imagens nítidas em HD. O filme é um retrato histórico perfeito e muito bem pesquisado para que a montagem detalhasse o que foi o Golpe Militar de 1964 e como o governo americano ajudou de perto para que tudo acontecesse.

O documentário mostra a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em 1964. A ação militar que deu início a ditadura contou com a ativa participação de agências como CIA e a própria Casa Branca. Com documentos secretos e gravações originais da época, o filme mostra como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson se organizaram para tirar o presidente João Goulart do poder e apoiar o governo do marechal Humberto Castelo Branco.

A forma didática e animada que foi montado o filme, utilizando elementos bem visuais junto com os depoimentos e leitura de documentos, não apenas nos entrega algo cheio de requinte com documentos secretos e coisas interessantes de forma que acabamos investigando tudo junto com o diretor, e isso é algo que o diferencia de documentários comuns, afinal como já disse uma vez aqui no site, a estrutura de um documentário se não for feita para atrair o público, acaba virando especial jornalístico de final de ano, e de certa forma cansa bastante. O que o diretor Camilo Tavares e o entrevistador Flávio Tavares fizeram foi algo que inicialmente parece não nos envolver e até chegamos de certa forma a ficar esperando mais deles, mas com o desenvolvimento que tudo vai tomando ao final do filme já estava debruçado na cadeira da frente apenas esperando até onde mostrariam, mas em 77 minutos não dá para falar tanta coisa e continuar envolvente, então o resultado foi ao mesmo tempo chocante por saber muita coisa podre que nem imaginava ter ocorrido, afinal não vivi nesse período e o que foi passado na época de colégio era o básico de cada período, não aprofundando muito sobre como foi o golpe, mas também nos deixou com um gostinho de quero mais, de forma que não sei se o diretor está envolvido em algum novo projeto, ou localizaram ele após falar tudo isso e está desaparecido dentro do Oceano Pacífico sem localização exata, mas com essa ideologia bem mostrada que fez, poderia trabalhar outras épocas da nossa linda política que encontraria muitos outras coisinhas ocultas.

A época da ditadura e do Golpe Militar é bem polêmica, pois sei de muitos que ainda apoiam e acham que foi a melhor época do país, sim existem vários em minha timeline do Facebook e com o que vimos nos últimos dias fica até difícil acreditar, portanto, prefiro não falar muito sobre o assunto para não arrumar inimizade com ninguém, e apenas recomendo por demais esse filme que se falar muito acabo estragando o prazer de quem for assistir, afinal são apenas 77 minutos que passam num piscar de olhos e não cansa de maneira alguma. Ou seja, quem tiver oportunidade dê um jeito de ver que vale muito a pena, tanto para quem não conhece, quanto para quem viveu a época e não sabia da metade do envolvimento dos EUA no Golpe Militar. A única coisa que me deixa muito triste é que poucos viram ele na estreia e continuarão sem ver, mas a esperança é a última que morre, então torço para passar em algum canal aberto. Fico por aqui hoje encerrando a semana cinematográfica, mas amanhã já estou de volta com um novo post da nova semana, então abraços e até breve pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...