A Lei da Água - Novo Código Florestal

3/25/2015 09:17:00 PM |

Já havia falado há algum tempo que mesmo alguns documentários possuindo temas bem abrangentes e interessantes acabam se desenvolvendo de uma forma tão jornalística, com excesso de depoimentos e diálogos tão complexos de entender que acabam ficando chatos, e dessa forma mesmo mostrando algo que necessitamos saber para apoiar ou ir contra a ideia, acabamos não comovendo da maneira que deveria. Com "A Lei da Água - Novo Código Florestal", ficamos extremamente revoltados ao saber de tudo o que foi modificado nas leis ambientais por nossos governantes, e até é bem explicado cada um dos fatores por pessoas que entendem do assunto e até contrapondo com alguns políticos que pareciam desnorteados com o que falavam, mas são tantos depoimentos, além de textos difíceis de entender, que ao final a única coisa que podemos resumir do que foi mostrado é que o ambiente, e claro nós também que dependemos dele, estamos literalmente lascados com tudo que foi mudado e deve acabar acontecendo para favorecer os agropecuaristas com muitas terras, mas o resultado final acaba cansando e parecendo mais um programa jornalístico do que um filme como deveria ser, ou seja, serve para mostrar o problema em conferências e escolas pelo Brasil afora, mas em um cinema dificilmente as pessoas se interessariam por ficar até o final do longa sem ter algum motivo ligado com a causa.

O documentário revela a importância das florestas para a conservação dos recursos hídricos no Brasil e o impacto do novo Código Florestal, aprovado pelo Congresso em 2012. Agricultores, ambientalistas, cientistas e ruralistas apresentam técnicas sustentáveis e revela informações de casos no qual a degradação ambiental impede a continuidade de qualquer tipo de cultivo e a criação de animais.

Um ponto bem favorável ao filme foi a edição, que não tenho dúvidas da quantidade de material que foi captado pelo diretor André D'Elia para fazer o filme, pois foram tantos entrevistados que aparecem na tela, praticamente todos falando sobre o mesmo pedaço do tema, que com uma grande satisfação ao montar o longa pode quase que num formato meio de como eram chamados antigamente de jogral, aonde um começa e o outro complementa. Os depoimentos favoráveis ao ambiente são bem debatidos, então ficamos realmente à favor do que o diretor quis mostrar, enquanto os que iam contra a ideia acabaram virando quase que uma piada pronta para funcionar até como ironia aos políticos que aparecem, isso de certa forma é válido para que o filme tivesse uma certa comicidade, mas que o diretor poderia ganhar até um pequeno processo na cabeça isso com certeza poderia, já que políticos adoram processar as pessoas, principalmente os que possuem algum curso de Direito.

Agora não posso afirmar se o problema foi na projeção do SESC Ribeirão, aonde passou o longa no projeto Cine Planeta, ou se é um defeito de captação do longa de imagem e áudio separados, pois em diversos momentos parece que amadoramente as pessoas estão sendo dubladas, com a voz saindo de forma diferente do que seus lábios estão movimentando, isso é um erro gravíssimo para um filme, mas vou preferir pensar que o erro foi da projeção, mas quem assistir ele comercialmente após o dia 30/03 que passará em algumas capitais, nos fale se foi assim também. Com imagens bem captadas visualmente temos um resultado bonito de ver ao menos nas cenas que não possuem tantas pessoas falando, mas isso é um caso raro no longa, então poderiam ter trabalhado mais nesse quesito também.

Enfim, é um filme com um tema bem polêmico e que poderia ser muito mais didático e interessante para toda a população, mas para isso seria necessário ter bem menos entrevistados e utilizar de um didatismo melhor para as palavras complexas que são ditas quando explicados cada problema ambiental. Claro que recomendo ele para que todos saibam o que está ocorrendo no nosso país com o meio ambiente, e já garanto que você sairá xingando ainda mais nossos políticos, porém o formato não deve agradar quem for ao cinema esperando ver um documentário mais elaborado visualmente. Bem é isso pessoal, agradeço ao SESC Ribeirão pela oportunidade de ver o filme, já que com certeza não passará aqui nos cinemas, e fico por aqui agora. Então abraços e até breve pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...