Minúsculos em 3D

1/20/2015 10:14:00 PM |

Certo tempo atrás discutia com um amigo sobre a narração e as vozes humanas num documentário sobre a vida de um macaquinho, que era algo completamente desnecessário pois se víssemos somente a história vivida pelo protagonista daria para entender, pois bem hoje assisti à essa nova animação francesa chamada "Minúsculos", onde não temos narração, animais dublados e dessa forma ficamos apenas com sons, alguns claros que não iguais os animais fazem realmente, mas dentro de um contexto para poder contar a história de forma mais interessante. E olha que incrível, pois ficou muito bacana de ver, claro que os adultos na sessão adoraram, riram e se divertiram muito com os pequenos insetos, mas a criançada que geralmente adora animações durante a sessão acabou reclamando muito da duração e nem curtiram tanto, ou seja, realmente não dá para agradar a todos.

O filme nos mostra que em uma floresta, a calmaria entre os insetos acaba quando os restos de comida de um piquenique desencadeia uma guerra entre colônias de formigas rivais, obcecadas por uma caixa de cubos de açúcar. Resta a uma joaninha tentar instaurar a paz entre eles.

A história do filme é bem simples, não tendo nada que necessite muita explicação, e ao funcionar quase que como um documentário, onde a câmera usa a função macro para seguir os pequenos insetos, a dramaticidade recai somente por conta do que cada espectador acha dos bichinhos. Claro que a direção focou bem na relação das formigas com a joaninha, e devido a joaninha ter problemas acabamos nos conectando a ela. Agora, uma coisa é fato, se você aguentar a primeira metade bem lenta, ao começar a guerra das formigas o longa vira um deleite visual interessante, e aliando as boas modelagens dos animais com um 3D imersivo das paisagens reais, o resultado é bem bacana de ver.

Como não temos dublagens, nem "atuações" interpretadas pelos personagens, não dá para falar muito dos personagens, apenas dizer que eles seguem bem o fluxo da história e cada um vai se assimilar mais entre cada um deles. Como disse a joaninha dá mais envolvimento, mas até mesmo a parte da aranha é bem bonitinha e deve agradar bastante. Já a briga das formigas é o ponto aonde mais temos ação no filme, e aí quem gosta desse estilo vai se divertir bastante.

E se não há diálogos para nos envolver, então a responsabilidade de dar condução à história é toda da trilha sonora orquestrada, que dá um show e se fosse um longa americano com toda certeza ganharia bons prêmios nesse quesito, mas como é francês, quem sabe no Cesar recompensem ele.

Enfim, o que posso dizer é que o resultado é bem agradável e diverte dentro da proposta de não termos animais com vozes de humanos, apenas fazendo suas coisas "naturalmente" e envolvendo nas suas disputas alimentícias, claro que com alguns floreios para termos uma ficção, mas por bem pouco não temos um documentário sobre formigas e a busca pelo açúcar sagrado de cada dia. Recomendo ele para todos que gostem de uma animação bem feita, onde o 3D foi bem empregado para dar imersão, mas como disse, talvez a criançada canse por não ter nada que acabe envolvendo elas. Bem é isso pessoal, encerro aqui a semana cinematográfica, mas na quinta já estarei de volta com mais estreias, então abraços e até breve.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...