Os Pinguins de Madagascar em 3D

1/10/2015 01:09:00 PM |

Dreamworks, quem te viu e quem te vê!!! Digo isso, pois era a empresa que até criava boas animações para concorrer com a Pixar, mas hoje está num nível tão alto das produções, com sacadas tão geniais para agradar tanto as crianças, que sempre é o público-alvo das animações, quanto os pais que vão levar os pequenos. E com "Os Pinguins de Madagascar", o misto de sacadas bem trabalhadas para fazer rir de uma maneira perfeita e sem abusos é incrível, que aliado à uma dublagem perfeita e bem colocada, acabou transformando o filme em uma das animações mais divertidas dos últimos anos, adequando os longas de onde surgiram bem pontuados para não ficar nada artificial e ainda assim dando boas nuances novas para quem não assistiu também aos desenhos na TV. Ou seja, perfeito para todas as idades e estilos.

O filme nos mostra que Capitão, Kowalski, Rico e Recruta vão nos mostrar os segredos dos mais adoráveis e misteriosos pinguins do mundo da espionagem, além de juntar forças com uma agência de espiões, a Vento do Norte, liderada pelo Agente Secreto para impedir que o vilão Dr. Otavius Brine consiga dominar o mundo.

O roteiro foi bem moldado para trabalhar tanto o lado investigativo dos pinguins como também o que o público mais gosta, o divertido, pois são raras as cenas que não nos pegamos rindo das situações em que os personagens se metem ou do contexto que os diálogos acabam tomando, claro que na adaptação para a dublagem nacional mudaram muita coisa para trejeitos nossos, mas felizmente acabou caindo muito bem na trama e em momento algum soou superficial. O diretor Eric Darnell já está quase sendo comparado com Peter Jackson, que é o rei da Nova Zelândia e da Terra Média, e aqui Darnell já é rei de Madagascar, com 4 filmes tão bem trabalhados, já sabe até onde colocar cada ponta de cenografia aonde quer, e junto de Simon J. Smith que também se deu bem em "Bee Movie", acabaram trabalhando numa parceria ímpar para que cada ato do filme fosse único e ao mesmo tempo contivesse a história toda, então conseguimos observar o filme com diversas gags individuais bem montadas, o que é raríssimo em animações, e o filme continuou sua linhagem sem errar em nada, tendo conteúdo e não sendo apenas um nicho dos outros três longas da série "Madagascar" e muito menos uma extensão da série da Nickelodeon, ou seja, vida própria para eles, que com muita certeza deve vir algumas continuações.

Um fator bem interessante na modelagem e na interpretação da dublagem dos personagens é que todos conseguiram ganhar carismas próprios, inclusive o vilão da trama, e isso é bem bacana de ver, pois acabamos torcendo para todos conseguirem o que almejam e assimilando bem cada fator isolado nos divertimos com cada detalhe único de expressão que tiveram cuidado em fazer. Claro que o quarteto principal é destacado e faz as coisas ficarem mais interessantes a cada momento, mas tanto o quarteto do Vento do Norte como os polvos do vilão possuem boas nuances e sintonia geral entre tudo o que está acontecendo. Particularmente adoro o Capitão, tanto nos momentos divertidos dele quanto nos mais sérios, e sem dar spoilers mas suas cenas antes de entrar no submarino do vilão estão perfeitas. Como disse a dublagem nacional mandou muito bem e fez um filme perfeito no quesito interpretativo, e também já falei isso, mas só animações pra valer a pena ver dublado. Claro que quero algum dia ainda ter a oportunidade de ver o longa legendado, afinal temos Benedict Cumberbatch, John Malkovich, Chris Miller, entre outros grandes nomes, mandando ver na dublagem original, então deve estar também muito bacana.

Embora tenhamos nossos protagonistas com apenas 4 cores, o longa é extremamente colorido e cheio de coisas espalhadas pelo cenário para quem quiser brincar de ache o detalhe passar horas fuçando no filme, e claro, com toda a colorização agradar o público-alvo infantil para que não canse nas cenas aonde tem mais diálogos, e é muito bacana ir nas salas lotadas de crianças, pois ficamos ouvindo os pequenos dialogando com os personagens. A concepção visual foi muito bem trabalhada para ligar todos os filmes e moldar os personagens seguindo uma tridimensionalidade interessante tanto para os personagens como para a cenografia, e isso mostra o quanto as equipes de arte digital têm crescido e entrado em outros patamares, inclusive nas animações. Claro que quem desejar muitos objetos voando para fora da tela e perspectivas imensas ao pagar mais caro pelas salas 3D, talvez saia um pouco desapontado, já que em muitos momentos dá até para tirar o óculos e ver pequenos borrões na tela, mas nada que atrapalhe a visão do que está acontecendo, ou seja, o efeito funcionou mais na modelagem para que os personagens fossem algo mais "pegáveis" do que no contexto que valesse pagar mais caro, então como sempre digo, quem quiser economizar pode assistir nas salas tradicionais que não vai perder nada.

Tirando a música final que fica na mente, senti falta de mais canções para trabalhar o filme, mas nem por isso temos poucas trilhas sonoras encaixando bem na trama, na cena de perseguição por Veneza foi o ápice máximo de como uma trilha pode vir a fazer parte da trama de maneira genial, e isso funcionou em diversos momentos da trama.

Enfim, é uma das animações que mais ri nos últimos tempos, valendo demais assistir nos cinemas, claro que o 3D poderia ser mais forte, e como sou um defensor de que se não é necessário usar, não use, torço para que em breve somente os filmes que tiverem o efeito servindo bem saia assim nos cinemas. Recomendo o longa para todos sem exceção, desde o mais pequeno vai se divertir até o mais velho vai rir muito das piadas, então fica a dica das pré-estreias pagas que estão rolando e para a estreia na próxima quinta. Fico por aqui nessa semana cinematográfica, para uma folguinha ao menos, mas volto em breve com mais estreias e posts por aqui, então abraços e até mais pessoal.


1 comentários:

Anônimo disse...

Muito Bom Gostei Muito :)

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...