Corda Bamba - História de uma Menina Equilibrista

5/05/2014 09:18:00 PM |

Some a magia do circo junto da inocência de uma criança mais o equilíbrio que devemos ter frente a algum problema e tenha como resultado o que podemos considerar como o mote do filme "Corda Bamba - História de uma Menina Equilibrista". Porém o que poderia ser algo bem adocicado e infantil, passa a recair sobre a melancolia da garota e com isso somos levados a um mundo imaginário onde suas lembranças não são tão agradáveis fazendo com que esse mundo de magia desabe para a realidade onde algo bom não ocorreu.

O filme nos mostra que Maria é uma menina de dez anos que nasceu no circo, filha de equilibristas, e que precisa lidar com uma difícil passagem em sua vida. Ela vai morar com a avó, na cidade, e não consegue lembrar de seu passado. Da janela do seu quarto, ela atravessa sobre uma corda bamba para a dimensão do imaginário, onde irá recuperar sua memória e encontrar a possibilidade de seguir adiante.

O tema em si é belíssimo e agrada por vivenciar texturas, cenografias e recai com muita vida para a garota em seu momento de lembranças, e o diretor e roteirista estreante Eduardo Goldenstein trabalhou esse imaginário de uma forma bem interessante, colocando ao mesmo tempo a fantasia e a melancolia da garota para criar os elementos de seu drama, e com isso, os planos incorrem para uma vertente mais abrangente que não fica lúdica, mas permeia entre o real e a tentativa da garota para lembrar do seu passado que tentou apagar. Com esse misto diferenciado, ele apaga a magia sem recorrer de clichês cômicos, como a maioria faria, e acaba apelando para o drama do absurdo, que não é fácil de ser interpretado. E assim um filme que aparentava ser infantil, e até alguns pais acabaram levando crianças para a sessão, acaba triste e com alguns até chorando no final.

O trabalho dos atores foi um ponto de interrogação na trama, pois controlar uma criança para que mantenha o semblante sempre apático frente a tudo que ocorre é algo dificílimo, e a jovem Bia Goldenstein estreia no cinema conseguindo fazer isso em alguns momentos, mas nem todos, o que acaba não desmerecendo sua atuação que com certeza agradou em muito o pai diretor que em princípio era contra a filha atuar no longa. O humorista Cláudio Mendes agrada pela ternura que passa para a protagonista e poderia ter sido mais presente na trama, afinal seu personagem é algo icônico nos circos mambembes. As bobeiras de Augusto Madeira mantém demais o tradicional e poderia ter sido mais irreverente para chamar atenção em suas poucas cenas, mas acaba saindo como o tradicional animador de festa infantil ruim. Enquanto Stella Freitas em certos momentos nos remete à bruxa de "João e Maria" e forçou um pouco sua expressão, há certos momentos que sua atuação é interessante para o momento, porém poderia ter soado menos falsa na maioria das cenas, evitando certos trejeitos. Os pais Gustavo Falcão e Georgiana Góes são tradicionais pessoas de circo e aparecem tão pouco que seus diálogos até são importantes para a trama, mas acabam nem valendo destacar nenhum ponto de sua atuação.

A direção de arte optou por elementos bem coloridos nos sonhos, o que acabou diferenciando bem a trama, e agradando bastante em número de alegorias, referenciando cada ato por algo simbólico e nos orientando para que rumo seguirá o filme. A fotografia está baseada em pontos de destaque, para que o foco não destoe de onde o diretor quer que olhemos, e isso ficou bacana de ver, pois acaba ficando no estilo bem circense.

Enfim, um filme nacional bem interessante que agrada pelos simbolismos que nos é mostrado e só é uma pena que seja de tão fácil descoberta do que ocorreu, pois se fosse algo mais surpreendente como aparenta em certo momento do filme, acabaria agradando bem mais. Bem é isso pessoal o que tenho de falar dele, acabo recomendando o primeiro longa do diretor para todos, e quem sabe no próximo corrija alguns detalhes e agrade mais, fico por aqui agora, mas daqui a pouco tem mais uma sessão para conferir do "Festival SESC Melhores Filmes - Circuito 2014", então abraços e até breve.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...