Marina Abramović: Artista Presente

5/03/2014 09:23:00 PM |

É interessante quando paramos para observar uma obra da qual não sabemos o que será mostrado, pois isso nos leva a refletir para chegar a conclusões nítidas dos sentimentos que um filme, um quadro ou uma peça pode nos transmitir. O que o documentário "Marina Abramović: Artista Presente" nos apresenta nada mais é que o último trabalho de uma artista irreverente e que ao montar uma exposição dos seus principais trabalhos, resolveu inovar ao estar presente sentada fronte aos seus espectadores por 15 minutos cada um. E essa janela ou espelhos de sentimentos que ela transmite para aquele momento com o espectador é algo único, que emociona e entretém de uma forma ímpar e que mesmo não sendo uma obra de ficção nos leva a pensar de inúmeras maneiras os sentimentos que nos agrada ao mesmo tempo nos intimida, e porque não dizer que até nos choca com o que é mostrado.

O filme nos mostra que Marina Abramović é um dos nomes mais respeitados na arte da performance, testando os limites de sua resistência física e mental. Em 2010, o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) organizou uma grande retrospectiva da sua obra. A artista, não só relembrou obras passadas, como decidir realizar uma nova performance pela qual interagiu intensamente com o público durante três meses.

Poderia dizer muito sobre as obras estranhas e ser polêmico, mas o que prefiro dizer é que o filme vale mais a pena ser assistido e que cada um tire suas conclusões reflexivas, mas a artista é tão boa sozinha que adentra às nossas profundezas mais íntimas colocando cada um que se senta na cadeira a sua frente, isso inclui todos espectadores do cinema, num momento único inimaginável de percepção da vida e do momento como um todo. Ou seja, uma obra perfeitamente única para se experimentar, ficando frente a frente com alguém apenas se observando olhos nos olhos sem mover qualquer outro músculo que não seja da face, e assim conhecer mais quem está ali para ser observado.

O experimento mostrou-se tão forte que formaram filas para ver a artista, e se testar frente a ela, da mesma forma que acontecem em show, cujo o público deseja ficar frente a um ídolo, que sequer nem vai passar um olhar mais forte para a pessoa, mas que também está ali para lhe testar seus sentimentos ao achar que ele está lhe vendo.

Enfim, falei até demais do que senti, e recomendo muito que todos que puder assista ao filme e também faça o teste com alguém, pois vale a pena, na sala onde assisti tiveram inúmeras pessoas chorando, rindo e saindo da sessão bem felizes com o que viram, ou seja vale a pena. E assim iniciamos o "Festival SESC Melhores Filmes - Circuito 2014" com algo sensacionalmente perfeito e espero que todos sejam tão bons quanto esse para ficar bem feliz. É isso pessoal, fico por aqui agora, mas tem mais um para conferir hoje, então abraços e até daqui a pouco.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...