Rota de Fuga

10/13/2013 01:28:00 AM |

É sempre divertido na semana das crianças ver nossos astros de infância em ação, e claro que não perderia por nada a estreia de "Rota de Fuga" que conta com os dois nomes que praticamente assistia todas as semanas em alguma sessão na TV quando moleque. A única coisa que não pensei é que veria um filme tão bom dos dois juntos, pois "Mercenários" é mais comédia do que ação, e aqui felizmente temos todo um plano maquinado pela cabeça de Stallone a mil que conta com a ajuda do grande e velho Schwarzenegger. E aliado a toda ação/suspense que o filme cria como clima, ainda conta com diversos bons diálogos misturados de cadeia com piadas muito divertidas entre os protagonistas

O filme nos mostra que Ray Breslin é a maior autoridade em presídios de segurança máxima do mundo. Após analisar diversas prisões norte-americanas, ele desenvolve um modelo à prova de fugas. Quando recebe uma nova missão, Ray é enviado para a instalação secreta mais segura do mundo, mas é traído e abandonado por lá. Para sobreviver, ele precisa encontrar uma maneira que permita sua fuga. Sua única chance é se unir a Rottmayer, preso que está sendo pressionado para revelar o paradeiro de um chefão do crime internacional.

O intrigante da trama é adentrar a mente extremamente imaginativa dos roteiristas que com muita certeza assistiram a diversos episódios de séries sobre prisões ou estiveram realmente presos, pois dificilmente teríamos tantos detalhes de cada prisão por onde passou o protagonista. E com isso fica interessante logo na primeira cena saber como ele saiu de lá no melhor estilo Mister M das prisões, e logo na sequência ao ser preso num presidio completamente baseado em suas teorias anti fuga foi criado um misto de suspense que poucos filmes classificados nesse gênero conseguiram obter o mesmo resultado. Claro que isso também se deve muito à Mikael Håfström que conduz uma direção eficiente deixando os dois astros bem soltos para fazerem o que sabem de melhor e colocando um antagonista da melhor estirpe para maltratar e muito todos. Os planos de câmera escolhidos pelo diretor faz o filme ter um ritmo denso, mas ao mesmo tempo bem dinâmico.

Falar de atuações num filme desse é praticamente uma heresia, já que todos dominam muito bem a arte dramática e são feras em dar tiros, socos e tudo mais que se necessite num bom filme sobre fuga de prisão, mas vamos lá. Sylvester Stallone com sua voz rouca, utiliza mais sua mente e seus diálogos num filme que demonstra ter uma habilidade ímpar tanto para se meter em confusão quanto para ser um gênio dos negócios em segurança, e sua perspicácia para colocar os diálogos a seu favor, utilizando boas deixas de gangues e piadas que faz com tudo ao seu redor é um show a parte. Arnold Schwarzenegger depois que largou o governo resolveu trabalhar e muito nos cinemas, tanto que a quantidade de filmes que está envolvido só tem subido diariamente, e o mais incrível é que ele ainda faz muito bem o que sabe fazer que é brigar, ter um close perfeito e tem melhorado cada vez mais seus diálogos de forma precisa para não cair nos clichés dos personagens que já fez, apesar da cena em que pega uma metralhadora imensa e aí seu Exterminador volta à ação. Agora o azarão da trama se chama Jim Caviezel, que passou um período evaporado dos cinemas, mas se voltar com metade do gás que fez nesse filme está 100% perdoado do sumiço, pois ele simplesmente detona como antagonista, fazendo os dois protagonistas e mais qualquer um que estiver em sua frente sofrer duras penas regadas a muitos socos, pontapés, choques e tudo mais que tiver direito, sempre trabalhando seus diálogos com muito sarcasmo e aliando os pensamentos mais maquiavélicos possíveis. Dos demais atores todos fazem boas cenas, mas sempre auxiliando algum dos personagens principais, destacando alguns momentos de Faran Tahir, Vinnie Jones e Curtis "50 Cent" Jackson que souberam mostrar bem seus trejeitos para a câmera quando estiveram em foco.

Além de excelentes atuações, o filme conta com uma direção de arte minuciosa e precisa para construir um presídio inovador e impressionante, pois mesmo sendo de uma simplicidade por não conter tantos elementos cênicos, é toda trabalhada em artefatos e celas tecnológicas como cubos de vidro, além de solitárias com luzes fritantes e claro com a maior surpresa de todas ao descobrir onde está localizada. E o incrível é que a fotografia soube trabalhar com luzes bem claras, o que acaba sendo bem diferente, pois suspenses e tramas policiais costumam utilizar mais tons escuros.

Portanto é mais um ótimo exemplar que estreou nesse final de semana e deve ser conferido por todos que gostem de uma boa trama divertida e cheia de mistérios. Agrada bastante por colocar os atores livres tanto para piadas, como para fazerem uma boa dramaticidade num filme tenso e cheio de surpresas numa ação de ritmo interessante. Recomendo com certeza o filme para todos, e agora vamos aguardar o que a dupla terá para nos mostrar em "Mercenários 3". Fico aqui, mas nesse domingão ainda irei conferir pelo menos mais um filme e quem sabe pode surgir até dois posts aqui no site, então boa noite, abraços e até breve pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...