Os Belos Dias

10/18/2013 12:44:00 AM |

Alguns filmes conseguem ser tocantes mais pelo tema do que pela exibição em si, e "Os Belos Dias" é um grande exemplar disso. Sou desses que é super a favor de grupos de terceira idade, onde a maioria dos velhinhos e aposentados conseguem novamente ter vitalidade para fazer coisas que não costumavam fazer em sua fase adulta, e a beleza que o longa consegue mostrar mesmo fugindo em alguns momentos para o teor sexual é algo impressionante e bonito de se ver, a única coisa que penou um pouco foi o longa ficar somente nisso, sem ter uma proposta vital ou alguma reviravolta que desse tino para que a trama deslanchasse. E isso acabou deixando ele light demais como algo que se assiste e fica por isso mesmo.

O filme nos mostra que quando decide se aposentar, Caroline não sabe muito bem como ocupar o seu tempo. Ele pensa em viajar, pensa em conhecer novas pessoas... Até encontrar o jovem Julien, com quem passa uma ótima tarde. Apesar da diferença de idade, os dois iniciam uma relação amorosa. Mas Caroline é casada, e seu marido Philippe vai fazer o que for necessário para recuperar sua esposa.

O mais engraçado é ver que se seguissem a sinopse a risca, o longa poderia alçar um voo mais interessante, pois se o marido fosse realmente pra briga acabaria tendo motivos e tudo mais, mas essa sua busca para recuperar ela é muito fraca dentro do que a diretora se propôs a mostrar, pois acredito que ela tentou mostrar algo mais pessoal seu para do que uma narrativa mais cinematográfica mesmo. Mas não pense que por ter essa levada mais caliente entre idades, o filme fique agitado, muito pelo contrário, temos algo tão calmo e romântico que até assusta um pouco. E essa calmaria toda, mesmo com a "reviravolta" moralista que acontece no aeroporto acaba deixando o filme meio oco de situações.

A atriz Fanny Ardant consegue ser tão aberta na sua interpretação que mesmo nos seus momentos mais tristes e pensativos de sua aposentadoria, ainda ficamos na dúvida se ela poderia sair da depressão, e acho isso bacana numa atriz, que é não se revelar facilmente, mas poderia ao tomar uma vertente mais alegre ter mantido ela até o fim, que acabou destoando um pouco, principalmente pelo pulo de visual da cena anterior à cena final. Patrick Chesnais faz um personagem que poderia ser a alma do filme, mas ou por opção da diretora, ou por não ter se jogado de frente no roteiro, acaba ficando bem mediano em todos os diálogos e acaba ficando morno demais de atitudes expressivas, o que é uma pena. Laurent Lafitte também é outro que não mostra o estilo de ator que é, ficando no meio termo de galã de "Malhação" e pegador de velhinhas da novela das nove, e isso acabou mudando demais a proposta geral que imaginava do filme, então ele tem boas cantadas, mas fica sem expressividade na maior parte das cenas, ficando também bem vazio. Dos demais vale destacar o grande elenco de velhinhos que souberam dominar todas as cenas em que aparecem.

Um grande ponto do filme está no visual praiano que conseguiu dar uma nuance de mudanças sempre a vista, e claro nos lugares onde o casal acaba se enrolando no clube de idosos, que possui várias alegorias interessantes de serem observadas. Além claro de tudo que é mostrado no clube, onde tentam passar a felicidade que sentem com os cursos apresentados pros velhinhos. A fotografia usou uma abertura bem bacana evitando tantos planos fechados, valorizando a arte cênica que foi trabalhada, e com cores bem calmas mas sempre claras e vivas, conseguiu trabalhar o filme de forma bem leve e gostosa de ver sem se preocupar com nada.

Enfim, diria que é mais como um passatempo de relaxamento assistir esse longa do que como algum filme que tivesse alguma relevância pro cinema mundial. Assisti ele confortavelmente deitado em uma das poltronas da sala VIP do Cinépolis, então sai tão relaxado como se tivesse passado horas escutando uma canção calma, e olha que o filme nem tem canções tão zen. Recomendo ver dessa forma, como um relaxamento e vendo que não tem idade para acontecer uma paixão fogosa, e reacender outra antiga. Sendo assim, encerro a semana cinematográfica deixando um filme somente pra trás que tentarei ver nessa que inicia nessa sexta, apesar do horário ter ficado horrível, mas tentarei. Então abraços e até mais tarde com o primeiro filme já dessa nova semana.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...