Monstros SA em 3D

2/20/2013 11:51:00 PM |

Como a maioria sabe, gosto bastante de animações. Porém antigamente, antes de me viciar em filmes, não costumava ir tão frequentemente aos cinemas. Então só havia assistido "Monstros SA" em casa e não havia comprovado a magnitude dos detalhes desse lindo filme que a Disney/Pixar criou, onde a história primorosa por trás é apenas um pedaço de tanto visual bem criado que temos numa animação perfeita.

A história nos mostra que em Monstrópolis, uma próspera cidade-empresa habitada por monstros de todos os tipos e tamanhos, o adorável Sullivan e seu desastrado melhor amigo Mike Wazowski formam a melhor equipe de sustos da Monstros S. A., a maior fábrica de processamento de gritos. A principal fonte de energia no mundo dos monstros são os gritos de crianças humanas - e a Monstros S. A.conta com uma equipe de elite responsável por conseguir estes preciosos recursos naturais. Consideradas tóxicas pelos monstros, as crianças são proibidas de entrar em Monstrópolis. Porém, quando uma garotinha chamada Bu segue Sullivan sem querer até o mundo dele, acaba arriscando a carreira do monstro e transforma a vida dele em uma grande confusão. Os amigos Mike e Sullivan tentam de tudo para reparar o erro e levar Bu de volta para casa. Mas, quando os três encontram uma série de inesperadas complicações, eles acabam se envolvendo em uma trama que os coloca frente a mistérios que nunca tinham imaginado.

O clima que a história consegue nos mostrar por trás da singeleza que Bu enxerga nos monstros é algo que nos transforma, mostrando que quando tínhamos mais pureza em acreditar em monstros e não termos sido tão deturpados por crueldades da sociedade que nem ligamos mais para coisas sobrenaturais, era uma época excelente que quando crescemos acabamos apagando de nossas mentes. E tudo isso que o roteiro pode nos mostrar aliado sempre a uma alegria impar que os filmes animados possuem, o filme desmancha de uma maneira tão gostosa que nem me lembrava de como esse filme era tão maravilhoso. Além disso, o trabalho de composição dos personagens e texturas que temos em cada um, principalmente em Sullivan é impressionante e acaba que na tela grande mesmo sendo um 3D não muito potente acaba nos dando vontade de alisar os pelos do "gatinho" como a garotinha costuma chamar nosso mostrengo.

A dublagem dos personagens é outro ponto bem bacana de se ver, pois colocaram tantos trejeitos brasileiros neles que acredito que vendo os personagens na versão original não me convenceria. Como falei acima, os personagens acabam tendo tantas características bem desenhadas que cada movimento na tela grande nos impressiona, e as brincadeiras nos créditos acabam divertindo ainda mais fazendo parecer que os próprios monstros gravaram o filme. Os protagonistas claro são os que mais marcam presença, e eles possuem tanto carisma que acabamos interagindo mais do que imaginamos com Mike, Sullivan, Bu e até mesmo com o vilão Randal.

A criação cênica é outro ponto muito interessante de se observar nesse filme, pois na época em que foi lançado originalmente, não tínhamos tantos detalhes em animações, e aqui tudo já tinha profundidade, ambientação e características de cada lugar que estão, fazendo com que saibamos de tudo sem precisar que nos seja dito, ou seja, escrito em legendas na tela. A cena que se passa nas portas é a que acabou tendo mais relevância para o recurso de 3D, pois tirando ela, o filme anteriormente já possuía uma boa tridimensionalidade e não necessitaria tanto do recurso tecnológico atual.

Enfim, o filme valeu ser revisto, principalmente por ser agora numa telona grande, já que está numa das maiores salas daqui, mas o preço do 3D pode pesar um pouco visto que o recurso foi muito pouco usado nessa versão. Como não tivemos estreias nessa semana por aqui, foi o que sobrou para conferirmos e acaba sendo uma opção para levar a criançada, apesar de que duvido que exista alguma criança que não tenha já assistido o longa na TV ou em vídeo. Como filme valeria a nota 10 por tudo que apresenta, mas assim como estou usando de rigor nas versões tridimensionais que estão lançando dos filmes da Disney, vou retirar alguns pontos por não cumprirem com a propaganda de um monstruoso 3D e ficamos no aguardo do "Universidade Monstros" em Junho. Fico por aqui hoje, mas já recebi a programação para a próxima semana e teremos muitos posts por aqui, já começando nessa quinta, então aguardem. Então abraços e até mais pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...