Cirque du Soleil: Outros Mundos em 3D

2/22/2013 09:23:00 PM |

É impressionante o poder que a magia do circo consegue nos transmitir seja ela ao vivo ou passada através de uma história no cinema. O que vemos em "Cirque du Soleil: Outros Mundos" é algo que somente como diz no poster dois visionários conseguiriam retratar nas telas do cinema, filmando apenas algumas partes novas e juntando outros espetáculos tão maravilhosos quanto que ainda não haviam sido lançados no formato de filme. E essa magnitude aliada à tecnologia 3D e as câmeras muito bem posicionadas, acabam nos colocando praticamente dentro do espetáculo de forma que podemos ver detalhes de cada número que é exibido costurando a história. Assim como ver uma apresentação de dança ou até mesmo um filme, o que nos é apresentado é algo que temos de degustar e não apenas assistir.

A história por trás do filme é a de um jovem casal que está separado tendo de viajar através de mundos surpreendentes e repletos de sonhos do Cirque du Soleil para se encontrar, enquanto as plateias experimentam a imersiva tecnologia 3D que lhes permitirá saltar, sobrevoar, nadar e dançar com os artistas.

Não digo que ver um espetáculo ao vivo do Cirque seja algo maravilhoso também, pois podemos talvez sentir a emoção da plateia, mas o que o diretor Andrew Adamson("As Crônicas de Nárnia","Shrek", entre outros) escreveu para unir todos os espetáculos novos do grupo:"O","KÀ", "Mystère", "Viva ELVIS", "CRISS ANGEL Believe", "Zumanity" e "The Beatles LOVE", aliado à tecnologia e produção do maluco James Cameron é algo de encher os olhos e viajar com tanta beleza, fazendo com que saiamos do cinema maravilhados com o que vimos querendo viajar muito mais por tudo que foi mostrado. Os voos dos artistas, diferentemente do que acontece numa apresentação ao vivo, parecem estar acontecendo diante dos nossos olhos e quem já assistiu a pelo menos um espetáculo do Cirque, seja ao vivo ou via DVD sabe que o que eles fazem é totalmente impressionante, ainda mais com a câmera colocada rente aos artistas. Alguns dos espetáculos são facilmente identificados pelos personagens e pelas canções, mas acaba sendo tão dinâmico a intercalação que o diretor soube fazer que podemos dizer que "Outros Mundos" é um novo espetáculo completo do Cirque du Soleil.

Os dois protagonistas Erica Linz e Igor Zaripov não são carismáticos, durante a maior parte do espetáculo, o que se não fosse a beleza de tudo que ocorre poderia atrapalhar e muito o longa, porém sua cena final ocorre de uma forma tão linda com o cenário do espetáculo "O" ao fundo que esquecemos tudo de ruim que fizeram no quesito atuação para se maravilhar com a sua performance de cordas aéreas. Outros pontos bem bonitos e emocionantes de se ver está na roda da morte e nas danças coreografadas na água, além claro de todos os demais números aéreos que sempre nos impressionam.

Falar da cenografia que o longa possui é praticamente ficar babando ovo para tudo, pois conseguem aliar minuciosos figurinos com cenários imensos que se movem para cima e para baixo, juntando água, luz, fogos de artifício, fumaça e tudo mais que não se espera para ficarmos admirando e até muitas vezes nos perdendo por ele e esquecendo do número que está ocorrendo na frente dos nossos olhos.

A trilha sonora dos espetáculos é outro ponto que agrada e muito,  ela ajuda a entrar tanto no clima que o circo quer passar quanto no contexto visual do filme, além claro de nos remeter principalmente aos dois espetáculos "Viva Elvis" e "The Beatles Love" com suas canções tradicionais. A música composta especialmente para o filme é outro deslumbre que com certeza quero ter em minha playlist para ficar ouvindo inúmeras vezes.

Enfim, poderia passar horas falando sobre o longa e recomendando cada parte, mas prefiro recomendar que vocês assistam e se deslumbrem também com tudo. Quem não for muito fã de espetáculos de dança, circo ou musicais, talvez ache o longa um pouco monótono e lento, mas como temos de observar o contexto por trás de cada ato, tudo acaba nos encantando. Bem é isso pessoal, fico por aqui agora, mas daqui a pouco tem mais aqui no blog, pois já estou indo para outra sessão. Abraços e até daqui a pouco.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...