Um Conto Chinês

9/27/2011 11:21:00 PM |

Olha, o cinema argentino vem fazendo um fã por aqui, depois que vi "O Segredo dos seus Olhos", comecei a ver as produções desse país de uma outra forma, e hoje após assistir "Um Conto Chinês", falo de boca cheia, que filme maravilhoso, uma comédia tão sublime que sem necessitar forçar nem um pingo consegue fazer uma sala inteira rir e sair feliz com o que viu.

O filme nos mostra Roberto, um veterano da Guerra das Malvinas que vive recluso em sua casa há vinte anos e coleciona manias. Mas esta história é também de Jun, um chinês que apareceu na vida de Roberto depois de ser roubado e arremessado de um taxi em Buenos Aires. Roberto não fala chinês e Jun não fala espanhol. Roberto procura o isolamento e Jun, um tio, seu único parente vivo. Apesar das diferenças e dificuldades Roberto e Jun descobrirão o real motivo deste encontro inusitado: uma vaca que caiu do céu.

Vocês não estão loucos, estão vendo uma vaca no poster, e também na sinopse do longa,  o inicio do filme pode parecer confuso com a vaca caindo e acontecendo uma tragédia(baseado em uma história real), mas ao final você irá entender perfeitamente, e nas cenas de crédito aparece a notícia real para dar embasamento ao longa. Porém a história da vaca, até é boa, e vai emocionar mais ao fim, porém o debulhamento está na distância linguística entre os protagonistas, pare e pense você sem saber falar o idioma de um pais (absolutamente nada), e ser roubado e arremessado de um taxi, eu ficaria maluco no mínimo. E o longa trata essa história de forma sublime e cômica, de uma forma deliciosa de ver.

Da parte de atuação, Ricardo Darin é um ator que detona, desde "Segredo dos seus Olhos" já curti ele, agora estou louco para ver "Abutres" que falaram que sua atuação também está memorável, então seja nos momentos mais durões, como nos feitios cômicos, ele agrada desde a primeira cena com sua mania de contar parafusos, até o momento final emotivo. Ignacio Huang poderia ser melhor, mas acredito que ficaria com as mesmas expressões de espanto ao passar pelo que aconteceu com ele. Apenas os coadjuvantes da embaixada que jogaria no lixo, pois vai ser mal interpretado assim lá na Argentina(não sei os nomes dos atores, mas com certeza foram jogados lá apenas).

Da parte técnica, não é nada monstruoso, poderia até ter economizado um pouco na cena de guerra que ok, serve para mostrar que Roberto é um ex-militar, mas apenas o jornal serviria, mas tudo simplesinho já estava me agradando mais, porém como sempre falo: Antes simples bem feito, que megaprodução jogada (adoro megaproduções, mas não peque em nada, senão apenas um furo estraga e joga tudo fora). E nessa toada leve o filme é tão gostoso de assistir que veria novamente sem problema algum.

As trilhas estão todas no ponto, não atrapalhando falas e nem destoando da trama leve que tem de se manter, fora que elas ajudam na sonoridade cômica que pede em diversos momentos. Excelente.

Em resumo, pelo cartaz já fala tudo que mais de 1 milhão de argentinos assistiu o longa, e creio que no mundo todo deva ser bem visto, pois é ótimo, altamente recomendado e vale completamente o ingresso. Claro se você quer uma comédia das tradicionais não será aqui que irá ver, pois aqui você terá algo singelo, e mostrando que o que pode ser uma bizarrice aqui para você, pode ser comum em outra cultura. Fico pora aqui, amanhã tem mais. Abraços.


5 comentários:

Cinemarco Críticas disse...

Esse aê é bom! Eu também tenho me deparado com boas obras argentinas, sempre surpreendentes. A maior de todas, realmente considero o sufocante thriller de O Segredo de Seus Olhos. Mas ainda cito o próprio Um Conto Chinês, XXY, Sem Retorno e O Cachorro.

Fica a dica. :)

Fernando Coelho disse...

Olá novamente Cinemarco, o Segredo ainda é imbatível, é a surpresa das surpresas, por mim competiria cabeça a cabeça se tivesse entre os melhores filmes e não apenas entre os estrangeiros. XXY vi em casa, muito bacana também, os outros dois ainda não conferi, vou ver se alugo, valeu pelas dicas. Confesso que o começo do Conto Chinês, ao cair a vaca eu falei, tão brincando comigo, vai ser um lixo isso, mas a continuidade é surpreendente. Valeu o comentário aqui. Abraços.

Rogerio_ruts disse...

Eu achei o filme apenas razoável

Tato Mansano disse...

1 milhão de argentinos #NatalDoCoelho

Leonardo Coelho Negri disse...

1 milhão de argentinos #NatalDoCoelho

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...