Apollo 18

9/04/2011 07:32:00 PM |

Como já falei muitas vezes aqui, adoro ser surpreendido por filmes que pelo trailer eu não dou nem um centavo do ingresso, e ao assistir chego em casa na maior empolgação para escrever sobre ele. "Apollo 18" é mais um exemplo claro disso, um filme com baixíssimo orçamento que assim como "Atividade Paranormal" usa dos mesmos recursos, de "parecer" algo feito em casa, a partir de filmagens não autorizadas e mostrar algo que tenha ocorrido e só porque as câmeras estavam filmando acidentalmente estamos mostrando. Ótima premissa escolhida.

O filme nos mostra que oficialmente, a Apollo 17, lançada em 17 de dezembro de 1972, foi a última missão à Lua divulgada. Mas, um ano depois, dois astronautas americanos foram enviados para lá em uma missão secreta, financiada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O que você está prestes a ver são imagens reais que eles fizeram durante a missão Apollo 18. Enquanto a NASA nega a sua autenticidade, outros acreditam que essa foi a verdadeira razão para o Homem nunca ter voltado à Lua.

O melhor desse longa que mesmo você já indo ao cinema com toda essa ladainha, agora não caímos mais em ser algo "real", mas mesmo assim o suspense colocado fica de uma forma tão natural que agrada, mesmo as imagens que estamos vendo estarem inteiramente corrompidas, sujas, com defeitos(claro quiseram tentar mostrar como algo recuperado), ai talvez esteja um pequeno furo de roteiro, ou não, mas não vou lotar de spoiler, pois esse filme quero opiniões diversas do pessoal.

Quanto da fotografia, como falei acima a imagem está degradada e cheia de defeitos "propositais", para manter o estilo que o longa pedia, e com isso, fora que um longa inteiro filmado em estúdio não temos paisagens para ver e isso é o interessante dele, nos deixa com claustrofobia em alguns momentos e tão apreensivos com o que está acontecendo que com certos "sustos" você realmente pula e vê que todos na sala de cinema(lotado por sinal, não esperava ver isso nesse filme) também se assustaram.

Da atuação, mesmo os atores se passando por oficiais normais, se vê um bom trabalho feito e mesmo não sendo tão conhecidos, passam bem pelo perigo e desespero de estarem sendo "vítimas" de alguma armação do governo americano.

Em suma, antes que eu acabe revelando coisas demais do filme, um ótimo suspense, bem feito, e assim como falei uma boa comparação com os "Atividade Paranormal", se você curte o estilo é bem possível que saia vibrando do cinema, caso contrário se não gostou do estilo nem vá ver que sairá decepcionado. Eu como sou um fã do gênero, fiquei muito feliz com o que vi, me assustei e recomendo. Por hoje é só, e amanhã tem mais por aqui. Abraços pessoal.


3 comentários:

Paulo Rogério disse...

Não conhecia este blog seu. Acho que pode ser mais uma fonte legal para críticas. Parabéns. O nome é bem criativo e seu texto é muito bom para quem não é jornalista. O texto não é nada cansativo. Trabalho com jornalismo no Espírito Santo.

Sucesso!

Abraço!

Fernando Coelho disse...

Olá Paulo, que bom que gostou do blog, obrigado mesmo, fico feliz pelas palavras. Quanto a não ser jornalista nem pretendo ser, fiz faculdade de Audiovisual justamente para trabalhar com filmes e entender sobre filmes, assim fica mais fácil criticar quando já se fez que nem no meu caso 9 filmes(em formato curta-metragem), pois como já falei algumas vezes aqui no blog sou contra críticos que apenas falam e nunca fizeram um filme na vida para saber como é o drama. Espero que volte sempre e comente por aqui. Abraços.

Anônimo disse...

Parabens, cara!
Muito imparcial seu blog.
Gosto do gênero ficção e sou meio perfeccionista, mas, há que se perceber, também há perfeição no imperfeito. Essas imperfeições propositais, às vezes, são o máximo. Pena que minha mulher não gosta do gênero: k,k,k,k,k...!Paciência!
Vou ver o filme!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...