Globoplay - O Contador de Cartas (The Card Counter)

7/21/2022 12:16:00 AM |

Costumo dizer que para um filme funcionar bem para o público geral ele tem de ter um bom ritmo como principal elemento, principalmente se for um longa que será exibido nas plataformas de streaming ou para locação, pois começou a cansar, se não for alguém que realmente precisa ver o filme por completo como tarefa, o botão do parar acaba brilhando no controle remoto, mesmo tendo um elenco incrível e algo que talvez chame a atenção. Comecei o texto de "O Contador de Cartas" dessa forma, pois o filme tem uma trama interessante, ficamos o tempo todo esperando ver aonde vai dar, quais os anseios dos protagonistas, mas não tem jeito, o resultado acaba sendo amarrado e estranho demais de torcer e se envolver, e isso é um pecado, pois o elenco é de primeiríssima linha, o diretor é premiado por ótimas obras, e o estilo tinha tudo para ir além, mas confesso que se não fosse escrever dele, talvez não acabaria, e digo mais, o final é daqueles que você vai falar "O que aconteceu mesmo? É só isso!", e assim sendo não posso afirmar se gostei ou não, ficando algo bem mediano de ver.

O longa conta a história de William Tell, um jogador de cartas e ex-militar que se propõe a treinar Cirk, um jovem em busca de vingança contra um inimigo mútuo de seu passado. Tell vê uma chance de redenção por meio de seu relacionamento com Cirk. Ganhando o apoio de La Linda, misteriosa financista de jogos de azar, ele leva o jovem para a estrada com o objetivo de vencer a World Series of Poker em Las Vegas. Mas manter Cirk no caminho certo será impossível, arrastando Tell de volta para a escuridão de seu passado.

Diria que o diretor e roteirista Paul Schrader quis trabalhar com dois gêneros em sua obra e acabou não acertando nenhum deles, pois a carga dramática e inteligente em cima dos jogos é bem marcante, e o fator suspense em cima do lado torturador do protagonista junto com a ideia fixa do garoto também chama a atenção, porém nenhum dos dois lados consegue atingir um ápice e o resultado acaba ficando meio frouxo no miolo, e até mesmo o final ficou parecendo que o diretor desistiu de ir mais além e optou por aquele plano desleixado das duas últimas cenas, que poderiam ser muito mais impactantes. Ou seja, é um texto razoável, inteligente e interessante, afinal os jogos de carta têm muito desse ar de conseguir analisar olhares, trejeitos e blefes para conseguir ganhar, mas faltou ele saber aonde melhor usar esses elementos no outro lado do filme, como por exemplo ali na cena do quarto do hotel com o garoto aonde dá o ultimato para ele, se usasse esse arquétipo o longa inteiro seria genial, mas não, e assim sendo falha consideravelmente.

Sobre as atuações, Oscar Isaac sempre trabalha bem demais seus personagens, colocando ares de introspecção tão marcantes que acaba sendo difícil não ficar curioso por tudo o que seu William vai desenvolver, e também colocou um pouquinho de loucura, dando umas nuances bem interessantes de acompanhar, e que claro merecia ter ido mais além. Fiquei meio na dúvida do que o personagem de Tye Sheridan queria desenvolver com sua personalidade, ou melhor, se ele entendeu a proposta do longa, pois pareceu ser apenas uma mala do protagonista que era levado de torneio a torneio, se expressando um pouco mais em algumas cenas, mas não dizendo realmente a que veio seu Cirk, e isso é muito ruim de ver em um ator tão bom. Dá mesma forma, o personagem de Willem Dafoe, Gordo, é quase um símbolo, aparecendo em alguns atos marcantes de flashback, mas as suas cenas no plano atual foram lastimáveis e bem bobas, o que não condiz com o ator que é. Tiffany Haddish até teve alguns atos bem desenvolvidos com sua La Linda, mas também não teve um ar muito fluido para que seus momentos fossem marcantes, e assim ficou em segundo plano na maior parte do filme. Quanto aos demais, se queriam destacar Alexander Barbara conseguiram, pois a todo momento seus seguidores gritando USA, USA, USA, olhamos para ele, e o jovem ator nem fez questão de trejeitos bem pontuados, então é decepcionante no quesito atuação mesmo.

Visualmente a trama até tem atos bem bacanas nos cassinos, mostrando a diversidade dos vários prédios espalhados pelo país, mas a grande sacada é mostrar o TOC do protagonista com os quartos dos motéis que fica, transformando quase que todos os quartos em prisões brancas com seus lençóis, o que é bem engraçado de ver, mas a base toda é em cima dos jogos, e claro da prisão nas cenas iniciais e nos flashbacks mostrando toda a violência dos interrogatórios, mostrando que a equipe de arte teve um bom trabalho nesse sentido ao menos do passado, pois o presente foram apenas conseguir muitos figurantes para os jogos.

Enfim, é um filme que tinha tudo para ir muito além, tem uma proposta bem interessante, mas não atingiu um ápice em praticamente nenhum momento, o que é uma pena, e sendo assim ficamos o filme todo esperando um algo a mais que não acontece. Ou seja, é o famoso mediano com cara boa, que no final nem lembraremos de ter visto algum dia. E assim sendo não recomendo ele, e fico por aqui, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...