Missão Resgate (The Ice Road)

12/10/2021 01:16:00 AM |

Diria que o novo longa de Liam Neeson tem tudo o que o público curte ver nas histórias que o colocam: perseguição, pancadaria e tensão, ao ponto que "Missão Resgate" acaba sendo um entretenimento cheio de situações bem falsas, mas que divertem bem dentro do que é proposto, criando todo um ambiente num lugar completamente frio e congelado, vendo as pessoas quase morrendo sem ar dentro de uma mina, e principalmente uma corrida de caminhões contra o tempo e contra algo a mais, ou seja, ação de primeira linha que só não é perfeita por um único motivo: passar desespero para o público, pois vemos tudo acontecendo, as situações tensas e intensas, mas parecendo ser super normal acontecer tudo daquela forma, e isso acaba pegando um pouco. Sendo assim é um bom filmão que vai divertir bastante quem gosta do estilo, mas certamente poderia ser muito mais com alguns simples detalhes como um cronômetro no canto rolando, o vilão sendo mais cruel e não tão bobo, ou até mesmo mais dinâmicas de tensão dentro da mina, que aí sim tudo ficaria mais forte e interessante, não sendo ruim de ver, mas poderia ser melhor.

A sinopse nos conta que após o desmoronamento de uma mina de diamantes, Mike, um experiente motorista de caminhão, é recrutado para liderar uma missão de resgate aparentemente impossível. Enfrentando baixas temperaturas e grandes tempestades, ele terá apenas 30 horas para transportar uma enorme carga sobre rios congelados e tentar salvar a vida dos mineradores soterrados.

O roteirista Jonathan Hensleigh dirigiu bem poucos filmes, mas escreveu grandes clássicos de ação que estão na memória do público há anos como "Armageddon" e "O Justiceiro", então era de se esperar que aqui em sua volta a dirigir depois de 10 anos fosse algo impactante pelo menos, e ele mostrou saber criar dinâmicas, pois o filme não desliza em momento algum, tendo cenas de grande impacto, cenas com situações fortes, e principalmente um roteiro digamos que convincente de alguém se aventurar numa ida por uma estrada da morte para salvar pessoas ganhando um bom dinheiro, outros por ter parentes e amigos na mina, e claro alguém que vai criar o caos, e assim toda a desenvoltura é bem armada e meio que abusada demais, mas que funciona. Porém diria que talvez nas mãos de um diretor de filmes mais tensos com uma experiência no estilo o longa iria impactar muito mais, pois os atores entrariam mais no clima e o filme chamaria muito mais atenção, afinal vemos tudo rolar e não estarmos afundando na cadeira com receio de algo ruim para os personagens, e isso é uma falha até que grave nesse estilo.

O que acho mais engraçado nas atuações é que Liam Neeson não é mais nenhum garotão, mas se entrega tanto para a ação com seus personagens, batendo, lutando, se jogando, encarando tudo como se fosse um garotão, e aqui seu Mike é bem imponente e cheio das artimanhas, tem diálogos fortes e até atos emotivos bem colocados, ao ponto que acaba funcionando muito bem do jeito que o público gosta de ver nos seus longas, virando claro uma marca do seu estilo, e assim acredito que mais da metade da sala hoje estava lá não pra ver "Missão Resgate", mas sim o filme do Liam Neeson. Benjamin Walker fez um Varnay irritante e cheio de entremeios, ao ponto que poderia até ter sido mais impactante com algumas cenas, para se tornar daqueles vilões que o público passaria a acreditar nas maldades, mas é apenas um capataz e assim ficou meio em cima do muro, mesmo fazendo bem seus atos. Amber Midthunder deu boas nuances para sua Tantoo, criando algumas cenas cheias de personalidade, trabalhando trejeitos fortes e até impactando na trama, mas faltou um pouco mais de emoção em seus atos para ficarem realmente críveis. Quando venderam o filme com o Laurence Fishburn junto de Liam Neeson pensei em algo marcante, cheio de imponência nos atos, mas seu Jim sai de cena tão no começo, e de uma forma tão besta que nem dá pra dizer que trabalhou no longa, o que é uma pena, pois o ator é muito bom para meia dúzia de cenas. Ainda tivemos Marcus Thomas entregando o irmão problemático do protagonista, que até entrega algumas cenas marcantes, mas diria que precisariam ter trabalhado um pouco mais alguns momentos antes dele para impactar mais, pois apenas a ideia do hospital ficou meio que jogada.

Visualmente já disse algumas vezes que adoro o branco do gelo em cena, e aqui todo o impacto de uma "estrada" em cima de um lago ou rio congelado é incrível tanto pelo cenário que proporciona, quanto pela loucura de passar com caminhões pesadíssimos em cima da camada de gelo descongelando, ou seja, o filme tem toda essa intensidade visual bem trabalhada, explosões, caminhões afundando, quebrando, pontes estourando, além de uma mina bem trabalhada com várias pessoas ficando sem ar, ou seja, tudo cheio de elementos cênicos bem usados e que funcionam bem.

Enfim, é um bom filme, tem um entretenimento bem pensado e interessante de ver, mas como já disse facilmente conseguiriam impactar mais colocando mais tensão nos atos, pois não é algo que falhe consideravelmente, mas iria ser daqueles que sairíamos até com dor na coluna de se comprimir nas poltronas torcendo pelos personagens, o que acabou não ocorrendo, e assim sendo diria que vale como um bom passatempo para quem gosta do estilo. Bem é isso pessoal, eu fico por aqui hoje, mas volto amanhã com mais textos, então abraços e até logo mais.


2 comentários:

Fausto disse...

Eu acho um desperdício o Liam Neeson nestes filmes de ação genérica. O cara é um grande ator e tem seu talento subutilizado neste tipo de filme.

Fernando Coelho disse...

Mas já virou praxe ver ele nesse estilo... ele mesmo já declarou que gosta muito, e o público já acostumou... difícil ver ele dramatizando bem novamente, pois quem for assistir vai xingar igual aconteceu com seu último drama!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...