A Travessia (La Traversée) (The Crossing)

12/05/2021 05:48:00 PM |

Tem animações que são lançadas e entregam situações tão fortes e tristes que acabamos ficando mais deprimidos do que animados realmente como o gênero proporia em sua origem, mas diria que foi uma forma até que bem escolhida para retratar a história de Kyona e seu irmão em "A Travessia", que provavelmente deva ser a história da vida da diretora em uma representação gráfica bem diferente e interessante de ser conferida, que nos pega pela essência trabalhada, e claro que envolve bem pela técnica empregada de aquarela, sendo bem intrigante e trabalhoso, mas que passa a dura mensagem de uma forma ainda mais intensa e cheia de nuances. Ou seja, muitos que forem conferir esperando algo bonitinho por ser uma animação irão se decepcionar, mas quem entrar no clima pelo estilo de filme de festival vai se envolver e gostar bastante.

A sinopse nos conta que uma aldeia saqueada, uma família em fuga e duas crianças perdidas nos caminhos do exílio… Kyona e Adriel tentam escapar daqueles que os perseguem para chegar a um país com um regime mais brando. Durante uma jornada que os levará da infância à adolescência, eles passarão por muitas provações envoltas em um misto de fantasia e realidade para chegar ao seu destino.

Diria que a diretora e roteirista Florence Miailhe soube conduzir com personalidade sua trama, passando toda a síntese dos personagens, todo o envolvimento bem clássico de famílias em fuga de países com regimes totalitários, e que usando de artifícios bem alocados conseguiu representar seus sentimentos com cores fortes e movimentações impactantes na mesma dinâmica do roteiro, que vai nos situando e entregando toda a dureza que os protagonistas passaram, sendo algo bem trabalhado e preparado para dizer em pouco tempo muito sofrimento em sensações.

Sobre os personagens, o foco fica bem mais em cima de Kyona e seus desenhos, retratando cada um que passou em sua vida no seu caderno, e a jovem tem força, tem estilo, e principalmente tem força de vontade para seguir seu caminho mesmo com todos os perrengues que passa. Já os demais personagens incluindo o irmão são apenas conexões e passagens bem encaixadas na vida dela, cada um passando sua mensagem de perigo, de conhecimento, amor e tudo mais que o longa trabalha, ao ponto que funciona quase como algo maior, mas todos tendo suas devidas importâncias e gracejos que o longa precisava.

Visualmente não é um filme muito limpo de ideias, afinal a aquarela não permite tanta abertura para traços e tudo mais, mas souberam criar boas texturas expressivas para representar os devidos momentos, trabalharam com tons bem diferentes para cada situação seja ela mais feliz ou dura, e com muita simbologia conseguiram passar bem a mensagem completa da trama, ao ponto que tudo tem seu charme e funcionalidade, agradando de certa forma por completo, além de mostrar muita técnica e qualidade, afinal para se fazer algo do estilo levou muito tempo e vontade para tantos desenhos.

Enfim, é uma animação bonita tecnicamente, porém triste demais pela essência toda passada, ao ponto que no fim acabamos não sabendo direito o que sentir com ela, e assim até recomendo pelo estilo, mas com a ressalva de não ser algo para crianças. Bem é isso meus amigos, vou agora para o último filme do Varilux, então abraços e até logo mais.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...