A Maldição do Espelho (Pikovaya dama. Zazerkale) (Queen of Spades: Through the Looking Glass)

3/17/2020 01:49:00 AM |

A principal dica que vou dar aqui sobre o filme, que inclusive vou colocar para que eu lembre também: é olhar a origem de cada um dos longas que vai conferir, pois se o filme for russo, saiba que o legendado não estará sendo falado na língua do país, sendo dublado em inglês por dubladores estranhos, e sequencialmente legendado em português, ou seja, você verá um filme as vezes com uma temática até que interessante bem trabalhada, mas que por ficar com vozes esquisitas acabará vendo um filme esquisito, ou seja, confira dublado em português mesmo, que ao menos aqui temos bons dubladores, e talvez o longa fique um pouco melhor. Dito tudo isso, posso falar que a ideia do longa "A Maldição do Espelho" até é interessante, pelo que é contado da trama que fez o local ficar assombrado pela Rainha de Copas, claro que relevando muitos dos problemas técnicos, e do estilo de alguns personagens que fizeram o filme ficar bem teen, de modo que se cai a trama nas mãos de algum produtor americano, certamente teríamos um terrorzão de primeira linha, com mais sustos e tensões, mas como não é o caso aqui, quem for conferir certamente irá ficar bem de boa com tudo o que ocorrerá.

O sinistro fantasma da Rainha de Espadas está novamente sedento por sangue, e, desta vez, suas vítimas são os alunos do internato localizado numa antiga mansão, envolta em rumores sombrios. Divertindo-se com as histórias de terror sobre os assassinatos de crianças nesta casa no século XIX, os adolescentes encontram na ala abandonada do edifício um espelho misterioso coberto de desenhos misteriosos. Por diversão, os alunos iniciam diante desse espelho o ritual místico de chamar o espírito da Rainha de Espadas para realizar seus desejos mais íntimos, esperando que o fantasma os cumpra. Os jovens não sabem que suas próprias almas serão o preço a pagar por cada capricho que virá, e que a Rainha de Espadas não descansará até conseguir todos eles.

Desconheço qualquer trabalho do diretor Aleksandr Domogarov, e após esse filme não sei se irei procurar algo dele para ver, não por ser algo ruim o que ele fez aqui, mas por não se aprofundar em nada na trama, de modo que a sinopse pode até parecer entregar algo do estilo de uma continuação, mas em momento algum o filme trabalha essa possibilidade, e a forma de contar tudo também não entrega nada do estilo, então ele poderia ter brincado mais com o passado da Rainha, poderia ter se aprofundado nos motivos da diretora saber de tudo e não falar nada, e até mesmo nos desejos dos personagens, pois eles desejam algo, e não vão além, mostrando praticamente só alguns atos rápidos das consequências, e claro fazendo um final totalmente previsível (embora legal de ver!). Ou seja, o diretor foi básico em tudo, e ao mesmo tempo que erra com isso, ele também acerta por não soar exagerado, pois o filme tinha tudo para isso também.

Sobre as interpretações, vou falar um pouco dos personagens em si, pois como disse no começo o longa é dublado em inglês e legendado em português, e as entonações e os timbres dos dubladores americanos/ingleses são péssimos, ao ponto da cena com a avó de um personagem parecer algo sensual chamando (!!!!) e não uma avó debilitada na cama. Dito isso, ficou parecendo que a protagonista Angelina Stechina estava sem muita vontade de atuar, ficando morna demais nas cenas, fazendo caras estranhas, e o resultado de sua Olya ficou deveras fraco de ver. O garotinho Daniil Izotov teve um pouco mais de atitude com seu Artyom, de modo que suas cenas foram interessantes de ver, embora a voz colocada para ele também seja chata demais. Quanto os demais personagens, tivemos desde o nerd que vive no colégio por que quer, e sabe tudo sobre o fantasma, o bombado garoto filhinho de papai que odeia a madrasta e quer fazer arruaças, a gordinha que só come e serve de desculpa para a magra que quer dar para todo mundo, e praticamente um único professor de História que aparenta ser a única matéria ensinada na escola/internato, além claro da diretora misteriosa, ou seja, tem de todo tipo de personagem na trama, e certamente o tom em russo deva ser mais forte de ver.

No conceito visual até que escolheram bem uma escola interessante, que nem parece escola, mas sim uma mansão com quartos escuros e uma sala de aula aonde colocaram alguns figurantes para ficar passando no meio dos poucos protagonistas, um porão bem zoneado de elementos cênicos que até assustam ao surgir do nada, uma piscina de ritual, uma floresta cheia de túmulos e árvores com pouca copa para dar um tom mais forte, e alguns figurinos envolventes, ou seja, a equipe de arte trabalhou bem para o tom de terror/suspense funcionar, e até poderiam ter usado mais esses elementos para que o filme fosse melhor.

Enfim, não chega a ser uma bomba tremenda, pois como disse o tema em si daria para funcionar com uma direção melhor, alguns elementos de pegada mais forte e tudo mais, além claro de tirar essa dublagem americana horrível, que ao menos foi dublada fora de uma cabine (vide os outros longas russos que já reclamei disso aqui "A Noiva", entre outros!) e ficou mais homogênea, mas ainda assim bem fora do lipsync dos atores, ou seja, ruim também. Mas ainda assim não digo que recomendo o filme, pois não vai assustar aqueles que gostam de um terror, nem vai causar medo nos apaixonados por um bom suspense, e sendo assim o resultado fica mais como um suspense adolescente para curtir bem em segundo plano. Sendo assim, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...