Santos De Todos Os Gols

4/24/2019 11:57:00 PM |

Pois bem, sendo o time com mais gols feitos no mundo (12500 até 2018 segundo a FIFA), resolveram criar um documentário mostrando diversos gols feitos pelo Santos, as memórias dos jogadores, de torcedores, e junto de muito material de arquivo trabalhar as definições do que seria um gol, quais sensações ele traz para as pessoas (seja as que estão jogando ou as que estão torcendo), e tudo de uma maneira bem simples e gostosa de conferir na telona, de modo que o documentário "Santos De Todos Os Gols" acaba fluindo bem rápido e faz a vontade dos mais saudosistas embarcar numa viagem pelos gols mais bonitos, pelas ótimas jogadas, e que de uma forma bem fluída acaba entregando personalidade para uma trama que certamente veríamos em pedaços como um especial nos programas de esporte da TV, mas que visto todo de uma vez só acaba tendo um gostinho melhor.

A sinopse nos conta que o gol é o ápice de qualquer partida de futebol que se preze: o momento de euforia máxima esperado por qualquer equipe. E o time do Santos é conhecido por ser o recordista brasileiro que mais balançou as redes até hoje. Neste ensaio, ídolos como Pelé, Robinho e Serginho Chulapa contam como as suas sensações misturaram-se à própria história do Clube nos seus momentos mais importantes dentro e fora de campo.

Vou ser direto ao ponto, esse é o terceiro filme que vejo da diretora Lina Chamie, e os demais foram uma ficção bem feita e interessante, e um documentário péssimo, e agora diria que só gostei do material montado por ser torcedor do Santos, e conhecer bem pouco dos gols do passado, mesmo meu pai vendo especiais quase todos os dias, pois do contrário o filme não mostra nada de muito novo, possui entrevistas direcionadas, as quais descobrimos logo de cara qual a pergunta que ela está fazendo para o entrevistado, o que acaba cansando na terceira ou quarta resposta bem semelhante, mas ao menos seu material de pesquisa foi vasto e bem montado, o que diferenciou bastante do seu primeiro documentário sobre a São Silvestre. Ou seja, ela conseguiu trabalhar bem o filme para que ficasse bem representado com os diversos momentos, porém como todo bom documentário, as entrevistas precisam fluir da mesma forma que o material coletado, e infelizmente elas soam repetitivas e cansativas, ora empolgadas demais pelos entrevistados, ora genéricas demais. Porém mesmo com esse defeito a trama agrada, principalmente os santistas que forem conferir.

De uma forma geral é um documentário bem montado, que escolheu bem quem falar pelo clube, alguns ídolos falaram mais, outros problemáticos bem menos (que foi até engraçado ver Neymar e Diego praticamente falando nada no longa, e outros como Ganso nem aparecer cenas), e que a priori nas cenas que fugiram um pouco dos jogadores, mostrar as diferentes formas de sensação de um gol, por uma ótica narrada de forma bem interessante, além de contar com muita sonoridade das narrações de jogos pelo rádio, as tradicionais músicas pós-gol, e com isso o ritmo flui bastante, e agrada.

Enfim, é um filme feito para os santistas, que vão assistir e adorar o que verão na tela, os demais até podem gostar de algumas cenas, mas falando realmente como cinema, a trama merecia um cuidado melhor, pois como disse no começo, parece que estamos assistindo a um especial de algum programa esportivo, e só, ou seja, não tem aquela visceralidade de um documentário mais palpável realmente. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje encerrando essa semana bem longa, mas volto amanhã com a única estreia dessa nova semana nos cinemas, então abraços e até logo mais.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...