Vingadores - Ultimato em Imax 3D (Vingadores - Endgame)

4/26/2019 02:36:00 AM |

Pois bem... acho que esse será o texto mais difícil que já escrevi, pois o desejo de entupir de spoilers o texto é imensa, mas vou me controlar e escrever um texto sem nada, prometo! E para começar recomendo muito que leiam minhas críticas anteriores aos filmes de super-heróis, pois sempre volto a frisar que era um dos gêneros que menos me atraiam, pelos excessos, e tudo mais, porém foram me conquistando aos poucos com mais histórias, mais envolvimentos, e tudo mais, e no ano passado, confesso que gostei muito de "Vingadores - Guerra Infinita", porém fiquei extremamente puto de me ludibriarem quebrando a história na melhor parte do vamos pro fim, e como costumo dizer ficar esperando por um filme é algo que não faz minha cabeça, mas fazer o que... fui vendido pelo tempo, e cá chegamos em "Vingadores - Ultimato", o grandioso fechamento de um ciclo imenso começado lá em 2008, quando surgiu o primeiro "Homem de Ferro", e muitos só querem saber uma coisa: se o filme é bom? E a resposta eu deixo com a seguinte mensagem, primeiro filme que fiquei sem ar de verdade, enchi os óculos de lágrimas, fiquei extremamente feliz de estar em uma sessão que o público gritava que nem malucos em um estádio de final de Copa do Mundo (teve determinada cena que parecia aqueles jogos do Grêmio que o povo sai pulando arquibancada abaixo - e pensei que iam pular na tela! E olha que não fui na pré-estreia), e para finalizar, sempre achei meio bobo o pessoal aplaudir um filme ao final sem estar presente elenco ou alguém da produção, mas hoje não me contive, na penúltima cena, já estava com as mãos a postos para aplaudir sem parar o fechamento do filme, ou seja, não é bom o filme, é fora do normal de excelente, e mesmo bagunçando a linha temporal na nossa cabeça a todo momento, o resultado final é incrível com tudo o que acontece.

A sinopse não diz muito, e nem deve, pois a recomendação é que veja o filme sem saber nada, então ela nos diz que as coisas na Terra estão sombrias. Após o poder das Joias do Infinito ter dizimado metade da população, Thanos tomou o manto como governante do universo, deixando os Vingadores em ruína. Portanto, Viúva Negra, Thor, Capitão América e Bruce Banner devem permanecer resilientes e reunir os mais poderosos heróis para detê-lo, junto com a Capitã Marvel.

Todo mundo imaginava que os irmãos Joe e Anthony Russo fariam algo memorável, pois todos os seus filmes para a Marvel foram cheios de detalhes, incrementações e situações que fariam qualquer um explodir com o que veriam na tela, e claro que mesmo em "Guerra Infinita" com o choque de todos sendo transformados em pó, veríamos muita coisa para arrepiar agora com o novo longa, e sem dar spoilers posso dizer que dos 181 minutos de duração do longa, apenas uns 20 minutos são levemente sem algo que impressione e/ou tenha ação impactante, ou seja, não tinha realmente como cortar o filme para que ficasse menor, e digo mais, se quisessem daria para fazer dois longas tranquilamente aqui, mas o público iria surtar de raiva com um miolo sem fechamento. Sendo assim, posso dizer que o roteiro aqui é um dos mais difíceis de pegar num primeiro momento, pois temos muita bagunça temporal, diversos atos tensos, e que num primeiro momento até pensamos em toda a dificuldade para se conectar com tudo, mas conforme o longa vai se desenvolvendo vamos entrando tanto no clima, que não tem como não ficar feliz com cada ato bem feito pensando nos fãs (que vibram demais!), não tem como não se emocionar com cada momento tenso (e são vários!), e que com muita sabedoria conseguiram fechar um ciclo perfeito, já abrindo outro praticamente já na última cena, que veremos muito brevemente com o próximo longa da Marvel, ou seja, tudo completamente bem pensado, arquitetado, e entregue conforme esperávamos ver, ou até melhor!

Para falar de todas interpretações, teria de encher o texto de spoilers, e confesso que não vou fazer isso, então apenas digo que todos tiveram ótimos momentos, cada um na sua proporção de tela, com os que sobreviveram ao "Guerra Infinita" aparecendo mais obviamente, alguns surpreendendo por aparecer pouco demais já que esperávamos ver algo incrível por parte da personagem, mas que souberam usar o tempo de projeção para desenvolver bem cada um com o momento em que está vivendo. Tivemos personagens com visuais completamente diferentes (repito aqui o que coloquei no Facebook, que minha meta corporal agora é ser o novo Thor!!), tivemos atos impactantes sendo elaborados por cada um, dando importância até para personagens que achávamos inúteis, e principalmente souberam como ir encontrando facilidades para próximos filmes com cada personagem, entregando muito bem cada ato, além claro de entregarem o momento mais girl-power possível em determinada cena. Ou seja, temos de aplaudir cada um dos diversos personagens de todos os filmes que apareceram aqui nem que fosse por um frame apenas, e sendo assim, o resultado de todos é agradabilíssimo e emocionante no ato em que temos praticamente todos os heróis juntos, em algo muito lindo de se ver.

No conceito visual, a trama brincou com muitas épocas, criou diversas alegorias, trabalhou o visual dos personagens, e com muitos objetos cênicos importantes acabou nos entregando um filme completo de situações, fazendo com que o público fanático pelos quadrinhos viajasse completamente pelas diversas páginas de tudo o que a Marvel já fez por eles, ou seja, um filme que tem tanto conteúdo visual, que dificilmente tudo será visto numa primeira assistida, ou seja, unindo bons momentos de diversos filmes, o resultado vai sendo encontrado por situações próprias bem desenvolvidas, misturando cenas calmas aonde podemos ir floreando cada ato, com ações e batalhas insanas aonde tudo parece voar pela tela para mostrar mais e mais detalhes. E claro por ser um filme tenso, cheio de dinâmicas e personagens com diversas cores de uniformes, os tons da trama foram desenvolvidos muito bem pela equipe de fotografia, sabendo usar e abusar dos efeitos para que cada ato ficasse maior ainda do que parece, o que é de um agrado tremendo. Agora sem dúvida alguma, outra grande pergunta que me fazem, é quanto do 3D do longa, e como dessa vez vi na sala Imax do UCI, praticamente grudado na telona imensa (fileira D - ou quarta fila da frente), posso dizer que mesmo o filme não sendo inteiro gravado e/ou convertido com a tecnologia, nos atos que possuem o resultado ficou incrível, tendo muitas cenas com boa profundidade, algumas brigas com muitos elementos saindo da tela, e um funcionamento primoroso para quem gosta de ver cenas bem feitas para ser visto na maior tela possível, ou seja, vale pagar um pouco mais caro e encarar os óculos.

Enfim, como já disse o longa me tocou demais, fazendo rir, chorar, vibrar, faltar ar e tudo mais que seja possível de acontecer em um único longa, e sendo assim, mesmo tendo alguns leves defeitos na linha temporal e diversos exageros cênicos, não tenho como não dar a nota máxima e recomendar muito o filme para todos, pois a trama tem conceitos de todos os estilos cinematográficos, o que resulta em algo grandioso até demais para pensarmos como vão continuar seguindo uma linha após o que foi mostrado hoje, pois qualquer filme da companhia agora será inferior a esse desfecho monstruoso. Claro que quem não gostar de assistir filme com gritarias de pessoas vibrando como se tivessem num estádio, devem esperar um pouco para ir ao cinema, pois nessa primeira e segunda semana os fãs estarão empolgadíssimos com a trama, mas não deixe de conferir, pois será algo inesquecível de ver na telona. Bem é isso pessoal, essa foi a única estreia nos cinemas do interior, irei rever e quem sabe volto aqui pontuando mais algo que tenha visto na telona, mas também volto em breve com algum filme do streaming, então abraços e até logo mais.

PS: vamos evitar spoilers nos comentários também, então quem quiser discutir algo, manda mensagem aqui do lado, ou chama no Facebook!

3 comentários:

@Ângelo Sancost disse...

Uau. Eu meio que me surpreendi com sua crítica. Eu imaginei que você não iria gostar, não sei porque mais eu imaginei. E graças a Deus eu estava enganado. Valeu pela crítica. A melhor que já li.

Fernando Coelho disse...

Olá Ângelo... por que achou que eu não gostaria? Não sou mega fã de heróis, sempre fico com o pé atrás, mas um fechamento desses!! Mas que bom que surpreendeu com a crítica, surpresas geralmente são boas!! Volte para falar o que achou também do filme, abraços!!

@Ângelo Sancost disse...

Vim aqui agradecer sua resposta!
Minha visão do filme tem muito a ver com sua crítica. Uma pena que nela não dar pra ir mais além neh. Hehe. Também sou contra spoiler. Mas tive tantos sentimentos num só filme que fica definir qual sentir mais. Hehe. Abraço!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...