Retrospectiva 2013

12/31/2013 03:12:00 PM |

Olá amigos do Coelho!!

Como tradição nesses 3 anos que passamos juntos, no último dia do ano é dia de falar o que teve de bom e ruim nos cinemas do interior e alguns números interessantes, afinal sou um aficcionado por números também.

Alguns falam que o número 13 não é algo que dê sorte, outros já apostam sempre nesse número. Mas para os cinemas do interior, os números foram bem positivos e trouxeram um ano bem favorável de muitas estreias e bons filmes que vieram para cá. Claro que também tivemos alguns lixos que só serviram para aprendermos como não fazer nosso próximo filme para que saia melhor.

Vamos aos números primeiro, depois faço os agradecimentos que preciso fazer também, afinal se esse ano não tivesse o apoio de alguns amigos, teria sido bem complicado para cumprir com a missão que coloquei de estar vendo tudo que aparecer pelo interior, então vamos lá!

Em 2013 esse Coelho que vos digita, pulou 228 vezes no cinema, e deu notas que em média resultaram na nota 7.38, ou seja, podemos dizer que foi um ano de filmes que foram aprovados no geral.

Eleger o melhor do ano é algo muito vasto, afinal dei nota máxima para 16 dos 228 filmes, aprovando todos eles e sem desmerecer um ou outro desses, vou colocar aqui alguns que se destacaram por algo:
- "Gravidade" no quesito filme espacial completamente diferenciado do que vimos;
- "Django Livre" mostrando que Tarantino consegue fazer western com toda sua violência clássica;
- "Flores Raras" como o melhor do cinema nacional, mesmo que não falado em português;
- "La Jaula de Oro" foi o filme diferenciado dos demais não americanos e sobressaiu bem;
- "O Capital" colocou filmes envolvendo finanças novamente como algo impressionante;
- "Meu Malvado Favorito 2" mostrou que sequências de animações podem ser melhores que original;
- "Capitão Phillips" afligiu esse Coelho no seu máximo e mostrou que Tom Hanks ainda é o cara;
- "Cirque du Soleil - Outros Mundos" colocou a magia do circo em 3D para quem nunca foi em um circo real;
- e "Truque de Mestre" usou da magia ilusionista para impressionar num filme dinâmico e que fez muita gente já ficar esperando pela continuação que prometeram.

E porque não falar também das decepções, afinal alguns filmes prometeram tanto por chamar atenção da crítica especializada, mas ao aparecer por aqui só serviram para rir, porque chorar num dava, e além deles também tiveram aqueles que ficamos pensando porque alguém fez isso:
- "Cães Errantes" ainda estou parado olhando aquele plano de mais de 10 minutos e rindo;
- "Todo Mundo em Pânico 5", cinco vezes pior do que qualquer lixo que surge por aí;
- "Para Maiores", e suas escatologias jogadas na tela à toa;
- "Centro Histórico", uma aula de história ruim de uma cidade que não importa para o mundo;
- brasileiros então surgiram a rodo de filmes ruins: "Giovanni Improta", "Bonitinha, mas Ordinária", "Vendo ou Alugo";
- e o que fez todo mundo gastar mais para ver uma porcaria em 3D: "Se Puder... Dirija!"

Como já me perguntaram isso uma vez qual seria o cinema que recomendaria na cidade, fiquei devendo isso até esse ano, principalmente para avaliar tudo muito bem e pesar prós e contras, e até setembro era sem dúvida a rede UCI que não cometia praticamente erro algum, mas com a chegada do Cinépolis Iguatemi com todo seu conforto e tecnologia, além de não ficar em um shopping abarrotado de pessoas, passou a ser minha escolha número um para indicar para qualquer pessoa que me pergunte.

Agora é rezar e torcer novamente para que as distribuidoras melhorem a cada ano, já que agora tudo é digital, então mais fácil de enviar para o interior, e que no ano de 2014 os cinemas exibidores não fiquem com medo de salas vazias e mandem tudo para cá e que assim seja bem melhor a quantidade de filmes, proporcionando quem sabe que esse Coelho maluco chegue num ano com 300 filmes vistos, o que seria um sonho... rss

Como disse no começo, tenho de agradecer a diversos amigos e sites que apoiaram muito para que atingisse essa meta, e enumerar pessoas seria algo chato com todos, afinal muitos seguem regras, então prefiro agradecer o pessoal da Rádio Difusora por me chamar para todas as pré-estreias divertidíssimas, aos amigos que conquistei em todos os cinemas de Ribeirão, sejam eles da bilheteria que sempre me atenderam bem e ficam perguntando dicas dos filmes, mas claro principalmente aos gerentes que me aturaram reclamando de filme passando errado, de problemas com projeção ou som, ou até mesmo pedindo cortesias para desonerar tanto o custo que é ver tudo nos cinemas, afinal para um amante da sétima arte o correto é ver tudo onde foi previsto passar. Espero que possa sempre ajudar a todos no que precisarem, então contem com o Coelho.

Bem é isso pessoal, não falei muito dessa vez, afinal falei demais durante o ano. Irei me comprometer a mais um ano comentar tudo que estrear, então até breve com muitos filmes por aqui. Desejo pra todos um ótimo início de ano, e que todos tenham muitas sessões bacanas nos cinemas.

2 comentários:

Erika Ivy disse...

Sinceramente, falando em 2 que acho muito parecido em sentido de aflição (que me faz lembrar Argo) Gravidade e Capitão Philips. São 2 histórias muito angustiantes que vão levar Oscar mas sinceramente... é uma história não muito rica, foco demais em 1 personagem(pra mim Gravidade é um monólogo), não muda de ares... não curto :(!!!!

Fernando Coelho disse...

Olá Erika!! Se olharmos por essa visão podemos considerar ele como um monólogo, mas que é um p*** trabalho de interpretação é né... depende demais do ator e nos sufoca!! Mas ainda não sei se vão levar Oscar não, porque os grandes candidatos só vão estrear por aqui sabe Deus quando, então vai saber né se... pra variar iremos torcer por algo que não vimos, mas gostaria de ver "Álbum de Família" correndo por fora viu!! Abraços!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...