A Vida Secreta de Walter Mitty

12/22/2013 09:39:00 PM |

Confesso que assim como a maioria das pessoas achei o trailer de "A Vida Secreta de Walter Mitty" uma imensa viagem em todos os sentidos, mas hoje após conferir o longa toda essa viagem acaba tendo um sentido tão interessante dando vários sentidos aos nossos sonhos, colocando uma lição de moral inteligente e que agrada na medida certa de humor e aventura. Não é daqueles que você saia fazendo um alvoroço de ter visto o melhor filme da sua vida, mas é algo bem bacana de acompanhar toda a trajetória aventuresca do protagonista e sua mente. O longa possui um ritmo misto que varia de momentos dinâmicos com algumas pegadas um pouco paradas, mas no geral agrada bastante.

O filme nos mostra que Walter Mitty é o responsável pelo departamento de arquivo e revelação de fotografias da tradicional revista Life. Ele é um homem tímido, levando uma vida simples, perdido em seus sonhos. Ao receber um pacote com negativos do importante fotógrafo Sean O'Connell, ele percebe que está faltando uma foto. O problema é que trata-se justamente da foto escolhida para ser a capa da última edição da revista. É quando, Walter, com o apoio de Cheryl é obrigado a embarcar em uma verdadeira aventura.

Um fator interessante de ver até mais do que a protagonização de Stiller é a forma de direção que ele escolheu, pois transformou um longa que poderia ser até mais mágico dependendo da mão que caísse em um filme consistente, mantendo toda a ideologia viajada, mas sem ser algo irreal de acreditar, e com isso a história passa a ter vida e o senso de heroísmo que o protagonista nos faz sonhar acordados junto com ele imaginando da mesma forma como fazer suas peripécias. Outro detalhe importante é ver como aconteceu tudo, pois pelo trailer e até mesmo pela forma rápida que acontece a dinâmica da saída de viagem interna para uma viagem real, fica parecendo que é mais um sonho alongado do protagonista, e esse momento mágico da aventura real que ele faz ficou muito bem encaixado para a trama, agradando com toda certeza pelos feitos. Uma opinião apenas que acho que melhoraria esse pequeno problema, é o de diferenciar os momentos de sonho com o de vida real, mas acho que não iria fechar direito com a ideia que queriam de passar a mistura. Stiller também soube trabalhar bem com a adaptação de um conto que virou livro nos anos 40 e modernizar ele a ponto de a trama estar completamente condizente com a realidade atual, ainda não conferi o longa de 1947, "O Homem de 8 Vidas", que utiliza do mesmo texto, mas espero ver em breve pra poder comparar a direção atual com o que foi feito para comparar com essa versão emotiva que Steve Conrad conseguiu passar para seu texto, onde chegamos a remeter a outros filmes onde histórias fantasiosas são contadas por algum personagem.

No quesito atuação Ben Stiller encontrou um estilo de seguir com seu humor sem ser piegas com suas besteiras e também aprofundar em dramas consistentes, e com isso nem parece com os absurdos que já vimos anteriormente interpretados por ele, ou seja, conseguiu agradar tanto dirigindo quanto atuando. Kristen Wiig até possui bons momentos interpretativos, mas ficou mais endeusada pelo protagonista do que como uma coadjuvante bem encaixada na trama. Adam Scott faz um personagem que todos temos a mesma vontade de socar do protagonista, afinal esses funcionários de transição de empresas geralmente são detestáveis. Sean Penn faz mais um personagem com poucas palavras, mas que imprime exatamente o que quer passar com seu diálogo marcante e conciso. O longa conta com vários personagens interessantes, mas que se valem pelo momento do que ocorre, então não caberia ficar falando muito sobre cada um e sim pelo todo que representam para ajudar o protagonista a atingir seu objetivo, dentre todos vale destacar positivamente Ólafur Darri Ólafsson pelos momentos divertidos junto do helicóptero e no bar, e Shirley Maclaine pelos momentos sutis que faz dela uma mãe perfeita para o protagonista.

Um filme que fala sobre negativos, viagens não poderia nem de longe passar sem ter imagens e locações maravilhosas, e nesse quesito o longa não decepciona de forma alguma, colocando o protagonista em cenários maravilhosos cheio de significados e paisagens belas. Além das locações, cada momento possui seu elemento marcante que serve para dar algum sentido pra tudo, e ao final do filme ligar todos os pontinhos acaba sendo mais uma diversão. A fotografia utilizou muito da iluminação natural, por ter na maioria cenas abertas e com isso temos um clima bem agradável nas cenas.com a dimensão dos planos.

A trilha sonora escolhida para o filme é outro ponto bem marcante, onde grandes canções acabaram auxiliando no ritmo e na composição dos momentos da trama, adequando à cada momento algo interessante de se ver e ficar feliz com o que está vendo.

Enfim, é um filme que vai muito além do que é passado no trailer e recomendo ele principalmente por causa disso, que é mostrar que sonhos são bons, mas vivenciá-los é melhor ainda. O final me fez sair da sessão muito bem emotivo, mas para muitos não terá o mesmo significado. Quem não estiver no seu momento mais aberto para viajar por lugares diferentes e sair de sua comodidade, talvez não goste muito do que verá, mas quem embarcar junto com o protagonista com certeza sairá da sala do cinema bem feliz com o que viu. Fico por aqui hoje, mas nessa semana ainda temos mais três estreias para conferir e mesmo com o feriado no meio do caminho e toda correria que envolve nele tentarei estar postando sobre todos. Então abraços e até breve pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...