Frozen - Uma Aventura Congelante em 3D

12/28/2013 11:52:00 PM |

Fazia um bom tempo que vinha reclamando que os filmes da Disney não tinham mais a mesma magia de antigamente, pois hoje já pelo curtinha introdutório do filme "Frozen - Uma Aventura Congelante", já mostraram utilizando o próprio Mickey e sua turma da forma mais antiga possível, em preto e branco, misturando o colorido e a tecnologia 3D para mostrar que estão se modernizando. Só pelo curtinha o filme já havia me cativado e mostrado que sim, eu tinha entrado em um novo filme da Disney. Então começa a tocar a música tema, e mais uma vez hesitei pensando será que voltaram pras origens? Pois bem, logo em seguida sou surpreendido pelas jovens protagonistas cantando ao invés de apenas falar, pronto o Coelho já entrou no clima e curtiu até mais do que poderia a nova animação deste estúdio que tanto me emocionou na minha infância e agora parece querer trabalhar novamente com a forma de encanto envolvendo magia, príncipes e princesas, músicas e roteiros para alegrar não somente as crianças, mas todos que forem ver. E com essa receita em mãos, "Frozen" acredito que será um sucesso tanto para as crianças quanto para aqueles que ainda possuem uma criança interior e gostam de uma boa animação.

O filme nos mostra que após um incidente na infância, Anna foi afastada da irmã mais velha, Elsa. Órfãs e isoladas dentro do imenso castelo da família, elas se reencontram na coroação de Elsa, mas um desentendimento faz a jovem rainha perder o controle, provocando o congelamento de todo o reino. Elsa decide então se isolar e Anna se aventura pelas montanhas de gelo tentando encontrar a irmã e acabar com o frio.

Confesso que quando vi a sinopse e o primeiro trailer da animação, fiquei com os pés atrás por parecer uma cópia da animação russa "O Reino Gelado", mas ambos apenas usaram de base o conto "The Snow Queen" de Hans Christian Andersen, e cada um segue uma forma diferente de contar a história, e se o irmão russo teve um bom roteiro, mas pecou na técnica, nesse aqui usaram de tudo de melhor que o estúdio sabe fazer bem e juntou dois diretores e roteiristas de grandes filmes da casa para fazer algo mágico como antigamente mas abusando de tudo de novo que podem utilizar. Por Chris Buck ter dirigido já o belo "Tarzan" em 99, era de se esperar muito dele aqui, e junto com a roteirista fantástica do "Detona Ralph" Jennifer Lee, eles conseguiram trilhar um filme com toda pompa de virar um clássico Disney. Porém temos um pequeno problema, analisando do estilo Coelho de ver animações, o longa prendeu bem mais a atenção dos adultos do que as crianças, que algumas ficaram correndo, outras conversando e com isso não posso dizer que vai ser uma paixonite principalmente para os garotos.

Os personagens foram bem escolhidos e divertem na medida sem precisar forçar a barra e contam bem suas histórias. As duas irmãs cantam bem sua história de forma a lembrar um musical da Broadway facilmente, o que deve acontecer bem em breve, e mesmo tendo personalidades bem diferentes conseguem ser carismáticas na mesma medida, e Elsa consegue fazer seu momento mais impactante lindo, criando algo de uma beleza com o gelo que assim como o grandão Kristoff disse é de chorar de tão bonito. Falando no grandão, fazia tempo que não víamos uma conexão tão bacana de humano e animal como ele tem com sua rena Sven que junto do boneco de neve Olaf são os responsáveis pelos momentos cômicos da trama e acabam sendo bem fofos. Os trolls são bacanas e bem interessantes, e poderiam ter sido mais utilizados para a trama, pois trabalhariam uma vertente diferente e mística. Os personagens secundários do reino são bem simples e não se conectam tanto à trama, destacando apenas o príncipe que passa a ter um rumo um pouco diferenciado mais pro final, mas que no início participa bem das cantorias. A dublagem ficou bem colocada, dando característica clara dos personagens em suas vozes, afinal foram poucos atores e não dubladores que emprestaram suas vozes aos bonecos.

Eu sou suspeito de falar sobre o visual da trama, afinal adoro a fotografia que a neve possibilita aos filmes, então a cor branca predominante aqui sobressai com sombreados em prata e cristais azulados que dão uma simbologia impressionante para a trama, colocando os castelos, as florestas e tudo que acaba inserido congelado com um brilho impressionante. E para contrastar o lado quente da história os trolls são bem puxados para o cinza pedra e junto com suas gramíneas acabam dando um lado mais animado e divertido mesmo sendo cinza. E dessa forma cada momento do filme acaba tendo um ou mais elementos que são chaves e trabalham da cor inversa ao local que está ocorrendo o ato, para que contrastando seja bem notável no filme. Quanto do 3D, temos muitas cenas com profundidade, e a questão neve passando por todos os lados ficou interessante, mas não é nenhum daqueles filmes que exijam ver usando a tecnologia.

Das canções todas estão num ritmo bem cadenciado e gostoso de ouvir, representando bem o momento e o que acontece em cena, claro que muitos irão criticar dizendo que estão vendo ópera e tudo mais, porém a magia da Disney sempre foi essa de as canções coincidirem bem com os filmes de forma a passar o momento sem precisar ficar apenas falando as coisas. E nesse quesito a equipe de dublagem trabalhou bem para que as canções dubladas ficassem agradáveis por igual sem forçar traduções forçadas.

Enfim, gostei muito do que vi e recomendo para todos que aguardavam um filme da Disney como era nas antigas, como "Rei Leão", "A Bela e a Fera", "Pequena Sereia", entre outros e quem sabe dando resultado o estúdio veja que deve continuar com essa linha para que tenham mais sucesso nos cinemas. O longa só estreia na próxima sexta, mas teremos sessões de pré-estreia diariamente, então quem gosta de uma boa animação já pode conferir e levar a criançada pra ter desculpa de que não foi sozinho ver um desenho. Com certeza as garotas irão gostar mais que os meninos, mas nem por isso é um longa voltado só para elas, e com isso os jovens podem ver tranquilamente sem perder sua masculinidade. Fico por aqui hoje, mas amanhã estou de volta com mais filmes que estão passando por aqui, então abraços e até breve pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...