The Metropolitan Opera - Francesca da Rimini

3/16/2013 06:20:00 PM |

Uma coisa engraçada dessas óperas exibidas ao vivo no cinema é que em alguns momentos acabamos esquecendo do tamanho do teatro que está sendo apresentado o espetáculo, pois o que vemos é um ângulo do quadro todo e quando abrem a câmera em alguns momentos iniciais acabamos até assustando com a dimensão. Por exemplo essa cena que usei para ilustrar a ópera aqui em cima, acontece no 2° ato e no intervalo entre o 1° ato e ele, assistimos montarem toda essa estrutura em 15 minutos. Esse fator cenografia na ópera "Francesca da Rimini" é o que fez valer o ingresso, pois diferente da outra que assisti "Aída", essa acaba sendo um pouco monótona demais e não possui uma história de tanto impacto como a anterior.

Assim como fiz na ópera anterior irei colocar a sinopse completa já que muitos não assistiram e nem assistirão, pois ficou sem exibir essa ópera por 25 anos e vai lá se saber quando irão novamente:
1° Ato: Itália, Século XIII. Ostasio interrompe a família Polentani que está planejando induzir astuciosamente sua irmã Francesca a se casar com o cruel e desfigurado Giovanni Malatesta, conhecido como Gianciotto. Francesca que nunca viu o futuro marido, foi levada a acreditar que se casará com Paolo, o belo irmão de Gianciotto. Os criados entram apressadamente para informar-lhe que o noivo chegou. Eles afirmam que ele é o mais belo cavaleiro do mundo. É Paolo, que veio no lugar do seu irmão. Francesca lhe oferece uma rosa e, sem dizer qualquer palavra, ambos se apaixonam profundamente.
2° Ato: Agora, Francesca está vivendo em Rimini, como esposa de Gianciotto. Durante um ataque ao palácio de Malatesta por uma família rival, ela encontra Paolo e o repreende pela fraude. Ele implora por perdão e pergunta como ela gostaria que o matassem. Francesca reza pela proteção de Deus. Aparentemente, uma flecha parece atingir a cabeça de Paolo e ele cai. Quando Francesca corre até ele, ele lhe diz que não está ferido e é o seu amor por ela que o está matando. Gianciotto chega e se surpreende ao encontrar a sua esposa entre os homens no combate.
3° Ato: Francesca lê a história de Guinevere e Lancelote para as suas acompanhantes. Ela as dispensa quando a sua criada Smaragdi traz a notícia de que Paolo, que havia deixado Rimini para se sesquecer de Francesca, retornou. Ele entra e Francesca lhe implora para deixá-la em paz, mas ele declara o seu amor. Eles continuam a ler o conto sobre Guinevere e Lancelote e finalmente se beijam.
4° Ato - 1ª Parte: Malatestino, irmão mais novo de Gianciotto e Paolo, que está desesperadamente apaixonado por Francesca, defende as suas pretensões, chegando até a se oferecer para envenenar Gianciotto, mas ela rejeita e conta ao marido sobre o comportamento de Malatestino Quando Gianciotto confronta o irmão, Malatestino revela ter visto Paolo entrando à noite nos aposentos de Francesca. Gianciotto exige prova da infidelidade de sua esposa e os dois irmãos concordam em surpreender os amantes naquela mesma noite.
4°Ato - 2ª Parte: Francesca tem pesadelos e é confortada pelas suas acompanhantes. Paolo chega e ambos renovam as suas declarações de amor. Quando a voz de Gianciotto é ouvida do lado de fora, Paolo tenta escapar através de um alçapão, mas é capturado pelo irmão, que adentra o quarto à força. Gianciotto está prestes a apunhalar Paolo quando Francesca se interpõe aos dois e é morta. Em seguida, Gianciotto apunhala Paolo e os amantes morrem abraçados.

Como disse a história é razoavelmente simples e não temos praticamente nenhum momento de choque e espetáculo que emocione ou dê alguma nuance maravilhada, o que é uma pena se comparada com os gigantescos cenários que fazem parte dessa trama. Como disse da outra vez, para quem é amante das artes e gosta de ver como é feito um filme ou uma peça, esses espetáculos são muito bem recomendados, pois trazem a oportunidade de nos intervalos ver a montagem completa do cenário, e é altamente impressionante.

Enfim, valeu a pena conferir para saber que nem toda ópera será tão magistral como foi "Aída", mas mesmo assim recomendo que vejam as demais, para acabar essa temporada do Metropolitan ainda tem dia 16 de Abril "Giulio Cesare" e em Outubro já começa a temporada 2013/14. Fico por aqui hoje, mas amanhã tem mais filmes por aqui. Abraços e até amanhã pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...