G.I. Joe - Retaliação em 3D

3/29/2013 01:21:00 AM |

É engraçado falar de algo que marcou sua infância. Em 2009 quando lançou "G.I. Joe - A Origem do Cobra", ouvi tanta crítica negativa que nem tive coragem de assistir para não perder algo mágico que participou de meus bons momentos como criança, tanto que ao doar os brinquedos quando me mudei foi mais ou menos o que vimos em "Toy Story 3". Pois bem, não iria assistir o novo sem ver o antigo não é mesmo, e o que vi foi algo bem bacana, que embora tenha uma história fraca faz jus aos brinquedos e acaba sendo uma boa diversão. Porém quando vi o trailer de "G.I. Joe - Retaliação", já fiquei bem feliz por aparecer muitos dos veículos que eram os objetos de desejo de todo Natal ou Dia das Crianças quando era moleque e minha surpresa no filme foi ver que não colocaram só um ou dois, mas sim TODOS os veículos que tive e feitos em medidas gigantescas conseguiram me deixar mais feliz ainda. O único problema é que acredito que poderiam ter feito uma história mais bem contada para os sumiços dos atores do primeiro filme e claro alguns pontos de virada que ficaram estranhos na forma que foram dirigidos.

O filme nos mostra que um acordo entre as grandes potências define a redução das ogivas nucleares no mundo todo, mas os Estados Unidos, comandados pela organização Cobra, desconsideram o acerto e dão inicio a um plano de proporções alarmantes. Enquanto isso, seguindo as ordens do presidente americano, o esquadrão de elite G.I. Joe é acusado de traição e, após ser atacado brutalmente, tem vários de seus integrantes mortos em combate.

Só de lermos a sinopse já conseguimos observar que a trama não tem praticamente uma história forte para segurar a onda, e ainda por cima sendo dirigida por um profissional que só fez filmes de dança não poderíamos esperar muita coisa. Mas embora essa linha tenha ficado um pouco preconceituosa, Jon M. Chu consegue dar um ar de ação bacana para o longa, de forma a garantir tiros e pancadaria para todo lado, só não soube pegar uma história fraca escrita e transformar num super filme de ação, mas no que condiz à tudo que disse sobre a parte nostálgica de quem teve "Comandos em Ação" nos anos 80/90, a produção está impecável com todos os elementos necessários para sair da sala contente com o que viu.

Um grande problema do filme está na atuação, não por falhas dos atores, mas acredito que pela divergência de caches, que fez com que atores da produção antiga não participassem desse ou fizessem apenas pontas, sobrando bem poucos do original. Não digo que os novos tenham feito um trabalho ruim, muito pelo contrário, as presenças de Dwayne Johnson e Bruce Willis deram ritmo e carisma para a trama, ocupando bem o que sumiu com a falta de Marlon Wayans que em momento algum da história foi explicado seu sumiço. Channing Tatum que já está rico com a quantidade de filmes que vem fazendo, aparece e some também rapidamente, mas pelo menos foi bem explicado e sua atuação mesmo que pequena está convincente. Jonathan Pryce fazendo dois papéis consegue ser bem interessante em ambos, apesar de que sua versão boazinha fica tão opaca que a vontade que temos na cena da leitura ocular é de que ele seja morto de tão boba a cara que consegue fazer. Ray Park continua seu personagem onde não conseguimos ver suas expressões faciais, então acaba sendo difícil analisar, mas no quesito coreográfico junto de Elodie Yung faz uma cena que os artistas do Cirque du Soleil ficariam de queixo caído. Luke Bracey que substitui Joseph Gordon-Levitt que se transformou no anterior no Comandante Cobra, mas acho que após um período incubado se transformou em outro ator, claro que estou sendo irônico, mas não faz falta a presença de Gordon-Levitt já que o comandante fica em tempo integral por trás de uma máscara e sua voz está robotizada, então qualquer bom ator que soubesse ser mal apenas com impostações no diálogo caberia aqui, e Bracey se sai bem. Agora o ponto mais falho na atuação, que nem tanto está no ator e sim no roteiro ficou com Byung-hun Lee que no primeiro filme fomos convencidos de que morreu, aparece do nada aqui sem nenhuma explicação e sem dar spoilers acaba fazendo algo do meio para o fim apenas movido por uma conversa que nem a criança mais inocente do mundo acreditaria nela, pois bem ocorre tudo isso, mas o ator não tem culpa e faz suas cenas de luta muito bem coreografada. Enfim, acho que falei até de gente demais aqui no quesito atuação, consideremos que o restante não atrapalhou o andamento para não encher muito o texto.

No quesito visual, como disse tivemos um trabalho muito bem feito de pesquisa, pois os veículos e até o figurino dos personagens está 100% fiel aos bonecos e carrinhos que tive na minha infância. A cena final é o ponto marcante da junção de todos os objetos onde os olhos chegam a brilhar. Tivemos bons cenários de lutas, onde o 3D "funcionou". Explico o motivo de por entre aspas o funcionou do 3D, nas cenas de luta vertical tivemos uma excelente profundidade de campo com os atores saltando das montanhas para todo lado, porém é somente nessa cena que se faz valer o dinheiro pago a mais para a sessão, pois nas demais cenas é uma ou outra profundidade que nem influencia no conteúdo dramático do longa. A fotografia trabalhou bem, principalmente por vermos que muita coisa é digital, o prazo a mais que necessitou para ser lançado é notório que corrigiram muitos erros de iluminação que teria se o filme fosse lançado no meio do ano passado como estava previsto.

Enfim, poderia falar horas sobre "Comandos em Ação", que é a forma que prefiro chamar ao invés de "G.I. Joe", pois como disse, foi algo que convivi praticamente por 14-16 anos de minha vida e até tenho ainda um boneco que sobrou da coleção completa que tinha, mas confesso que tirando a fidelidade visual, a história do primeiro, embora não seja um primor, me agradou mais. Quem sabe um terceiro filme com um diretor e roteiristas melhores, me faça sair do cinema vibrando com o que vi. Recomendo no geral como um bom longa de ação que cumpre o que promete, mostrando pancadaria e ação do começo ao fim, mas tirando isso e o visual nostálgico para quem brincou nos anos 80/90, os demais irão sair da sala reclamando do que assistiu. Fico por aqui hoje, mas essa semana está apenas começando, com muitos filmes que teremos tanto de estreias quanto do Festival Melhores Filmes do Sesc que inicia na Quarta-Feira. Abraços e até amanhã pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...