Corações Sujos

10/02/2012 11:19:00 PM |

Alguns diretores brasileiros vêm optando por fazer filmes em outras línguas ou até mixando português com outras, e o melhor que vêm acertando a mão. "Corações Sujos" é um desse estilo, e acerta praticamente bem no quesito fotografia, atuação e história, mas faltou um pouco de ritmo para a história e ao final já estamos bem cansados do que estamos vendo torcendo para acabar logo.

O filme nos mostra a história do imigrante japonês Takahashi, dono de uma pequena loja de fotografia, casado com Miyuki, uma professora primária, que de um homem comum transforma-se em assassino, enquanto sua mulher luta contra o destino, tentando em vão salvar seu amor em meio ao caos e à violência.

A história é bem bacana e por ser baseada num livro, aparentemente segue o ritmo que o escritor quis passar, porém para o cinema acaba sendo cansativo toda a dramaticidade que o diretor quis empregar, fazendo cenas que ficassem paradas apenas mostrando o sofrimento ou a dor passada pelos personagens em determinadas cenas. Não que isso seja lindo de se ver, funcionaria extremamente bem num teatro ou caso o filme tivesse outros momentos mais rápidos, mas quando é feito em quase toda a totalidade do longa, acaba sendo um exagero.

Com um elenco praticamente completo de japoneses nativos, os atores então dominam o idioma e fazem seus trejeitos completamente fortes como eram os japoneses antigamente. Como disse acima a dramaticidade predomina em vários momentos do longa e isso é todo mérito com certeza dos atores. Destaque claro para o personagem principal Tsuyoshi Ihara que faz boas interpretações durante todo o filme e também para Takako Tokiwa que também detona nas cenas dramáticas. Eduardo Moscovis até tenta fazer um bom papel, mas como seu personagem é tão insignificante para o filme acaba sumindo.

Refazer uma época sempre é complicado, mas a equipe de arte trabalhou direitinho e fez um filme nos eixos com vários elementos cênicos bons, figurinos e cenários bem colocados e tudo isso aliado a uma fotografia bem amarelada e interessante fez com que o filme tivesse vida. Só não consegui entender a quantidade de embaçamentos colocados no filme, que soou ou estarem usando uma câmera ruim e tentaram consertar colocando o efeito ou sei lá o que pode ter acontecido para ter tanto dum efeito que não implica em nada na história.

A trilha sonora poderia ter ajudado a dar ritmo ao filme, mas não preferiram por ela na mesma dramaticidade das atuações e aí ela ajudou sim a dar drama, mas também segurou o sono para o longa.

Enfim, é um filme interessante pela história, que recomendo ver para mostrar como a falta de informação aliada à ideologias pode ser extremamente nocivo, mas vá preparado para um longa sofrido que não tem ritmo então pode ser que canse muito. Fico por aqui nessa semana e aguardemos a próxima. Abraços e até sexta pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...