Netflix - Origens Secretas (Orígenes Secretos) (Secret Origins)

8/29/2020 02:05:00 AM |

Um dos gêneros do cinema que mais tem dado lucro nos últimos anos é o nicho que compreende super-heróis, e claro que mesmo sendo muito mais conhecido nos EUA, o ambiente das HQs é famoso em todo o mundo, e com isso alguns países tem se arriscado em brincar com a ideia de filmes do gênero também, tivemos um nacional bem bacana no ano passado, e eis que agora a Espanha brincou com a formatação para um episódio de origem inusitado, de como criar um super-herói real, em meio a polícia e claro usando todas as referências possíveis no mundo das HQs mais famosas de todas os grupos de heróis. E por incrível que pareça, o longa que tem um estilo bagunçado, ora puxando para algo meio que dramático, ora brincando com a comicidade, o resultado acaba sendo bem gostoso e divertido, ao ponto que quem gostar de longas do estilo de heróis acabará entrando no clima, vendo o tradicional bom estilo espanhol sendo misturado na trama, e até se segurando para uma tradicional cena pós-crédito, usando inclusive atores famosos do país e quem sabe sendo apenas um início de franquia, pois dá para brincar bastante com a ideia criada, bastando alguns pequenos acertos de pontas.

A sinopse nos conta que David, um jovem policial que se mudou recentemente para Madrid, é forçado a colaborar com Jorge Elías - um aberração cativante e dono de uma loja de quadrinhos - a fim de solucionar uma série de assassinatos atrozes que recriam as origens secretas dos super-heróis clássicos. Cada homicídio grotesco é uma peça de um puzzle que tem como pano de fundo as ruas de Madrid, mas cuja imagem completa não conseguem distinguir. O conhecimento enciclopédico de Jorge sobre o mundo dos quadrinhos e a descoberta inesperada do passado sombrio de David serão fundamentais para ajudá-los a resolver o enigma escondido por trás dos crimes horríveis. As pistas os guiarão pela capital espanhola, ao longo de um labirinto desenhado por uma mente criminosa perturbada e a única pessoa que sabe encontrar a saída. Eles serão capazes de desvendar a confusão emaranhada de pistas e vencer o jogo contra o criminoso problemático que tenta manipulá-los? Dizem que, às vezes, é preciso vestir um terno e sair por aí para tornar o mundo um lugar melhor. Talvez este seja um daqueles momentos.

O diretor David Galán Galindo conseguiu entregar algo tão bem feito dentro da proposta que não conseguimos pensar em algo desse estilo que não tinham feito ainda, pois já vimos diversos filmes de heróis, já vimos diversos filmes de zoação em cima de heróis, mas não uma trama que misturasse mistério de assassinato usando como base as origens de heróis de histórias em quadrinhos, ao ponto que ele deu uma base de formação tão boa, usou sacadas de vilões, sacadas de cultura nerd que hoje está tão em moda, e brincou muito com tudo, pois o filme em diversos aspectos traz até o ato alegórico como algo para se relevar, mas que por seguir a linha mais coerente que os espanhóis preferem, vemos alguns atos ousados de dramaticidade, entrega muito mistério debaixo de muita chuva, e principalmente saca a todo momento floreios de abstrações sem sentido, o que é um luxo para a trama. Ou seja, ele conseguiu ir muito além só faltando talvez uma edição mais desenhada como aconteceu no trailer abaixo, pois se em algumas cenas ele travasse e colocasse em formato de animação seria algo lindo e perfeito de ver, mas ainda assim seu resultado foi bem mais positivo do que negativo, mesmo que alguns atos soassem exagerados e falhos, alguns furos aparecessem demais, a computação gráfica em alguns momentos soasse estranha, e tudo o que é comum do gênero, que pode até ser relevado, afinal o filme funciona.

Quanto das atuações, senti uma leve insegurança por parte de Javier Rey em acreditar no seu personagem, pois mesmo David sendo um jovem policial, não entender nada de HQs, e entrar num grupo de policiais bem malucos, ele poderia ter se imposto mais como uma pessoa metódica costuma ser, ao ponto que ficou parecendo que ele não estava bem no papel, mas talvez fosse o que o diretor desejava para o personagem, afinal próximo do fim ele engrena um pouco mais, e faz bem seus atos, porém poderia ter ido bem além, já que já vimos seu potencial em outros filmes de ação policial. Brays Efe caiu como o tradicional nerd com seu Jorge, gordo, viciado em HQs, mas que entende de tudo sobre esse universo, e com dinâmicas mais fechadas acabou dando um bom tom para seu personagem ao menos, mesmo que caricato demais. Verónica Echegui fez uma Norma meio que exagerada, ao ponto que dificilmente veríamos uma delegada desse estilo, mas para a formatação que o longa pedia até que se saiu bem. Antonio Resines trouxe para seu Cosme algo simples de estilo, colocando um ar meio que melancólico de policial aposentado, mas que até funciona para a ideia de doença e tudo mais, mas acabaram colocando ele em algumas situações que pareceu meio forçado, então foi bem ao menos. Ernesto Alterio trouxe um Bruguera bem exagerado de estilo, com uma pegada forte como médico responsável pelas necrópsias, cheio de boas sacadas, e claro que seu final também ajuda a chamar atenção, mas talvez pudesse ter ido além. Quanto aos demais, a maioria fez participações, e acabaram não chamando tanta atenção, mas não foram ruins, e chega a ser até engraçado ver Leonardo Sbaraglia como um nerd idoso.

Visualmente temos um longa que mistura tons bem escuros com roupas e elementos bem coloridos, dando bons contrastes para a trama, e claro, tendo muitos elementos cênicos nas investigações, mostrando que a equipe de arte pode brincar e estudar muito cada quadrinho que é trabalhado no filme, cada dinâmica, e enchendo as cenas com muitos objetos para que o protagonista nerd pudesse dar um show de conhecimento, ou seja, espere ver coisas desde Batman, passando por X-Men, Homem-Aranha, e brincando até com Senhor dos Anéis e Game of Thrones, ou seja, um paraíso para os amantes nerds degustarem. Agora algo que não saiu como poderia foram os efeitos visuais, pois soaram estranhos em todos os atos, desde o começo com fogo, passando por fumaças, gelos, fogo em personagem, ácido, e por aí vai, ficando algo meio que grotesco de ver, e que poderiam ter trabalhado melhor para funcionar mais.

Enfim, é um filme bem interessante, com uma proposta bem trabalhada, que talvez gere mais frutos futuramente, e que principalmente por não ter nenhum filme com essa formatação acabou saindo como algo inédito bem criado, ou seja, ousaram o quanto podiam para chamar atenção, fizeram um gênero levemente diferente dentro do cinema espanhol, e que funcionou divertindo e sendo dinâmico ao menos, então vale a conferida e a recomendação, pois sempre é bom ver algo novo e bacana. E fico por aqui hoje, voltando amanhã com mais textos, então abraços e até logo mais.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...