Batman: A Piada Mortal (Batman: The Killing Joke)

7/26/2016 12:08:00 AM |

As animações para adultos raramente costumam ganhar os cinemas, mas esse ano parece que o pessoal está disposto a ganhar dinheiro com os marmanjos que colecionam HQs lançando colecionáveis em lanches, roupas de cama temáticas e tudo mais que possam lucrar, e claro que um filme que iria diretamente para home-vídeo contendo uma das mais vendidas histórias em HQ não iriam deixar passar em branco, e com apenas uma semana de vendas, todas as sessões de "Batman - A Piada Mortal" já estavam lotadas e precisaram abrir mais salas para que os fãs vissem a tão famosa história nos cinemas. Claro que mesmo sendo bem curto, apenas 73 minutos, a animação não entrega muita coisa e deixa subentendido muitas situações, mas ainda assim é algo bem interessante de ver, por "humanizar" a formação do Coringa, ainda que continue um maluco completo, e sem desculpas o que acaba fazendo nas cenas seguintes ainda deixará muitos nervosos (e se isso fosse feito em live-action acredito que muitos ficariam extremamente revoltados). Ou seja, basicamente é um filme do Coringa que até mostra algumas boas situações, mas funciona muito mais para os fãs que acompanham sedentos as HQs do que para quem for apenas curtir mais um filme do Batman, pois ou você conhece tudo o que está sendo mostrado, ou vai sair sem saber o que viu na tela, e isso não é legal em filme algum.

A animação nos mostra que Gotham City está mais uma vez em perigo. O louco Palhaço Príncipe do Crime, o Coringa acabou fugindo do Asilo Arkham, que aloja os criminalmente insanos. Coringa está fora de controle e planeja um ataque ao Comissário Gordon e sua filha, Barbara, e só seu rival, Batman, é capaz de enfrentá-lo.

De certo modo, volto a frisar que é um filme feito para quem leu a HQ, mas se tenho de pontuar pontos positivos para mim e para quem assistir sem conhecer praticamente nada da história, senão apenas detonaria o filme vamos lá. A forma que a história do Coringa foi contada através de flashbacks foi algo muito incrível de ver, e certamente dará um ótimo mote para o longa que pretendem lançar somente dele em breve, pois dá noções melhores de onde pode ter surgido seus primeiros distúrbios psicológicos. Em sequência vemos também os meios sádicos e completamente malucos que alguém perturbado, no caso o Coringa, acabou fazendo com Batgirl e Gordon. Também é interessante pontuar Batgirl, ou melhor Bárbara como uma mulher de atitude e que certamente mostra que se você quer deixar uma mulher muito nervosa, a contrarie. E por fim, quase que meio positivo, meio negativo, a história de Paris acabou ficando vaga demais na sua conclusão, e mesmo que tenha sido feita de uma maneira bem interessante, acabou sem um desfecho mais conclusivo.

No conceito de animação, posso falar que o desenho ficou bem  bacana de ver, pois não quiseram dar formatos e texturas mais precisas, trabalhando realmente a arte da computação como feito nas HQs, então ao manter o clima sombrio que a trama possui, junto de desenhos mais dramatizados, o filme acabou ganhando um contexto bem fechado e arquitetado para o que foi projetado, portanto não espere ver um filme aonde os personagens pareçam atores, pois não é essa a intenção, e quem for comprar o filme (afinal só tiveram as sessões hoje, e a partir de amanhã já pode ser alugado online ou comprado nas lojas) não espere ver algo bonitinho, cheio de detalhes e afins, pois o filme até possui arquétipos e elementos cênicos bem presentes, mas nada que de o tom tradicional que o público de animações esteja acostumado.

Ou seja, temos uma animação curta que tentou ser um longa, e que acabou decepcionando um pouco por criar expectativa demais em quem não leu e esperava um filmaço do Batman, ou quem leu e imaginava ver muito mais do que possui na HQ, e sendo assim o resultado foi bacana, mas morno demais. Portanto até recomendo o filme, pois está longe de ser algo ruim, mas vale mais pelos pontos positivos que citei acima, do que por uma história completa. Fico por aqui hoje, mas volto amanhã com mais um longa do Festival Suíço, então abraços e até breve galera.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...